Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Barcelos entra no Programa AmpliAR e reforça potencial turístico e econômico do Amazonas

Publicado em

O município de Barcelos (AM), conhecido como a capital da pesca esportiva e o maior em extensão territorial do Amazonas, com 122 476 km², foi incluído na primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para aumentar a conectividade aérea e impulsionar o desenvolvimento regional em todo o país.

Por meio do AmpliAR, concessionárias privadas poderão assumir a gestão de aeroportos regionais deficitários em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou ampliação dos prazos de concessão. A proposta busca garantir infraestrutura moderna, operação estável e viabilizar novas rotas regionais, aproximando o Brasil de suas riquezas naturais e culturais.

Localizada a cerca de 400 quilômetros de Manaus, Barcelos tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. A cidade atrai visitantes do Brasil e do exterior, especialmente durante a temporada de pesca esportiva, que ocorre entre setembro e março, e movimenta pousadas, restaurantes, serviços de transporte e o comércio local.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, investir na conectividade aérea da região Norte é essencial para promover o desenvolvimento equilibrado do país. “Garantir que cidades amazônicas como Barcelos estejam conectadas ao restante do Brasil é investir em oportunidades, inclusão e desenvolvimento sustentável. A aviação regional tem um papel fundamental na integração nacional e na geração de emprego e renda, especialmente em regiões de difícil acesso”, destacou o ministro.

Leia Também:  Silveira recebe Arnaldo Jardim e avança na governança dos minerais críticos e estratégicos

Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), durante a temporada de pesca esportiva, mesmo com as limitações de transporte já que o trajeto fluvial pode durar até 30 horas , a população local praticamente dobra com a chegada de turistas e pescadores. O aumento na demanda por hospedagem, alimentação e transporte impulsiona a economia e reforça a importância de melhorar o acesso à cidade.

Advertisement

Com o Programa AmpliAR, o aeroporto de Barcelos deverá contar com mais estrutura e condições para expandir o número de voos. A viagem até Manaus, que leva cerca de 1h30 por via aérea, reduzirá o tempo de deslocamento e ampliará as oportunidades para o turismo, os negócios e a geração de renda na região.

Para o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, o AmpliAR vai otimizar o uso da infraestrutura existente e fortalecer a malha aérea regional.
“O programa foi pensado para melhorar a conectividade entre cidades médias e pequenas e os grandes centros. No caso de Barcelos, trata-se de um aeroporto estratégico, que pode potencializar o turismo e impulsionar atividades econômicas importantes para o Amazonas, como a pesca esportiva e o ecoturismo”, explicou Longo.

Além da pesca esportiva, Barcelos encanta por seu conjunto de arquipélagos, rios e praias de água doce, que oferecem experiências únicas de ecoturismo e contato direto com a natureza amazônica.

Leia Também:  CMN aprova regras para uso do FNAC pelas aéreas

Entre os destaques culturais, o Festival de Peixe Ornamental é um dos maiores eventos do município. Realizado entre os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro, no Centro Cultural Esportivo Mariuá, conhecido como “Piabódromo”, o festival celebra a tradição local com uma disputa simbólica entre dois peixes ornamentais emblemáticos: o Acará-disco, de cores preta e amarela, e o Cardinal, de tons vermelho e azul. A programação mistura dança, música e alegorias, exaltando a figura do piabeiro, profissional responsável pela coleta dos peixes ornamentais nos rios da região.

Com a chegada do AmpliAR, Barcelos dá um novo passo rumo ao fortalecimento do turismo sustentável, à integração regional e à geração de emprego e renda, consolidando-se como um dos destinos mais promissores da Amazônia.

Advertisement

A sessão pública de abertura das propostas para a gestão dos aeroportos previstos na primeira etapa do programa está marcada para o dia 27 de novembro, a partir das 10h, na B3, em São Paulo.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Comitê do Navegue Simples apresenta cronograma de reuniões para 2026

Published

on

Durante a 7ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Navegue Simples, realizada nesta sexta-feira (31) no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), foi aprovado o calendário do colegiado ao longo de 2026. Serão cinco encontros, nos meses de fevereiro, abril, junho e agosto, que antecederão o balanço da 2ª jornada do programa marcada para setembro.

Na oportunidade, foi apresentada a proposta de criação de um grupo de trabalho (GT) voltado à prospecção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios no ambiente portuário. A constituição do GT será submetida à análise da Secretaria Nacional de Portos. O objetivo do grupo é estudar a criação de políticas públicas e de marcos legais que tenham potencial impacto na economia portuária.

Para o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, o novo grupo de trabalho que, se aprovado, poderá a vir se somar aos outros cinco existentes, pode estimular novos negócios e contribuir com a melhoria da gestão portuária. “Vamos estudar tendências tecnológicas, marcos legais e políticas públicas em modelos não convencionais de exploração de ativos portuários públicos visando, por exemplo, novos usos de áreas operacionais e não operacionais, áreas de expansão portuária, vias de circulação interna e externa, canal de navegação, patrimônio histórico-cultural, mobilidade urbana, saneamento, inclusão digital, mercado de crédito de carbono, entre outros”, afirma.

Leia Também:  Setor mineral ganha destaque na transição energética global durante a EXPOSIBRAM 2025

Além do Mpor, o comitê é formado por representantes dos ministérios de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Casa Civil. Também fazem parte o Ibama e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Reduzir burocracias
O Navegue Simples é um programa do Ministério de Portos e Aeroportos que busca modernizar e simplificar os processos de navegação portuária no Brasil. É a principal medida institucional do MPor no Novo PAC e faz parte de um amplo esforço para reduzir a burocracia, melhorar a eficiência operacional e fortalecer a integração digital no setor marítimo.

Advertisement

Uma das metas do Navegue Simples é reduzir a burocracia nos processos de navegação, eliminando etapas desnecessárias e garantindo que a tramitação documental ocorra de forma mais eficiente. Além disso, o programa promove a digitalização e integração dos sistemas portuários, permitindo que informações sejam compartilhadas de maneira centralizada entre diferentes órgãos e operadores do setor.

Essa modernização contribui para aumentar a transparência e a eficiência nas operações, facilitando o planejamento logístico e reduzindo o tempo de espera nas transações portuárias.

Leia Também:  Edital para ampliar rede de atendimento à população em situação de rua é prorrogado até dia 2 de novembro

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA