Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MME reforça inclusão energética e sustentabilidade com sistemas solares em Surucucu (RR)

Publicado em

Luz, tecnologia e dignidade: a chegada da energia solar segue transformando a realidade nas regiões remotas da Amazônia. Em outubro de 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do programa Luz para Todos (LPT), entregou três sistemas fotovoltaicos no Centro de Referência em Saúde Indígena de Surucucu, no município de Alto Alegre, em Roraima (RR). A iniciativa garante energia limpa e contínua a uma unidade que atende 46 aldeias Yanomami, beneficiando cerca de 2,7 mil pessoas no coração da floresta amazônica.

“Levar energia a quem mais precisa é iluminar vidas e criar oportunidades. Cada sistema instalado representa um passo concreto rumo a um Brasil mais justo e sustentável. Na Amazônia, essa luz significa saúde, cidadania e dignidade para as comunidades atendidas. Esse é um compromisso do Ministério de Minas e Energia com a inclusão energética, com o uso de fontes renováveis e com o desenvolvimento que respeita as pessoas e o meio ambiente”, afirmou o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho.

A ação integra os programas Luz para Todos e Luz do Povo, que têm levado energia elétrica a milhares de famílias brasileiras. Em Roraima, os resultados já são expressivos, o Luz do Povo beneficia 45,7 mil unidades consumidoras, representando 23% das residências no estado. Já o Luz para Todos, desde o início do programa, beneficiou mais de 100 mil pessoas, com R$ 332 milhões em investimentos.

Leia Também:  Barcelos entra no Programa AmpliAR e reforça potencial turístico e econômico do Amazonas

Essas iniciativas reforçam o compromisso do MME na promoção da inclusão energética, da transição para o uso de fontes renováveis e da integração social de comunidades que, por muito tempo, estiveram à margem do acesso à energia, um direito fundamental que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento sustentável.

Para o atendimento de forma plena ao centro de referência da Secretaria de Saúde Indígena, há previsão, ainda em 2025, de construção de uma usina solar pelo Programa Luz para Todos com capacidade de gerar 12.744 kWh. O empreendimento tem investimento avaliado em R$ 31 milhões, assegurando o funcionamento de serviços essenciais de saúde e melhorando a qualidade de vida das comunidades indígenas atendidas.

Advertisement

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Lula e Silveira defendem desenvolvimento mineral sustentável e soberania do Brasil em reunião global no Itamaraty

Published

on

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira (30/10), no Palácio do Itamaraty, da reunião da Comissão Global de Investidores Mining 2030, iniciativa que reúne representantes de fundos internacionais, empresas e governos em torno de práticas responsáveis e sustentáveis para o setor mineral. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A comissão, presidida por Adam C.T. Matthews, do Fundo de Pensão da Igreja Anglicana, representa mais de 85 instituições financeiras globais e propõe novos mecanismos de governança e investimento responsável no setor mineral.

Durante a reunião, Silveira destacou que o Brasil é uma potência mineral comprometida com as melhores práticas de sustentabilidade, ressaltando que o país já possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e uma matriz energética limpa e renovável. Ele lembrou ainda que o Governo Federal instituiu o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que reúne 18 ministros de Estado e consolida uma nova governança para o setor.

Leia Também:  Barcelos entra no Programa AmpliAR e reforça potencial turístico e econômico do Amazonas

“Conduzimos nossa política mineral garantindo que a riqueza do subsolo se traduza em desenvolvimento para toda a sociedade. Nosso objetivo é destravar projetos de mineração responsáveis e promover competitividade, agregando valor à produção nacional com base em responsabilidade social e ambiental”, afirmou Alexandre Silveira.

Silveira também destacou que o Brasil está estruturando o Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos, destinado a assegurar soberania e interesse nacional na produção desses recursos e a orientar parcerias internacionais estratégicas. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, que o governo desenvolve em parceria com o Congresso Nacional.

Advertisement

A reunião da Comissão Mining 2030 reflete o crescente interesse global por minerais essenciais à transição energética, como cobre, lítio, níquel, manganês e grafita. Nessa área, o Brasil tem protagonizado com reservas estratégicas e compromisso com a sustentabilidade.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia Também:  Edital "CAIS - Autonomia e Inclusão" seleciona até 20 parcerias com Organizações da Sociedade Civil para fortalecer políticas sobre drogas

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA