Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Câmara aprova projeto que torna permanente a campanha “Homem de Verdade Protege Mulheres

Publicado em

Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil 
Foi aprovado em sessão ordinária desta quinta-feira (30), com 21 votos, o Projeto de Lei 22565/2025 de autoria da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que institui a campanha permanente “Homem de Verdade Protege Mulheres”, uma iniciativa que busca envolver e conscientizar homens de todas as idades sobre a importância de combater a violência contra as mulheres.
A proposta integra as ações do Protocolo “Cuiabá Protege Mulheres”, já em prática na capital, integrando o movimento contínuo de educação, empatia e responsabilidade social masculina, com foco na transformação de comportamentos e valores desde a infância.
Paula agradeceu os parlamentar pelo apoio na defesa e garantia dos direitos das mulheres na sociedade, e destacou que a proposta visa fortalecer o protagonismo masculino na desconstrução da cultura machista.
“Reconhecer o papel ativo dos homens na construção de uma sociedade justa e segura é essencial. A superação da violência exige mais do que punições? é preciso educar, mobilizar e envolver os homens como agentes da mudança. Vamos para ruas, estabelecimentos, escolas, em todos os lugares possíveis, levando a mensagem de respeito e proteção a nós mulheres, combatendo toda e qualquer tipo de violência seja quem quer que seja”, afirmou, a vereadora. 
Entre os objetivos da campanha, estão a promoção de uma cultura de não violência, o estímulo ao respeito e à equidade de gênero, e o reconhecimento público de homens e instituições que atuem de forma ativa na defesa das mulheres. O texto também prevê a criação de uma rede cidadã de proteção e apoio à vida das mulheres em toda a capital.
Além disso, o projeto autoriza o Executivo Municipal a instituir, anualmente, a Semana Municipal “Homem de Verdade Protege Mulheres”, preferencialmente no mês de agosto, em referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A adesão à iniciativa será voluntária e aberta a qualquer cidadão ou entidade, com cadastro simplificado junto à Prefeitura de Cuiabá. As ações poderão ser realizadas em parceria com escolas, universidades, empresas, coletivos culturais, entidades religiosas e organizações da sociedade civil, podendo ainda contar com apoio técnico e financeiro de organismos nacionais e internacionais.
Importante destacar que, atualmente, somente em Mato Grosso, conforme dados do Observatório Caliandra, do Ministério Público de MT (MPMT), até o dia 17 deste mês, o Estado soma 45 mulheres vítimas de feminicídio neste ano.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Maysa Leão homenageia servidores do CMEI Professora Marília Inês Pedrollo em Sessão Solene na Câmara de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Legislativo cuiabano implanta ecoponto e estimula a coleta seletiva

Published

on

Camile Souza | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
A Câmara Municipal de Cuiabá inaugurou, nesta quarta-feira (29), o primeiro ecoponto piloto do projeto ReciclaMT, uma iniciativa inovadora que une tecnologia, sustentabilidade e inclusão social. A ação marca um passo importante rumo a uma Cuiabá mais limpa, consciente e ambientalmente responsável.
O projeto ReciclaMT foi abraçado pela presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), que destacou a importância da iniciativa para o futuro da capital mato-grossense.
“Esse é um projeto de impacto, que representa o início de uma nova cultura em nossa cidade. Estamos dando o pontapé para uma Cuiabá mais inteligente, sustentável e responsável com o meio ambiente”, afirmou Paula Calil.
O ecoponto piloto, instalado nas imediações da sede do Legislativo Cuiabano, funcionará como espaço de recebimento de materiais recicláveis, como metal, plástico, vidro e lixo eletrônico. O local servirá como laboratório de boas práticas ambientais, permitindo o aperfeiçoamento do modelo para expansão a outros pontos da cidade.
De acordo com o idealizador do projeto, Thiago Itacaramby, o espaço será um exemplo de parceria entre poder público, sociedade e instituições de fomento:
“A Câmara foi uma parceira fundamental para viabilizar esse projeto piloto na região central. Aqui, as pessoas poderão destinar corretamente seus resíduos e contribuir para um futuro mais sustentável”, destacou.
A vereadora e bióloga Dra. Mara, conhecida por sua atuação em defesa do meio ambiente, celebrou o lançamento como um marco para a capital:
“Hoje é um dia histórico para Cuiabá. Quando vemos atitudes como essa, percebemos que estamos cuidando não apenas do meio ambiente, mas também das futuras gerações. Agradeço à presidente Paula Calil por ter essa sensibilidade e compromisso com a sustentabilidade.”
O projeto conta ainda com o apoio da Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam), presidida por Fátima de Almeida, que reforçou o chamado à consciência ambiental:
“Nosso planeta está pedindo socorro. É hora da sociedade entender que cada um é responsável pelo resíduo que produz. Essa iniciativa é um passo essencial nessa mudança de mentalidade”, afirmou.
Entre os parceiros estratégicos do ReciclaMT estão a Câmara Municipal de Cuiabá, que sedia o primeiro ecoponto piloto; a Coorepam, responsável pela coleta e manejo dos materiais; e instituições de fomento à pesquisa e inovação como a Finep, a Fapemat e o Governo de Mato Grosso, que contribuíram para o desenvolvimento do projeto.
Uma oficina aberta ao público será realizada no Plenarinho da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (3), e vai explicar o que é um ecoponto, como ele ajuda a cuidar da cidade e do meio ambiente e por que a separação correta dos resíduos faz tanta diferença para todos que vivem em Cuiabá.
Durante o encontro, os participantes vão conhecer quais materiais podem ser descartados como papel e papelão, plástico, vidro, metal, óleo de cozinha usado, restos de poda e pequenos volumes de entulho e o destino correto de cada um deles. A atividade também mostrará como o ecoponto contribui para reduzir o lixo nas ruas, evitar enchentes e gerar renda para recicladores, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade compartilhada dentro e fora do Poder Legislativo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  CPI das Fraudes Fiscais realiza última oitiva e prepara apresentação de relatório final

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA