Pesquisar
Close this search box.

Diamantino MT

Prefeitura de Diamantino implanta novo serviço oftalmológico na rede municipal de saúde

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (19.06) um encontro de alinhamento com a equipe de Atenção Primária à Saúde para apresentação do novo serviço de retinografia digital que passará a ser ofertado na rede municipal.

O encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre o funcionamento do serviço, os critérios de encaminhamento dos pacientes e o fluxo de atendimento que será adotado a partir do início dos exames, previsto para o mês de julho. A retinografia digital é um exame que permite a captura de imagens do fundo do olho, auxiliando na identificação precoce de alterações na retina causadas por diversas doenças.

Nesta primeira etapa, o serviço será destinado prioritariamente aos pacientes com diagnóstico de diabetes, público que apresenta maior risco para o desenvolvimento da retinopatia diabética, uma das principais causas de perda da visão evitável. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Diamantino possui atualmente 1.097 pacientes diagnosticados com diabetes cadastrados na rede municipal.

Leia Também:  Alunos da rede municipal são premiados no Projeto MPT na Escola 2026

A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, ressaltou os benefícios que o novo serviço trará para o acompanhamento dos pacientes da rede municipal.

“Com a retinografia digital, será possível ampliar a capacidade diagnóstica da rede municipal, identificar precocemente alterações na retina e estabelecer fluxos mais ágeis para avaliação especializada quando necessário.”

Advertisement

Ela completou: “É uma estratégia que contribui para a prevenção da cegueira evitável e qualifica o cuidado oferecido aos pacientes com doenças crônicas.”

Os exames serão realizados mediante encaminhamento das unidades de saúde. Após a realização da retinografia, as imagens serão encaminhadas por meio da plataforma “Saúde Digital MT” para análise de especialistas. Os laudos serão disponibilizados em até 20 dias.

O município possui dois aparelhos de retinografia digital, disponibilizados por meio de parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e o Ministério da Saúde, sendo um destinado ao Centro Integrado de Saúde (CIS), responsável pelos atendimentos da área urbana, e outro aos pacientes das comunidades rurais, contemplando localidades como Caeté, Bojuí e Deciolândia.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino abre inscrições para o XX Festival de Férias com R$ 15 mil em premiações

A médica responsável pelos exames, Dra. Jéssica Castanhel explicou o funcionamento da retinografia digital.

“A retinografia digital é um exame rápido, indolor e que não exige dilatação da pupila. As imagens capturadas serão encaminhadas para especialistas por meio da plataforma Saúde Digital MT, permitindo a emissão de laudos e o acompanhamento dos casos que necessitarem de avaliação oftalmológica.”

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Diamantino MT

Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino

Published

on

O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.

Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.

Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.

O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.

“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”

Advertisement

Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino realiza terceira entrega de maquinários e equipamentos para cooperativas e associações do município

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA