Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Estudantes da rede municipal aprendem princípios do cooperativismo com as cooperativas escolares em Lucas

Publicado em

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Fundação Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas municipais o Programa das Cooperativas Escolares. A iniciativa possibilita que mais de 160 estudantes aprendam os princípios do cooperativismo e desenvolvam competências como empreendedorismo, inclusão social, educação financeira e liderança.

A partir do programa os alunos de uma unidade de ensino podem se unir, voluntariamente, no contraturno, para constituir uma Cooperativa Escolar. Essa nada mais é que uma associação de estudantes, mediada por um professor orientador, que desenvolve atividades educativas, sociais e culturais.

“A cooperativa escolar é um espaço democrático, que valoriza o protagonismo juvenil e promove o desenvolvimento de lideranças. É um programa muito importante para as unidades escolares, pois engaja os estudantes dos anos finais. A cada ano são realizadas as AGOs, nas quais a sociedade pode evidenciar o crescimento desses estudantes, o desenvolvimento do protagonismo e da liderança em cada um deles”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Atualmente, a rede municipal conta com cinco cooperativas escolares: CeciCoop, da Escola Municipal Cecília Meireles; CooperEça, da Eça de Queirós; CooperLino, da Fredolino Vieira Barros; Coração Valente, da São Cristóvão e OlavoCoop, da Olavo Bilac.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia criação da Associação Amigos do Museu

(Foto: Sicredi/Orlando Albuquerque)

Advertisement

Dentre as atividades desenvolvidas estão projetos sociais, como a Campanha do Agasalho, palestras de conscientização e trilhas de aprendizagem. Além disso, os alunos exercitam o espírito empreendedor por meio de ações como o “Correio da Alegria” e a venda de docinhos nas festas juninas, entre outras iniciativas. Os recursos arrecadados são revertidos em benefício dos estudantes associados.

“O impacto do Programa na vida dos estudantes é enorme. Isso fica evidente pelo protagonismo que eles exercem na escola e, principalmente, pelas mudanças pessoais que vivenciam. O Programa faz com que o estudante acredite em si mesmo e perceba que é capaz de ir além. Eles passam a encarar as atividades de outra forma, acreditando no próprio potencial para realizar todas as atividades propostas”, ressaltou o professor orientador da CeciCoop, Danilo dos Santos.

(Foto: Sicredi/Orlando Albuquerque)

A aluna Larissa Amorim Bispo, de 11 anos, disse que se sente feliz e honrada por participar e ser presidente da CeciCoop. “Na cooperativa, exercemos ao máximo o protagonismo juvenil e o interesse pela comunidade, além de desenvolvermos habilidades de comunicação que levaremos para toda a vida. Eu me sinto muito feliz e honrada por fazer parte da cooperativa.”

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Entre os dias 20 e 27 de outubro, os associados das cooperativas escolares se reuniram nas Assembleias Gerais Ordinárias, realizadas na Sede da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, para apresentar as ações realizadas ao longo do ano, além de eleger o próximo Conselho de Administração, que fará a gestão da cooperativa no próximo ano.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:

Lucas do Rio Verde

Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reuniu, nesta sexta-feira (31), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica para apresentar resultados das ações realizadas até o mês de agosto e discutir novas estratégias de prevenção e proteção às mulheres. O encontro ocorreu em um momento de forte comoção, após o registro de mais um caso de feminicídio no município, ocorrido na última quarta-feira (29).

Participaram representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, do Comitê Mulher Sicredi, da Escola Técnica Estadual (CETT), além de entidades como a Associação de Mulheres em Busca de Cidadania e demais lideranças comunitárias e civis engajadas na causa.

Durante o encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reiterou que o Município tem investido em políticas públicas voltadas à prevenção e acolhimento das vítimas. Ela lembrou a criação do Núcleo de Atendimento às Mulheres, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com a Guarda Municipal e demais forças de segurança. “A Prefeitura está 24 horas pensando em políticas que façam a diferença. É um processo contínuo, que exige tempo e engajamento de toda a sociedade. Com a união de esforços conseguiremos reduzir esse problema tão grave que é a violência no nosso país”, afirmou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

A secretária também destacou a importância da denúncia e do uso dos mecanismos de proteção disponíveis. “As mulheres precisam buscar ajuda e utilizar os instrumentos que temos, como a medida protetiva e o botão do pânico, que já ajudaram a salvar vidas em nosso município”, reforçou.

Advertisement

Além disso, Janice enfatizou que a independência financeira é um passo essencial para romper ciclos de violência. “No CRAM estamos oferecendo cursos profissionalizantes e pensando em novas qualificações para que as mulheres possam cuidar de suas vidas sem depender de seus agressores. Queremos que homens e mulheres andem juntos, mas com respeito e autonomia”, completou.

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

A coordenadora de Desenvolvimento Social da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, destacou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo, dentro das escolas. “Temos o programa Mulheres Mil para fortalecer as mulheres, mas entendemos que é muito importante trabalhar os jovens, principalmente os meninos, para que se tornem homens que respeitam as mulheres. Estamos levando essa discussão para dentro das disciplinas e ampliando os cursos em todas as escolas de ensino médio”, explicou.

Representando o Legislativo, a vereadora Débora Carneiro, presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou a necessidade de atuação conjunta. “Precisamos sair do comum e atuar com mais força nessa questão. Lucas do Rio Verde vive um momento triste, mas também de aprendizado. Não é cada um trabalhando na sua caixa, é todo mundo junto. É assim que se faz segurança pública”, ressaltou.

O setor privado também marcou presença. A arquiteta Michele Dresch, representante do Comitê Mulher Sicredi, destacou o papel do cooperativismo no empoderamento feminino. “O Sicredi disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para capacitar mulheres. Nosso objetivo é torná-las protagonistas e líderes dentro das comunidades. Participar dessas ações é uma forma de levar fortalecimento e conhecimento para mais pessoas”, afirmou.

Leia Também:  Publicado resultado preliminar das inscrições para a praça de alimentação do Natal da Esperança 2025

Durante o encontro, a equipe da rede apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. E apresentou as próximas ações que serão realizadas, entre elas estão a cartilha “Rompendo o Silêncio”, o bazar beneficente, a palestra “Empreendedorismo Digital e Autoestima” com Maysa Leão, além de novas parcerias, incluindo capacitações com motoristas de aplicativo e o projeto “Salão da Lena”, que promoverá diálogos com homens sobre prevenção à violência doméstica.

Advertisement

O encontro foi encerrado com o compromisso das instituições de manter a Rede de Enfrentamento ativa e integrada, reforçando o engajamento coletivo em defesa da vida e dos direitos das mulheres em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA