Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Saeb: mais de 1.700 alunos da rede municipal participam da prova que avalia a qualidade da Educação Básica

Publicado em

Cerca de 1.770 alunos, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, de treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde, participam da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro. A prova é um importante instrumento para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e a qualidade da educação básica do município, influenciando diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Iniciamos, nesta semana, as avaliações do Saeb. Essa é uma das avaliações mais esperadas pelas unidades escolares, pois é por meio dela que os alunos demonstram o conhecimento adquirido ao longo de cada ciclo. Quero aproveitar para agradecer a todos os nossos profissionais da Educação, que se empenharam em desenvolver um trabalho diferenciado, oferecendo as melhores condições para que os estudantes realizem a prova da melhor forma possível. Estamos otimistas em elevar o nosso índice do Ideb, que já é um dos segundos melhores de Mato Grosso”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Ao longo de todo o ano, os alunos foram preparados para o momento das avaliações externas, incluindo o Saeb, por meio do projeto municipal Ação Ideb, promovido pela Secretaria de Educação. Este consistiu na aplicação de quatro simulados de Língua Portuguesa e Matemática, que permitiu a análise do desempenho dos estudantes e a definição de estratégias pedagógicas para o aprimoramento das aprendizagens.

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Também foram realizados, de forma inédita, dois aulões, nomeados como “Ação Ideb 2025 – Calculando a Gramática”, com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que buscou revisar os conteúdos das disciplinas com uma abordagem dinâmica e motivar os estudantes.

Advertisement

“Durante o ano, realizamos diversas ações para preparar nossos alunos para o Saeb: simulados para familiarizá-los com a prova, aulas de reforço para revisar conteúdos e vídeos motivacionais nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Também conversamos em sala sobre a importância da avaliação. Nosso foco foi unir preparação e incentivo, para que cada aluno se sentisse confiante no dia da prova”, relatou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Joice M. Munhak, Janaína Franceschi.

Yasmin Silva é aluna do 5º ano da Escola Joice e diz estar confiante para a avaliação. “Eu estou muito empolgada para a prova do Saeb. A gente vem treinando o ano inteiro e, hoje, estou bem preparada para fazer a avaliação”.

A gestão municipal demonstra otimismo em relação aos resultados do Saeb e acredita no potencial dos estudantes da rede. O desempenho dos alunos reflete o comprometimento dos profissionais de educação que trabalharam com dedicação e planejamento ao longo do ano.

Leia Também:  Estudantes da rede municipal aprendem princípios do cooperativismo com as cooperativas escolares em Lucas

Cronograma da aplicação do Saeb na rede municipal:

28/10 – Escola Municipal Olavo Bilac e Luiz Carlos Ceconello
03/11 – Escola Municipal Cora Coralina, Prof° Marcelino E. Dutra, Profª Joice M. Munhak e São Cristóvão
04/11 – Escola Municipal Caminho Para o Futuro e Érico Veríssimo
05/11 – Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós e Menino Deus
06/11 – Escola Municipal Cecília Meireles e Vinícius de Moraes

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:

Lucas do Rio Verde

Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reuniu, nesta sexta-feira (31), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica para apresentar resultados das ações realizadas até o mês de agosto e discutir novas estratégias de prevenção e proteção às mulheres. O encontro ocorreu em um momento de forte comoção, após o registro de mais um caso de feminicídio no município, ocorrido na última quarta-feira (29).

Participaram representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, do Comitê Mulher Sicredi, da Escola Técnica Estadual (CETT), além de entidades como a Associação de Mulheres em Busca de Cidadania e demais lideranças comunitárias e civis engajadas na causa.

Durante o encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reiterou que o Município tem investido em políticas públicas voltadas à prevenção e acolhimento das vítimas. Ela lembrou a criação do Núcleo de Atendimento às Mulheres, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com a Guarda Municipal e demais forças de segurança. “A Prefeitura está 24 horas pensando em políticas que façam a diferença. É um processo contínuo, que exige tempo e engajamento de toda a sociedade. Com a união de esforços conseguiremos reduzir esse problema tão grave que é a violência no nosso país”, afirmou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

A secretária também destacou a importância da denúncia e do uso dos mecanismos de proteção disponíveis. “As mulheres precisam buscar ajuda e utilizar os instrumentos que temos, como a medida protetiva e o botão do pânico, que já ajudaram a salvar vidas em nosso município”, reforçou.

Advertisement

Além disso, Janice enfatizou que a independência financeira é um passo essencial para romper ciclos de violência. “No CRAM estamos oferecendo cursos profissionalizantes e pensando em novas qualificações para que as mulheres possam cuidar de suas vidas sem depender de seus agressores. Queremos que homens e mulheres andem juntos, mas com respeito e autonomia”, completou.

Leia Também:  Cultura apresenta o espetáculo "A Bruxinha que Era Boa" nos dias 4 e 5 de novembro

A coordenadora de Desenvolvimento Social da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, destacou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo, dentro das escolas. “Temos o programa Mulheres Mil para fortalecer as mulheres, mas entendemos que é muito importante trabalhar os jovens, principalmente os meninos, para que se tornem homens que respeitam as mulheres. Estamos levando essa discussão para dentro das disciplinas e ampliando os cursos em todas as escolas de ensino médio”, explicou.

Representando o Legislativo, a vereadora Débora Carneiro, presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou a necessidade de atuação conjunta. “Precisamos sair do comum e atuar com mais força nessa questão. Lucas do Rio Verde vive um momento triste, mas também de aprendizado. Não é cada um trabalhando na sua caixa, é todo mundo junto. É assim que se faz segurança pública”, ressaltou.

O setor privado também marcou presença. A arquiteta Michele Dresch, representante do Comitê Mulher Sicredi, destacou o papel do cooperativismo no empoderamento feminino. “O Sicredi disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para capacitar mulheres. Nosso objetivo é torná-las protagonistas e líderes dentro das comunidades. Participar dessas ações é uma forma de levar fortalecimento e conhecimento para mais pessoas”, afirmou.

Leia Também:  Referência: Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde serve de modelo para estruturação da GCM de Sinop

Durante o encontro, a equipe da rede apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. E apresentou as próximas ações que serão realizadas, entre elas estão a cartilha “Rompendo o Silêncio”, o bazar beneficente, a palestra “Empreendedorismo Digital e Autoestima” com Maysa Leão, além de novas parcerias, incluindo capacitações com motoristas de aplicativo e o projeto “Salão da Lena”, que promoverá diálogos com homens sobre prevenção à violência doméstica.

Advertisement

O encontro foi encerrado com o compromisso das instituições de manter a Rede de Enfrentamento ativa e integrada, reforçando o engajamento coletivo em defesa da vida e dos direitos das mulheres em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA