Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

MPT recomenda afastamento de chefe da Politec por assédio

Publicado em

O Ministério Público do Trabalho (MPT)emitiu uma nota recomendatória no dia 03/06 para que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso/MT afastasse cautelarmente o Gerente Regional da unidade de POLITEC de Nova Mutum R. L. do E. S., por assédio a várias testemunhas ouvidas em investigação Preliminar.

Assédio no ambiente de trabalho-imagem ilustrativa

Segundo a recomendação do MPT os fatos foram narrados por várias testemunhas e o afastamento tem o …intuito de que cessem as práticas de assédio moral perpetradas pelo servidor.

Além do afastamento do servidor, o MPT recomendou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso/MT : ELABORAR, ou, se já existente, APRIMORAR e/ou CONCRETIZAR norma interna com estabelecimento dos deveres de conduta e urbanidade a serem observados por todos dentro do ambiente de trabalho,
visando à construção de um ambiente saudável e de respeito à honra, à reputação, à liberdade, à dignidade e integridade física, intelectual e moral dos servidores, com determinações claras a diretores, chefes e superiores hierárquicos, esclarecendo ainda sobre o canal de comunicação para orientar, receber e investigar denúncias de irregularidades no ambiente de trabalho, inclusive assédio sexual e moral. Prazo: 45 (quarenta e cinco) dias.

Advertisement

E ainda REALIZAR ações de orientação e de sensibilização de todos os servidores, especialmente diretores, gerentes e ocupantes de cargos de chefia, na unidade de Nova Mutum, sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à  igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho, em formatos acessíveis, apropriados e que apresentem máxima efetividade de tais ações. Prazo: 45 (quarenta e cinco) dias.

Casos anteriores

Leia Também:  Investigado por tentativa de feminicídio contra ex-companheira é preso pela Polícia Civil

O MPT já tinha aberto investigação em 2023, por conta de denúncias feitas por funcionárias Politec-MT de Cuiabá de que estariam sofrendo assédio moral e perseguição de seus superiores.

O outro lado

A Politec enviou nota sobre o caso, entretanto, não se posicionou sobre as recomentadações do MPT a respeito de elaborar ou aperfeiçoar norma interna de conduta, tampouco sobre a realização de açoes de oerintação e sensibilização dos servidores na unidade de Nova Mutum.

Advertisement

Leia a íntegra da nota:

O servidor mencionado não ocupa mais a função de Gerente Regional de Nova Mutum desde 08 de abril de 2024, conforme Diário Oficial do publicado no dia 16 de abril de 2024.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Trabalho de limpeza urbana será intensificado em Rondonópolis

Published

on

O prefeito Cláudio Ferreira estabeleceu que o serviço de limpeza urbana é uma das prioridades da nova administração. Buscando mudar o cenário de abandono deixado pela gestão anterior nos espaços públicos verdes, um intenso trabalho de limpeza em vias, canteiros centrais e praças segue em execução em Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) anuncia que esse tipo de trabalho vai ser dinamizado em muito com o aumento de equipes, equipamentos e máquinas a partir deste mês de fevereiro.

Em função da crítica situação herdada na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o prefeito articulou que o serviço de limpeza urbana fosse conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como forma de garantir a melhora da estética urbana, bem como da saúde pública, evitando a proliferação de insetos e animais indesejáveis. Nesse primeiro momento, o trabalho de limpeza já passou pelas praças centrais, principais vias da cidade, além de importantes espaços públicos.

O secretário de Meio Ambiente, Álvaro José Fachim Correia Farias, explica que também encontrou a Pasta em uma situação bem defasada, fazendo que a prestação de serviços fosse bastante prejudicada nesse começo de gestão. Mesmo com três equipes e um número reduzido de pessoas nesse começo, ele atesta que muita coisa já foi feita, melhorando o aspecto urbano em diversos pontos do município. Nesta última semana de janeiro, por exemplo, adianta que o trabalho de limpeza vai percorrer toda a Avenida dos Estudantes, Lar dos Idosos, Jardim Atlântico/Europa e o Conjunto São José e Avenida Irmã Bernarda.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro retorna para ALMT como Técnico Legislativo

Conforme Álvaro Fachim, com a finalização de uma ata de contratação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai contar com dez equipes de dez pessoas nos trabalhos de limpeza urbana, a partir de fevereiro, aumentando em muito a capacidade de atuação e velocidade dos serviços. A quantidade de tratores, nesse período, também será aumentada de cinco para dez. Ele atesta que, após o trabalho de limpeza em um local, a intenção da gestão é fazer a manutenção nesse período de chuvas a cada 21 dias, para que o mato não venha se alastrar novamente.

Vale informar que o serviço de limpeza nas vias, canteiros e praças está seguindo um cronograma e, aqueles locais que ainda não foram contemplados, devem aguardar que em breve serão beneficiados.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA