Sinop
Prefeitura realiza sorteio e autoriza vendas no cemitério a partir de sexta-feira (31)
 
																								
												
												
											A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, conduziu os trabalhos e explica que o sorteio entre os inscritos para os pontos disponibilizados é uma forma justa de alocar os interessados em comercializar no dia.
“Nos reunimos com todos os profissionais, os autônomos que se inscreveram, que buscaram a Prefeitura e fizeram o cadastro para estar atendendo a comunidade de Sinop nesse período de finados. É extremamente relevante a gente ter essa participação coesa, a gente tê-los conosco, participando, opinando e nos auxiliando a manter uma boa ordem, a mantermos o espaço de forma adequada, sempre higienizado, limpo e também, é claro, atendendo a essas famílias que muitas vezes não têm tempo hábil para buscar uma flor, uma vela e fazer a sua cooperação em prol do seu ente querido”, comentou ela.
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, explica que essa é uma forma que o município encontrou para formalizar e promover organização da comercialização durante o período de visitação das famílias aos entes queridos, no cemitério.
“A Prefeitura vem organizando ao longo do tempo a distribuição dos locais para os vendedores ambulantes no dia de finados, no entorno do cemitério, organizando os locais e destinando, por forma de sorteio, para aqueles que vão lá, seja vender alimentos, flores, velas, enfim, várias atividades que vão ser executadas lá e a Prefeitura vem organizando e é importante parabenizar também a organização dos vendedores ambulantes que têm aceitado as regras da Prefeitura para tornar o dia de finados um local com opções para que as pessoas possam estar comprando seus produtos, mas de forma organizada”, avaliou.
No local haverá venda de comidas (doces e salgados), bebidas (refrigerante, suco e água) e artigos religiosos alusivos à data (velas, flores, cruz, terços e afins). Toda essa disponibilidade é para garantir uma boa recepção aos que irão ao cemitério, principalmente, os que vêm de outros municípios e precisam de apoio com a disposição desses produtos.
“Então, a gente agradece a todos que, por mais um ano, estão participando com a gestão e estão contribuindo para que a gente possa atender da melhor forma possível e de maneira ordeira, organizada a toda a comunidade de Sinop e os nossos visitantes também que fazem parte e participam desse momento”, disse Faira.
Os vendedores autônomos que participaram do sorteio, têm até amanhã (29), das 7h às 13h, para solicitar, junto à Prefeitura, a dispensa ou substituição (por comum acordo) dos pontos de vendas entre si. “É válido ressaltar que a troca só será aceita mediante a presença dos dois representantes pelos pontos”, esclareceu a secretária.
  A instalação das tendas é opcional e de responsabilidade dos comerciantes. A instalação estão autorizadas a partir de quinta-feira (30).
   
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
 
																	
																															Sinop
Sinop implanta na educação municipal projeto do TJ-MT de combate à violência contra mulher
 
														A desembargadora explica que o projeto foi trazido para Sinop atendendo ao pedido oficializado pelo prefeito Roberto Dorner.
“Nós estivemos aqui em Sinop no mês de agosto e nós estivemos na Prefeitura, numa reunião com o prefeito. E ele colocou de uma forma muito clara: “eu quero que Sinop, pelas suas escolas municipais, participe do projeto”. É um prefeito que tem uma visão de futuro, uma visão que é através da escola que a gente modifica o ambiente, que a gente traz conhecimento e traz ressignificação para aquilo que é a violência que acontece nas casas. E cumprindo esse desejo do prefeito, o Tribunal de Justiça está aqui hoje para fazer essa capacitação”, comentou ela.
A secretária de Educação, Salete Rodrigues, explica que hoje o foco foi transmitir à rede educacional como o projeto funcionará na prática, mas esclarece que as ações de conscientização serão desenvolvidas dentro da sala de aula, com auxílio dos professores, coordenadores e diretores escolares, por meio da forma com que a criança consiga se expressar. O trabalho tem foco nos alunos do primeiro ao quinto ano e permanecerá até ao fim do ano.
“São as crianças do primeiro ao quinto ano, então vai ter desenho, música, poesia, redação, vídeos, a forma com que a criança consiga se expressar. Então a linguagem que ela conseguir usar para se expressar, para falar sobre isso, é o que traz o projeto. Ele vai ficar agora aqui na rede até o fim do ano. Os professores terão um prazo ali para planejar, para colocar dentro do planejamento escolar esse projeto”, explicou ela.
O evento contou, também, com a presença da juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, que avaliou positivamente a ação, destacando que a mesma contribuirá satisfatoriamente para o combate imediato das agressões nos lares e, também, da construção de uma sociedade mais consciente e combatente a essa prática, dita por ela como: “arraigada” na sociedade.
“Esse projeto é de suma importância porque ele busca a formação do ser humano, a formação do menino, da menina. Na mudança de mentalidade, na mudança de uma cultura que já vem sendo, arraigada, há muito tempo, a cultura da violência, a cultura do machismo. E a gente trabalhando com esse menino, com essa menina, certamente nós vamos ter reflexos imediatos já, mas também a longo prazo, na vinda de uma geração melhor, uma geração que encare a violência com o desprezo que ela merece, que não adira a violência”, avaliou ela.
  A juíza destaca ainda que o Brasil é, sabidamente, um país cristão, mas que ocupa hoje a quinta colocação no ranking mundial de violência. Para ela, o projeto contribuirá para que os valores cristãos sejam repassados, verdadeiramente, aos lares sinopenses.
  “Como que eu não consigo conectar a minha cultura cristã no meu lar, na hora de tratar o meu companheiro, a minha companheira, o meu filho? Então nós precisamos trabalhar, arraigar no coração da criança que isso deve ser mudado. E esse trabalho ela vai fazer ludicamente, vamos dizer, ela está brincando, ela está produzindo culturalmente, uma arte, e produzindo essa arte isso vai trabalhando no seu interior, porque ela tem que colocar o intelecto naquele trabalho, todas as suas aptidões. Eu creio que é indizível a importância. Desse trabalho e, para isso, nós precisamos do apoio da Secretaria de Educação Municipal, nós precisamos do apoio desses professores, coordenadores, diretores, para levar a efeito esse trabalho”, expressou.
Concurso
A desembargadora Maria Erotides explica que as atividades desenvolvidas dentro da escola concorrerão a um concurso a nível municipal e estadual. As três melhores atividades de Sinop concorrerão outras seis desenvolvidas pelas escolas dos municípios de Cuiabá e Rondonópolis. A ação é para incentivar os alunos a expressarem o que entendem por violência doméstica.
“Colocaremos Sinop junto com Rondonópolis e Cuiabá no ranking das disputas dos melhores trabalhos de expressões culturais no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A expressão cultural do projeto se faz assim: crianças aqui, da primeira série até a quinta, elas vão expressar o que elas entendem por violência doméstica contra a mulher. E elas vão dizer as formas de violência, como vencer isso, como se posicionar, o que isso significa para elas. E vão se expressar através de desenhos, de redações, de poesias, de vídeos, de clipes, e haverá um concurso dos três melhores de cada escola, das escolas participantes. Depois nós vamos fazer uma fase municipal de melhores de cada escola. Os três melhores de Sinop, em cada expressão, e depois nós vamos levar para uma fase de concorrência entre os municípios participantes e, então teremos os três melhores de cada categoria no estado de Mato Grosso”, explicou ela.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoPolícia Militar prende homem com seis armas de fogo em Santa Rita do Trivelato 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											