VÁRZEA GRANDE
Ação conjunta encerra Outubro Rosa com serviços e palestras
 
																								
												
												
											Público poderá ter acesso gratuito a diversos serviços de saúde e bem-estar, como: Verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, realização de testes rápidos para ISTs e vacinas
Em alusão à campanha Outubro Rosa, a prefeitura de Várzea Grande em parceria com VG Shopping, realizam amanhã, sexta-feira (31), a partir das 10h, uma grande ação voltada à promoção da saúde e à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por meio de iniciativa do Shopping, as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e a Unidade Avançada do Hospital Santa Rosa, estarão unidas durante todo dia para atender à população várzea-grandense, até às 17h, no hall de entrada do Hospital Santa Rosa, localizado ao lado da Livraria Janina (Piso 1). D
O público poderá ter acesso gratuito a diversos serviços de saúde e bem-estar, como:
• Verificação de pressão arterial
• Teste de glicemia capilar
• Realização de testes rápidos para ISTs
• Aplicação de vacinas
Serão disponibilizadas vacinas de rotina e de campanha, incluindo Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Dupla Viral, Tríplice Viral, Tetraviral, Varicela, Meningo ACWY, Hepatite A, DTP, DT, HPV, DTPa e Covid-19.
Como destaque da programação, haverá uma palestra com a enfermeira Adriana Matos, sobre o tema “Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho”, prevista para começar às 14h, com orientações sobre o autocuidado, os fatores de risco e a importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação busca levar informação e cuidados básicos de saúde à população em um ambiente de grande circulação, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular junto aos serviços de saúde.
“A ideia é aproximar a saúde das pessoas, mostrando que cuidar de si é um ato de amor e de responsabilidade. A prevenção salva vidas, e queremos reforçar essa mensagem de forma acessível e acolhedora”, destacou a secretária municipal de Saúde em exercício, Loicy Aparecida.
“Nosso compromisso é ser um espaço de cidadania, transformando a rotina do shopping em oportunidade de cuidado e prevenção. Continuaremos promovendo iniciativas que aproximem a saúde da vida cotidiana”, José Flávio Alves Jr., superintendente do Várzea Grande Shopping.
Galeria de Fotos (6 fotos)
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
																	
																															VÁRZEA GRANDE
Agentes de Saúde recebem treinamentos de primeiros socorros
 
														O conteúdo foi baseado nos fascículos oficiais do curso e abordou ainda temas como RCP, manobras de desengasgo, queimaduras, traumas, convulsões, afogamentos, choques elétricos, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) que participam do curso técnico “Mais Saúde com Agente” participaram de um treinamento teórico e prático em primeiros socorros, realizado em parceria com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar e com o apoio da Faculdade UNICEIB, que cedeu o espaço para a realização da atividade.
Durante o treinamento, os profissionais puderam aprender e praticar técnicas fundamentais de atendimento em situações de urgência e emergência, como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de desengasgo em adultos e crianças, controle de hemorragias e ferimentos, além de orientações sobre imobilização e transporte de vítimas. O conteúdo foi baseado nos fascículos oficiais do curso e abordou ainda temas como queimaduras, traumas, convulsões, afogamentos, choques elétricos, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
De acordo com Raquel Picolo, responsável técnica da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, a capacitação é essencial para fortalecer o trabalho das equipes que estão diariamente em contato com a população.
“Esse tipo de treinamento amplia a segurança e a autonomia dos nossos agentes para agir com rapidez e eficiência em situações de emergência, até que o socorro especializado chegue. É um conhecimento que salva vidas e fortalece o cuidado no território assistido”, destacou Raquel.
A enfermeira Werika Weryanne, preceptora do curso técnico, ressaltou a importância da vivência prática para o aprendizado dos profissionais. “O treinamento em primeiros socorros é uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Os agentes saem mais preparados para lidar com situações reais do dia a dia, seja no atendimento domiciliar, nas visitas de rotina ou em casos de urgência até a chegada do Samu. Essa experiência reforça a confiança, o trabalho em equipe e o compromisso com a vida.”
O curso técnico “Mais Saúde com Agente”, que tem como objetivo qualificar o trabalho dos ACS e ACE em todo o país, aprimorando o atendimento e a promoção da saúde nas comunidades.
Galeria de Fotos (5 fotos)
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoPolícia Militar prende homem com seis armas de fogo em Santa Rita do Trivelato 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											