Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “100% SUS”

Publicado em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza no dia 30 de outubro a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “100% SUS”. O evento acontecerá das 8h às 18h, no auditório da Univag, e tem como objetivo promover um espaço democrático de debates e construção de propostas para o fortalecimento da saúde pública no município.

Durante todo o dia, serão realizadas palestras, oficinas, grupos de trabalho e plenárias voltadas à discussão de eixos temáticos que norteiam as políticas públicas de saúde. O Eixo 1 abordará Gestão e sustentabilidade do financiamento do SUS: desafios e perspectivas para os próximos anos. Já o Eixo 2 discutirá Garantir o direito à saúde, acesso integral e cuidado de qualidade. O Eixo 3 tratará de Mobilização e participação social em defesa do SUS.

No período da tarde, os participantes se dividirão em oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de aprofundar as discussões e formular propostas concretas que serão apresentadas na plenária final, onde também ocorrerá a apresentação e votação de moções.

Leia Também:  Prefeitura realiza ação emergencial para conter vazamento no Jardim Alá

“A Conferência é um momento importante de escuta e diálogo com a população. É quando a sociedade tem voz ativa para propor melhorias, apontar desafios e ajudar a planejar o futuro da saúde em Várzea Grande”, destacou o assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, ressalta que a Conferência é um encontro onde reunimos a sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde, que juntos vamos construir diretrizes que vão nortear todo o sistema de saúde do município. “Como presidente do Conselho Municipal de Saúde, a conferência é mais num mecanismo de cobrança de melhorias da saúde do município. Por isso, convidamos a população para participar do evento”, ressaltou.

Advertisement

Para Loicy Aparecida, secretária municipal de saúde em exercício, “a realização da Conferência é um momento importante em que tanto os servidores quanto a população, discutem propostas de melhorias voltadas a Saúde, tendo como objetivo a construção de propostas para o fortalecimento da saúde pública no município”, frisa.

Leia Também:  Várzea Grande decreta ponto facultativo na véspera do dia do servidor

A inscrição é gratuita e pode ser realizadas até o dia 29 de outubro, por meio de link – https://encurtador.com.br/D91rO

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande realiza mais uma captação de órgãos

Published

on

Unidade tem se consolidado como referência no estado em ações voltadas à doação de órgãos. O avanço é resultado do empenho da equipe multiprofissional e da sensibilização de famílias que compreendem a importância desse gesto humanitário

Na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) foi novamente cenário de um ato de solidariedade e amor ao próximo. Uma paciente de 38 anos, do sexo feminino, teve seus órgãos doados, após autorização da família. Esse gesto vai possibilitar que três pessoas, em diferentes partes do país, recebam uma nova chance de vida.

A captação foi realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), criada dentro do próprio pronto-socorro e coordenada pela médica Adriana Podanowski. A equipe local foi responsável por todo o trâmite junto à Central Estadual de Transplantes, viabilizando a doação do fígado e das córneas da paciente.

O procedimento contou com o apoio de uma equipe especializada vinda de Brasília, coordenada pelo cirurgião do aparelho digestivo e fígado Dr. Gabriel Cajá, que conduziu a retirada e o transporte do fígado até o Distrito Federal. Segundo o médico, o órgão será destinado a um paciente que aguarda em estado delicado por um transplante.

Leia Também:  Prefeitura realiza ação emergencial para conter vazamento no grande Glória

As córneas, conforme explicou a Dra. Adriana, foram encaminhadas para o banco de tecidos oculares e ficarão disponíveis para pacientes de todo o Brasil que aguardam por um transplante.

Advertisement

“Cada doação representa um gesto de amor e esperança. É a vida se renovando por meio da generosidade de uma família que, mesmo em meio à dor, decidiu transformar a perda em oportunidade para outros”, destacou a coordenadora da CIHDOTT, Adriana Podanowski.

Esta é segunda captação do ano realizada pela atual gestão, dentro do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. A unidade tem se consolidado como referência no estado em ações voltadas à doação de órgãos. O avanço é resultado do empenho da equipe multiprofissional e da sensibilização de famílias que compreendem a importância desse gesto humanitário.

“Momentos como este mostram que o trabalho da nossa comissão tem feito a diferença. A conscientização sobre a doação de órgãos é fundamental para salvar vidas e manter viva a esperança de quem aguarda na fila do transplante”, completou a médica.

Leia Também:  Lixo é encontrado em travessia recém-construída pela Prefeitura no Jardim Alá

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA