Pesquisar
Close this search box.

Clima

Cuiabá pode chegar a 37°C e agosto começa sob alerta de baixa umidade em Mato Grosso

Publicado em

Inmet manteve aviso de perigo potencial para o estado neste sábado, depois de um alerta laranja que colocou municípios do centro-leste mato-grossense na faixa mais crítica de umidade. Colheita de milho termina no mês em que o risco de fogo é maior.

Mato Grosso entra em agosto com a combinação que historicamente concentra o maior número de incêndios no estado: calor acima da média, ar seco e vegetação ressecada. O Instituto Nacional de Meteorologia publicou aviso válido das 11h às 22h deste sábado, com umidade relativa do ar entre 30% e 20% e classificação de perigo potencial. Na véspera, o quadro havia sido mais severo: o alerta era laranja, de perigo, válido entre 12h e 18h de sexta-feira, com umidade entre 20% e 12%, e abrangeu 501 municípios de oito estados e do Distrito Federal.

O recorte do aviso de sexta mostra onde o problema se concentra. O aviso laranja alcançou o centro-leste de Mato Grosso, em municípios como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, enquanto as demais áreas do estado ficaram sob aviso amarelo — com exceção do noroeste mato-grossense. Para o sábado, o instituto previu predomínio de poucas nuvens e tempo firme na maior parte da região, mantendo as condições de baixa umidade durante a tarde.

Em Cuiabá, a previsão do Inmet indica máxima de 37°C tanto no sábado quanto no domingo, com umidade mínima de 20%. Os mesmos 37°C aparecem na projeção do instituto para Rondonópolis, Sinop e Sorriso, e Várzea Grande fica um grau abaixo no sábado. A capital fechou julho em aquecimento contínuo: os registros oficiais do Inmet apontam 37,8°C na quinta-feira e 38,0°C na sexta-feira, com umidade mínima de 18%. A maior marca do ano até agora foi de 38,6°C, no domingo (26).

Leia Também:  ATENÇÃO!MT tem 100 municípios sob aviso de tempestade e até 43 C;veja lista completa

A única perspectiva de chuva no estado está na ponta oposta ao eixo do alerta. Na previsão semanal para o período de 27 de julho a 3 de agosto, o Inmet indicou chuvas fracas apenas em áreas do noroeste de Mato Grosso, com acumulados em torno de 5 mm. Para Sorriso, a previsão do instituto aponta possibilidade de chuva isolada na noite deste sábado. O Climatempo projeta que, no domingo, o calor e a umidade favoreçam pancadas moderadas a fortes no extremo oeste, sudoeste e noroeste do estado, enquanto no leste mato-grossense os índices de umidade ficam entre 12% e 20%.

Advertisement

No horizonte mensal, o cenário não muda. O prognóstico do Inmet para agosto prevê temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, com os maiores desvios concentrados nas regiões Norte e Centro-Oeste. Para o trimestre, o boletim agroclimatológico do instituto aponta que a combinação entre estiagem e calor acima da média deve intensificar o déficit hídrico, especialmente em Mato Grosso e Goiás — condição que limita pastagens e culturas de sequeiro, mas favorece a conclusão da colheita e o preparo do solo.

Fogo

O estado já opera sob regime de exceção ambiental desde abril. O Decreto 2.015/2026 declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso entre abril e dezembro e proibiu o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de julho a 30 de novembro. A norma também instituiu a Sala de Situação Central, que atua como órgão consultivo e deliberativo na fase de resposta durante a temporada de incêndios. Quando o decreto foi publicado, o estado somava 704 focos de calor nos quatro primeiros meses do ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O ritmo mudou de patamar em julho. Dados do Programa Queimadas, do Inpe, apontam 558 ocorrências de fogo em Mato Grosso entre 27 de junho e 27 de julho, o equivalente a 12,4% dos registros nacionais no período. O Cerrado concentrou 60,2% dos focos no território mato-grossense.

Leia Também:  Confira a agenda dos presidenciáveis nesta terça-feira (08)

Saúde

A rede pública já se organiza para a curva que costuma acompanhar a fumaça. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde definiu um fluxo específico de atendimento para o período de queimadas. O levantamento da pasta indica que o aumento dos atendimentos respiratórios começa em julho, com piora da qualidade do ar em agosto e pico em setembro. No plano estadual, a Secretaria de Estado de Saúde vem capacitando profissionais e bombeiros e avaliando riscos de desidratação e de agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares em idosos, acamados e doentes crônicos.

Índices abaixo de 30% podem provocar ressecamento das mucosas, irritação nos olhos e na garganta, sangramento nasal e agravamento de asma e rinite, segundo o Inmet. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Advertisement

Lavoura

O tempo seco que amplia o risco de fogo é o mesmo que fecha a safra. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, cerca de 80% das lavouras de milho segunda safra 2025/26 haviam sido colhidas até 23 de julho, com expectativa de conclusão entre a primeira e a segunda semana de agosto e produtividade acima de 128,64 sacas por hectare, recorde para o estado. A estimativa da safra foi revisada para 57,06 milhões de toneladas, e o Valor Bruto da Produção do cereal foi projetado em R$ 42,27 bilhões, alta de quase 8% sobre 2025.

Isso significa maquinário em campo, transporte pesado e armazenagem operando em pico justamente na janela de menor umidade — condições em que uma faísca em resteva encontra combustível abundante.

CLIMA

ATENÇÃO!MT tem 100 municípios sob aviso de tempestade e até 43 C;veja lista completa

Published

on

da imagem de destaque Ilustração gerada por inteligência artificial: motociclista de capacete e capa clara, com um garupa, entra numa rodovia asfaltada molhada levantando poeira do acostamento de terra. À frente, uma nuvem escura de tempestade cobre o céu, com cortina de chuva à direita e uma faixa de luz alaranjada do sol baixo à esquerda. Nos dois lados, vegetação rasteira e árvores esparsas; ao fundo, uma torre branca e linhas de transmissão.

Mato Grosso tem 100 municípios sob aviso de chuva, com 40 graus nesta quinta e 43 na segunda

Previsão fica acima da média das máximas de setembro em 33 dos 36 municípios comparáveis.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três avisos com validade em Mato Grosso nesta quinta-feira (10). O de chuvas intensas alcança 91 municípios e vale das 9h25 às 23h59, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia e ventos de 40 a 60 km/h. Os três estão classificados como perigo potencial, e a chuva vem junto com máxima de 40 graus em Apiacás.

A soma dos dois avisos

O segundo é o de tempestade, que cobre 26 municípios das 8h45 às 23h59 e acrescenta granizo aos riscos. Somados os dois, 100 dos 142 municípios do estado estão sob algum aviso de chuva até o fechamento da matéria. São 17 nos dois, entre eles Cáceres, Rondonópolis, Poconé e Jaciara.

O aviso de tempestade lista “Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”; o de chuvas intensas, “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. Estão sob esse aviso, entre outras, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Alta Floresta, Juara, Juína, Colíder, Diamantino e Campo Verde.

Advertisement

O que o serviço meteorológico prevê para cada cidade

Em Cuiabá, a previsão é de máxima de 36 graus e mínima de 26, com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite. A faixa de umidade relativa vai de 40% a 65%. Várzea Grande tem os mesmos 36 graus de máxima, mínima de 23 e faixa de 40% a 90%.

No interior, Rondonópolis fica com 39 e 23 graus, faixa de 30% a 90%. Sinop tem 37 e 23 graus, faixa de 30% a 90%. Sorriso marca 38 e 23 graus, faixa de 25% a 90%. Lucas do Rio Verde repete os 38 graus, com 22 de mínima e faixa de 20% a 90%. Tangará da Serra tem 36 e 20 graus, faixa de 40% a 100%. Primavera do Leste fica em 36 e 22 graus, faixa de 30% a 90%. Barra do Garças tem 38 e 22 graus, faixa de 30% a 100%. Alta Floresta chega a 39 e 23 graus, faixa de 20% a 100%. Nova Mutum fecha com 38 e 21 graus, faixa de 20% a 100%.

A maior máxima prevista para hoje é a de Apiacás, 40 graus. As menores ficam com Alto Garças, Alto Taquari e Araguainha, todas em 33 graus. Boa Esperança do Norte não tem valores nesta rodada, e a reportagem informa os de Nova Ubiratã e Sorriso, ambas com 38 graus.

Quem ficou fora

Ficaram fora dos dois avisos de chuva 42 municípios: Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Luciara, Marcelândia, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Tesouro, Torixoréu, União do Sul e Vila Rica. Entre os que têm valores, a maior máxima é de Gaúcha do Norte, 39 graus, e a menor de Araguainha, 33 graus.

Calor acima da média das máximas de setembro

Em 36 municípios dá para comparar a máxima de hoje com a média das máximas de setembro, porque só esses reúnem cinco setembros ou mais com pelo menos 15 dias medidos no arquivo das estações automáticas. Em 33 a previsão fica acima e em três fica abaixo. A maior distância é a de Apiacás, 40 graus contra 34,9, seguida de Carlinda, 39 contra 34,2, e Comodoro, 37 contra 32,5.

Advertisement

A reportagem contou, na série da estação de Apiacás, quantos dias de setembro já registraram 40 graus ou mais: nenhum, em 14 anos com dados no mês. Faltam nessa série os setembros de 2017, 2021, 2022, 2024 e 2025.

As mínimas e o ar seco

A menor mínima prevista é a de Alto Taquari, 19 graus. Alto Araguaia, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tangará da Serra ficam em 20. O terceiro aviso do dia é de baixa umidade, das 9h15 às 22h, para dez municípios: Cocalinho, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Vila Rica. O aviso prevê umidade relativa “variando entre 30% e 20%” e “Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.

O menor início de faixa de umidade desta rodada é 20%, em 36 cidades, entre elas Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Lucas do Rio Verde e Querência.

O fim de semana esquenta

Na janela desta quinta (10), a máxima cai em 28 municípios de hoje para sexta (11), sobe em um e fica igual em 112. De sexta para sábado (12) sobe em 91 e cai em sete. A média das máximas previstas nos 141 municípios com valores sai de 37,0 graus nesta quinta para 36,6 na sexta, 38,3 no sábado e 38,4 no domingo (13), recuando para 37,3 na segunda-feira (14).

O topo da janela está na segunda (14), com 43 graus previstos para Apiacás e Carlinda. Nas séries dessas duas estações não há registro de setembro com 43 graus ou mais, e a maior máxima medida no mês é de 39,6 graus em Apiacás e 38,1 em Carlinda. As duas têm cinco setembros em falta.

Advertisement

O que fazer durante a tempestade

Em caso de rajadas de vento, o instituto recomenda não buscar abrigo debaixo de árvores, onde há “leve risco de queda e descargas elétricas”, e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é evitar aparelhos na tomada. No aviso de baixa umidade, as orientações são beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar sol nas horas mais quentes. Os três avisos trazem os telefones da Defesa Civil, 199, e do Corpo de Bombeiros, 193.

Leia Também:  Pix: recebeu dinheiro de golpe sem saber? Seu saldo pode ser bloqueado e sua conta marcada;entenda

Aviso de baixa umidade para sexta

Para sexta (11), o instituto já publicou aviso de baixa umidade como perigo potencial, das 0h01 às 23h59, para 135 municípios. Sete ficaram de fora: Alto Araguaia, Alto Taquari, Boa Esperança do Norte, Colniza, Cotriguaçu, Itiquira e Rondolândia. O texto repete a faixa de 30% a 20% e a mesma graduação de risco desta quinta.

Tabela: previsão de 10 e 11 de setembro de 2026 e comparação com a média das máximas de setembro

Município Máx. hoje (°C) Máx. amanhã (°C) Umidade, início da faixa (%) Média das máximas de setembro (°C) Anos de série Desvio (°C) Desvio (%)
Acorizal 35 34 40
Água Boa 36 36 30 35,8 16 +0,2 +0,6
Alta Floresta 39 39 20 34,7 13 +4,3 +12,4
Alto Araguaia 37 37 30 33,8 14 +3,2 +9,5
Alto Boa Vista 37 37 25
Alto Garças 33 33 40
Alto Paraguai 35 35 40
Alto Taquari 33 33 40 32,6 18 +0,4 +1,2
Apiacás 40 40 20 34,9 14 +5,1 +14,6
Araguaiana 38 38 30
Araguainha 33 33 40
Araputanga 38 36 30
Arenápolis 36 36 40
Aripuanã 37 37 30
Barão de Melgaço 37 37 40
Barra do Bugres 37 36 30
Barra do Garças 38 38 30
Boa Esperança do Norte
Bom Jesus do Araguaia 37 37 20
Brasnorte 38 38 20 34,8 13 +3,2 +9,2
Cáceres 39 37 30 36,2 8 +2,8 +7,7
Campinápolis 37 37 30
Campo Novo do Parecis 36 36 30 34,1 17 +1,9 +5,6
Campo Verde 34 34 40 32,9 15 +1,1 +3,3
Campos de Júlio 35 35 40
Canabrava do Norte 36 36 30
Canarana 37 37 20
Carlinda 39 39 20 34,2 13 +4,8 +14,0
Castanheira 36 36 35
Chapada dos Guimarães 36 36 40
Cláudia 37 37 30
Cocalinho 38 37 25
Colíder 38 38 20
Colniza 37 36 40
Comodoro 37 36 30 32,5 15 +4,5 +13,8
Confresa 36 36 30
Conquista D’Oeste 36 35 30
Cotriguaçu 37 37 30 34,3 16 +2,7 +7,9
Cuiabá 36 37 40 36,2 19 -0,2 -0,6
Curvelândia 37 37 30
Denise 36 36 40
Diamantino* 36 36 30 35,5
Dom Aquino 37 37 30
Feliz Natal 38 38 25
Figueirópolis D’Oeste 37 34 30
Gaúcha do Norte 39 39 20 36,8 16 +2,2 +6,0
General Carneiro 35 35 30
Glória D’Oeste 38 35 30
Guarantã do Norte 39 39 20 35,6 18 +3,4 +9,6
Guiratinga 37 37 35 36,2 16 +0,8 +2,2
Indiavaí 37 35 30
Ipiranga do Norte 38 38 20
Itanhangá 38 38 20
Itaúba 38 38 20
Itiquira 38 38 30 34,4 13 +3,6 +10,5
Jaciara 35 35 40
Jangada 34 34 50
Jauru 36 34 30
Juara 38 38 20 35,4 14 +2,6 +7,3
Juína 36 36 30 34,2 15 +1,8 +5,3
Juruena 37 37 30
Juscimeira 36 36 40
Lambari D’Oeste 36 36 40
Lucas do Rio Verde 38 38 20
Luciara 37 36 25
Marcelândia 38 38 20
Matupá* 38 38 20 35,1
Mirassol d’Oeste 38 36 30
Nobres 36 36 30
Nortelândia 35 35 40
Nossa Senhora do Livramento 37 36 40
Nova Bandeirantes 39 39 25
Nova Brasilândia 37 37 30
Nova Canaã do Norte 38 38 20
Nova Guarita 38 38 20
Nova Lacerda 36 35 30
Nova Marilândia 36 36 40
Nova Maringá 38 38 20 35,7 15 +2,3 +6,4
Nova Monte Verde 39 39 20
Nova Mutum 38 38 20
Nova Nazaré 37 37 30
Nova Olímpia 35 35 40
Nova Santa Helena 37 37 20
Nova Ubiratã 38 38 20 35,6 14 +2,4 +6,7
Nova Xavantina* 38 38 30 36,9
Novo Horizonte do Norte 38 38 30
Novo Mundo 39 39 20
Novo Santo Antônio 37 37 20
Novo São Joaquim 36 36 30
Paranaíta 39 39 20
Paranatinga 38 38 25 35,6 11 +2,4 +6,7
Pedra Preta 37 37 35
Peixoto de Azevedo 38 38 20
Planalto da Serra 36 36 30
Poconé 37 37 30
Pontal do Araguaia 37 37 30
Ponte Branca 34 34 40
Pontes e Lacerda 37 36 30 35,0 14 +2,0 +5,7
Porto Alegre do Norte 36 35 30
Porto dos Gaúchos 38 38 20
Porto Esperidião 38 36 30
Porto Estrela 35 35 40 36,5 14 -1,5 -4,1
Poxoréu* 37 37 30 35,6
Primavera do Leste 36 36 30 34,4 4
Querência 38 38 20 35,8 14 +2,2 +6,1
Reserva do Cabaçal 36 33 35
Ribeirão Cascalheira 38 38 20
Ribeirãozinho 35 35 40
Rio Branco 38 36 30
Rondolândia 35 35 40
Rondonópolis 39 39 30 36,9 22 +2,1 +5,7
Rosário Oeste 36 36 40 37,6 5 -1,6 -4,3
Salto do Céu 38 36 30 35,1 16 +2,9 +8,3
Santa Carmem 37 37 30
Santa Cruz do Xingu 38 38 25
Santa Rita do Trivelato 37 37 30
Santa Terezinha 37 37 20
Santo Afonso 36 36 40
Santo Antônio de Leverger 37 37 30
Santo Antônio do Leste 36 36 30 34,5 16 +1,5 +4,3
São Félix do Araguaia 38 38 20 37,2 11 +0,8 +2,2
São José do Povo 37 37 30
São José do Rio Claro 37 37 25 35,8 20 +1,2 +3,4
São José do Xingu 38 38 30 37,2 3
São José dos Quatro Marcos 39 36 30
São Pedro da Cipa 36 35 40
Sapezal 36 36 30 35,0 6 +1,0 +2,9
Serra Nova Dourada 37 36 30 35,6 3
Sinop 37 37 30 35,9 16 +1,1 +3,1
Sorriso 38 38 25 35,8 19 +2,2 +6,1
Tabaporã 38 38 20
Tangará da Serra 36 36 40 34,3 21 +1,7 +5,0
Tapurah 38 38 20
Terra Nova do Norte 39 39 20
Tesouro 36 36 30
Torixoréu 36 36 40
União do Sul 37 37 25
Vale de São Domingos 36 34 30
Várzea Grande 36 35 40
Vera 38 38 25
Vila Bela da Santíssima Trindade 38 36 30 35,5 17 +2,5 +7,0
Vila Rica 37 37 20
Leia Também:  Calor em Mato Grosso leva cidades de 40°C até 42°C; veja lista completa

Traço simples indica dado ausente. O asterisco marca a Normal Climatológica 1991-2020, usada onde não há estação automática com série de setembro; essas linhas não recebem desvio, assim como as de estação com menos de cinco anos no mês.

 

Advertisement

 

Leia também:

EXCLUSIVO-Caso Master: relatório da PF expõe o PDF automático do iPhone; cada captura de tela deixa um rastro que você não vê nem apaga

Conexão MT lança Mapa do Poder MT 2026 com patrimônio de 439 candidatos

Lei que proíbe Caderneta da Gestante teve parecer de 5 palavras e canetada de Abílio

Advertisement

“Isso aqui é o matadouro”: vídeo mostra cães mortos e vivos em barracão sem luz do Zoonoses de Cuiabá

EXCLUSIVO:compras pela internet: o guia completo dos direitos do consumidor

EXCLUSIVO:Mato Grosso mata mais mulheres por serem mulheres;revela anunário

EXCLUSIVO: ex-assessor acusa deputado Dr. João de confiscar salários e manter funcionários fantasmas;VÍDEO

Glifosato aparece em 31 de 75 ultraprocessados testados pelo Idec, saiba quais

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA