ECONOMIA
Programa busca fortalecer cadeias produtivas de babaçu, castanha, açaí e cupuaçu na Amazônia Legal
 
																								
												
												
											O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) e o Sebrae lançaram nesta quarta-feira (29/10), em Porto Velho, Rondônia, o programa Agentes Locais de Inovação para Cooperativas (Alicoop), que beneficiará 50 cooperativas que atuam nas cadeias produtivas do babaçu, castanha-do-Brasil, açaí e cupuaçu dentro da Amazônia Legal pelos próximos quatro anos.
“Com o fortalecimento do cooperativismo, traremos inovações sustentáveis capazes de impulsionar a bioeconomia amazônica, dando protagonismo para comunidades locais”, afirmou a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Julia Cruz, durante o lançamento, que ocorreu no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o MDIC e o Sebrae, o Alicoop promoverá inovação gerencial, sustentabilidade e acesso a novos mercados às cooperativas selecionadas, além de ser ação nucleadora do projeto Coop + Produtiva – Coopera Amazônia, em parceria com o Fundo Amazônia/BNDES.
No primeiro ciclo, o programa atenderá 27 cooperativas distribuídas em três estados da Amazônia Legal: Rondônia, Maranhão e Pará. Cada cooperativa contará com o acompanhamento por Agentes Locais de Inovação (ALIs) durante 12 meses, com foco em diagnósticos participativos, melhorias na gestão e soluções adaptadas à realidade de agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais.
O projeto piloto recebeu 171 inscrições, com mais de 50 apenas em Rondônia, que se destacou como um dos polos mais engajados na iniciativa.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
 
																	
																															ECONOMIA
Alckmin cumpre agenda em São Paulo nesta sexta-feira (31)
 
														O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, cumpre agenda no estado de São Paulo nesta sexta-feira (31), com foco em impulsionar a inovação industrial, a qualificação para exportação e a entrega de habitação.
Às 10h, em São Bernardo do Campo, Alckmin participará da cerimônia Inovar Aqui, da Volkswagen, e visitará as inovações com DNA 100% brasileiro e novas tecnologias da engenharia da montadora. O evento contará com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul, Alexander Seitz, e do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Ao meio-dia, em São Caetano do Sul, o vice-presidente estará presente na cerimônia de lançamento do novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do ABC Paulista e Baixada Santista. A iniciativa é fruto da parceria da ApexBrasil com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Faculdade Sebrae.
Às 15h30, em Bauru, Alckmin participará da cerimônia de entrega de moradias do residencial Vida Nova Harmonia, parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
SERVIÇO
Cerimônia Inovar Aqui
Horário: 10h
Local: Fábrica Anchieta da Volkswagen – Rodovia Anchieta, km 23,5, Bairro Demarchi, São Bernardo do Campo (SP)
Lançamento do PEIEX ABC Paulista e Baixada Santista
Horário: 12h
Local: Auditório do SENAI Armando de Arruda Pereira – Rua Santo André, 680 – Boa Vista – São Caetano do Sul-SP
Cerimônia de entrega de casas do residencial Vida Nova Harmonia
Horário: 15h30
Local: Rua Santos Moreno, S/N – Fazenda Belvedere (Marginal da Rodovia Cezário José de Castilho), Bauru (SP)
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
- 
																	   AGRONEGÓCIO7 dias ago AGRONEGÓCIO7 dias agoGigante em apuros: por que o agro de Mato Grosso bate recordes de produção e de pedidos de recuperação judicial 
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   AGRONEGÓCIO7 dias ago AGRONEGÓCIO7 dias agoPlantio mais rápido da história em MT mascara perdas de 40% e acende alerta para o caos na colheita 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
																											 
														 
																											