Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Programa busca fortalecer cadeias produtivas de babaçu, castanha, açaí e cupuaçu na Amazônia Legal

Publicado em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) e o Sebrae lançaram nesta quarta-feira (29/10), em Porto Velho, Rondônia, o programa Agentes Locais de Inovação para Cooperativas (Alicoop), que beneficiará 50 cooperativas que atuam nas cadeias produtivas do babaçu, castanha-do-Brasil, açaí e cupuaçu dentro da Amazônia Legal pelos próximos quatro anos.

“Com o fortalecimento do cooperativismo, traremos inovações sustentáveis capazes de impulsionar a bioeconomia amazônica, dando protagonismo para comunidades locais”, afirmou a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Julia Cruz, durante o lançamento, que ocorreu no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o MDIC e o Sebrae, o Alicoop promoverá inovação gerencial, sustentabilidade e acesso a novos mercados às cooperativas selecionadas, além de ser ação nucleadora do projeto Coop + Produtiva – Coopera Amazônia, em parceria com o Fundo Amazônia/BNDES.

No primeiro ciclo, o programa atenderá 27 cooperativas distribuídas em três estados da Amazônia Legal: Rondônia, Maranhão e Pará. Cada cooperativa contará com o acompanhamento por Agentes Locais de Inovação (ALIs) durante 12 meses, com foco em diagnósticos participativos, melhorias na gestão e soluções adaptadas à realidade de agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais.

Leia Também:  Brasil e China reforçam cooperação técnica em defesa comercial e monitoramento de fluxos bilaterais

O projeto piloto recebeu 171 inscrições, com mais de 50 apenas em Rondônia, que se destacou como um dos polos mais engajados na iniciativa.

Advertisement

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:

ECONOMIA

Alckmin cumpre agenda em São Paulo nesta sexta-feira (31)

Published

on

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, cumpre agenda no estado de São Paulo nesta sexta-feira (31), com foco em impulsionar a inovação industrial, a qualificação para exportação e a entrega de habitação.

Às 10h, em São Bernardo do Campo, Alckmin participará da cerimônia Inovar Aqui, da Volkswagen, e visitará as inovações com DNA 100% brasileiro e novas tecnologias da engenharia da montadora. O evento contará com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul, Alexander Seitz, e do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Ao meio-dia, em São Caetano do Sul, o vice-presidente estará presente na cerimônia de lançamento do novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do ABC Paulista e Baixada Santista. A iniciativa é fruto da parceria da ApexBrasil com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Faculdade Sebrae.

Às 15h30, em Bauru, Alckmin participará da cerimônia de entrega de moradias do residencial Vida Nova Harmonia, parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Leia Também:  Brasil destaca ações de qualidade regulatória em evento internacional

SERVIÇO
Cerimônia Inovar Aqui
Horário: 10h
Local: Fábrica Anchieta da Volkswagen – Rodovia Anchieta, km 23,5, Bairro Demarchi, São Bernardo do Campo (SP)

Advertisement

Lançamento do PEIEX ABC Paulista e Baixada Santista
Horário: 12h
Local: Auditório do SENAI Armando de Arruda Pereira – Rua Santo André, 680 – Boa Vista – São Caetano do Sul-SP

Cerimônia de entrega de casas do residencial Vida Nova Harmonia
Horário: 15h30
Local: Rua Santos Moreno, S/N – Fazenda Belvedere (Marginal da Rodovia Cezário José de Castilho), Bauru (SP)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA