Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

MEC participa da abertura da 3ª Semana de Educação Midiática

Publicado em

Para fortalecer a cidadania digital, o Governo do Brasil realiza, de 28 a 31 de outubro, a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”.  O evento tem o objetivo de promover um grande movimento em torno da educação midiática — um conjunto de competências que permite às pessoas analisarem, produzirem e se expressarem com responsabilidade no ambiente digital. Escolas, universidades, coletivos culturais, secretarias municipais, organizações da sociedade civil e comunicadores participam do encontro, com a apresentação de ações locais em todo o país. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Na abertura, a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, afirmou que foi um aprendizado para o Ministério viabilizar a conectividade nas escolas públicas brasileiras por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). A inciativa articula políticas e ações para universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico da tecnologia em todas as escolas públicas de educação básica do país.   

Segundo Schweickardt, a pasta retomou o seu papel de articuladora e fomentadora de políticas, tendo em vista que se colocou a serviço das secretarias municipais de educação, responsáveis pela execução educação básica no país. Além disso, ela destacou que o MEC trabalha para garantia dos direitos educacionais e para se adequar ao uso das novas tecnologias em prol da educação, mas com uma visão crítica, buscando o melhor desenvolvimento dos estudantes. Como exemplo, citou a restrição dos celulares nas escolas públicas. 

Leia Também:  Prorrogadas inscrições para vagas remanescentes do Fies

“A gente não está apenas dizendo que não é para usar, porque esses dispositivos, inclusive em ambientes vulnerabilizados, são muito importantes, mas precisamos ter intencionalidade nas nossas ações pedagógicas e desenvolver nos ambientes educacionais o uso crítico e consciente da tecnologia”, comentou. 

Advertisement

A secretária ainda lembrou que o Brasil é um dos países do mundo onde crianças e adolescentes são mais expostos a telas, fator que torna mais necessário e urgente o desenvolvimento de uma visão crítica dos usuários. 

“Aumentaram muito nos últimos tempos os casos de cyberbullying e assédio a crianças e adolescentes. Isso se relaciona com os conteúdos aos quais eles têm acesso em ambientes virtuais. Por isso, estamos desenvolvendo muitos produtos digitais importantes, realizando jornadas formativas para professores a distância e um trabalho de apoio às redes de educação para desenvolver seus currículos de educação digital. Vamos ter pela primeira vez um livro didático de educação digital na próxima edição do PNLD Ensino Médio, além de núcleos de inovação, voltados para a educação híbrida”, listou. 

Leia Também:  Ampliado prazo para executar recursos do Escola em Tempo Integral

Programação – A programação do primeiro dia contou com a apresentação de cases de secretarias de educação com experiências de currículos em educação digital e midiática, com a Mesa Temática 1: “Do papel à prática: currículos de educação digital e midiática em ação pelo Brasil”. Além disso, houve o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e da pesquisa TIC Educação deste ano, realizada pelo CETIC.br.  

No período da tarde, ocorrem o painel “O cenário da educação digital e midiática no Brasil” e a Mesa Temática 2: “A importância da educação midiática no contexto da cidadania digital”. 

Ao longo da Semana, serão realizados eventos on-line com parceiros da Secom, como Serenas, Redes Cordiais e Palavra Aberta. A programação completa e as transmissões ao vivo estarão disponíveis no site do evento

Advertisement

Assessoria de Comunicação social do MEC, com informações da Secom 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Enem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova

Published

on

Faltam poucos dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os participantes devem verificar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento informa o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de indicar se o(a) inscrito(a) tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, quando for o caso. 

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recomenda levar o Cartão impresso nos dias de exame (9 e 16 de novembro). 

Confira o passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição: 

1 – Acesse a Página do Participante e selecione o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”. 

.
.

2 – Em seguida, utilize seu login único do gov.br e clique em “Continuar”. 

.
.

3 - Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”. 

.
.

4 - Clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova). 

.
.

5 - Pronto! O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”. 

.
.

Pará – Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante. As novas datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da aplicação regular do exame. 

Leia Também:  MEC dialoga sobre política de educação especial inclusiva

Aplicativo –Na reta final da preparação, os participantes poderão contar com o apoio do aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, lançado pelo Ministério da Educação. A ferramenta disponibiliza simulados com questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.  

Advertisement

Série de videoaulas – Além disso, o MEC também iniciou uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação voltadas ao Enem. O conteúdo publicado aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação em si, enfatizando o domínio das competências avaliadas no Enem. A série foi publicada no dia 21 de outubro, no canal do MEC e do YouTube Edu. 

Cartilha – Para os participantes que desejam aprimorar a escrita e compreender os critérios de avaliação adotados na correção da prova, também está disponível a nova edição da cartilha:A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante. O material reúne informações sobre a Matriz de Referência da redação, além de apresentar amostras comentadas de textos que obtiveram nota alta no Enem 2024.  

Leia Também:  Comissão de avaliação da educação superior elege presidência

EnemO Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Edital do Enem 2025 

Página de orientações do Enem 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA