MATO GROSSO
Bombeiros resgatam homem vítima de choque elétrico no topo de prédio durante chuva

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta quarta-feira (17.9), um trabalhador que sofreu uma descarga elétrica no topo de um prédio no município de Sinop (a 480 km de Cuiabá). A vítima, no entanto, não resistiu à gravidade do choque elétrico e morreu.
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por volta das 15h20 e uma unidade de resgate foi empenhada para o atendimento. No local, constatou que o incidente ocorreu em uma área elevada, a aproximadamente 10 metros de altura. Segundo informações preliminares, a vítima realizava serviços na cobertura do prédio, durante uma chuva, quando sofreu a descarga elétrica.
Como a vítima encontrava-se em parada cardiorrespiratória (PCR), foi necessário acionar também a equipe de salvamento em altura, a fim de garantir o acesso seguro do médico intervencionista até o topo do prédio.
Com o acesso estabelecido, a equipe médica iniciou imediatamente os protocolos de reanimação cardiopulmonar (RCP), enquanto a equipe de salvamento montava um sistema de rapel guiado para viabilizar a descida segura da vítima e dos bombeiros militares.
Após cerca de 45 minutos de tentativas de reanimação, o trabalhador não resistiu e morreu no local. O corpo foi entregue à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
O CBM-MT reforça o alerta sobre os riscos de descargas elétricas, especialmente em trabalhos realizados em altura. Em situações como essa, é fundamental não tocar na vítima e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate incêndio em carga de soja transportada por carreta

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou na noite desta quarta-feira (17.9) no combate a um incêndio em uma carga de soja que estava em uma carreta. A ocorrência foi registrada por volta das 23h43, na MT-130, km 174, em Primavera do Leste (265 km de Cuiabá).
A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada através do número de emergência 193 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os bombeiros se depararam com parte da carga de soja em chamas.
Diante da inflamabilidade da carga, foi optado pela técnica de combate por inundação. Esse método consiste em cobrir o material em chamas com uma grande quantidade de água, de maneira a extinguir o fogo e resfriar a carga. A inundação ajuda a apagar as chamas rapidamente, resfria o material em chamas, evitando a reignição, e minimiza a liberação de fumaça e gases tóxicos.
Para isso, foi empregado aproximadamente 18 mil litros de água. A rápida ação dos bombeiros evitou que o fogo atingisse a parte frontal da carreta. Após a contenção do fogo, foi feito o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
O motorista da carreta estava fora do veículo no momento do incêndio e não sofreu nenhum tipo de ferimento.
Fonte: Governo MT – MT
-
DESTAQUE6 dias ago
PREVIVAG: Gestão de fundo milionário de aposentadorias em Várzea Grande pode ser condenada por irregularidades graves!
-
DESTAQUE2 dias ago
Grávida é golpeada pelo pai com socos e corrente de aço no Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande
-
CUIABÁ1 dia ago
Invasão e terror no Bosque da Saúde: servidor da SEDUC é preso em flagrante após atacar mulher que estava dormindo
-
DESTAQUE5 dias ago
A morte de Charlie Kirk: o que acontece quando o discurso de ódio se torna violência real