Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso é premiado com projeto de Monitoramento da qualidade do ar

Publicado em

O Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar em Mato Grosso foi premiado na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025, que foram realizadas no Centro de Eventos do Pantanal, neste mês, em Cuiabá.

Mato Grosso recebeu a 3ª colocação na categoria inovação com o Projeto “Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar de Mato Grosso (Qualiar-MT): Inovação Tecnológica e Ciência Cidadã para Enfrentamento das Mudanças Climáticas“.

Este projeto está sendo desenvolvido em parceria conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar e a Universidade Federal de Mato Grosso, através do Programa de Pós Graduação em Física Ambiental (PPGFA), que foi responsável por inscrever o projeto no evento.

Gerar inovação e levar informação de qualidade para subsídio à gestão ambiental e de saúde pública é o principal objetivo desta cooperação entre o órgão ambiental e a universidade.

Advertisement

“Foi um orgulho integrar essa equipe que em tão pouco tempo de desenvolvimento e resultados já está tendo o seu trabalho reconhecido, gerando produtos inovadores para o povo mato-grossense”, destacou o Coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo.

Leia Também:  Bombeiros militares resgatam filhote de gato que estava preso em bueiro em Confresa

Monitoramento da Qualidade do Ar

Em setembro foi lançado o Portal de Monitoramento da Qualidade do Ar, em tempo real, permitindo que órgãos ambientais e sociedade acessem boletins diários de qualidade do ar.

Com investimentos na ordem de R$ 854,7 mil, o Governo do Estado adquiriu 30 sensores que integram a Plataforma. A meta é que até o final de 2026, sejam instalados sensores nos 142 municípios de Mato Grosso.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres e Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Guarantã do Norte já tiveram sensores instalados.

Advertisement

Mais seis municípios do interior terão sensores instalados até o fim de 2025, são eles: Sinop, Alta Floresta, , Barra do Garças, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal.

Mostra e Semana Tecnológica

Os eventos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Leia Também:  Lacen realiza webinar sobre exames citopatológicos

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Inscrições para o MBA em Formação de Lideranças Femininas seguem até dia 9

Published

on

Estão abertas as inscrições para o primeiro MBA ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O MBA em Formação de Lideranças Femininas é parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat, ofertado na modalidade semipresencial, com aulas on-line e presenciais.

Para concorrer às vagas é necessário possuir diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, ser servidora efetiva da Unemat ou profissional em atuação na Faespe e não ter sofrido punições ou processos administrativos nos últimos três anos.

O curso de pós-graduação lato sensu, com duração de 12 meses, é voltado a servidoras efetivas em exercício de todos os câmpus e da administração central da Unemat, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe).

Com início em 2 de dezembro, em Cuiabá, o MBA terá 360 horas-aula. Os três encontros presenciais, previstos ao longo do curso, serão realizados sempre em Cuiabá. As 50 vagas ofertadas estão distribuídas entre câmpus da Unemat, sede administrativa e Faespe.

Leia Também:  Cidadão do Futuro promove aprendizado sobre cidadania e finanças para estudantes da rede estadual

Promovido pelas pró-reitorias de Administração (PRAD) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unemat, em parceria com a Faespe, o MBA não terá custo para as participantes.

Advertisement

De acordo com a reitora da Unemat, Vera Maquêa, o curso busca fortalecer o protagonismo feminino e promover políticas de paridade de gênero na administração pública. “Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, esse número corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial, e acredito que o próximo passo seja garantir 50% desses cargos para mulheres, assegurando igualdade de direitos e justiça”, destacou a reitora.

“Servidoras da Unemat e colaboradoras da Faespe estão à frente de várias ações institucionais e a qualificação no desenvolvimento profissional e pessoal é extremamente importante, reforçando a relação entre as duas instituições. Vejo como muito relevante os investimentos em políticas de formação e principalmente pela proposta que agora se inicia”, afirmou o Pró-reitor de Administração, Valter Danzer.

A proposta objetiva formar e qualificar lideranças femininas na gestão pública e institucional, com foco em temas como: Liderança e gestão de equipes; Políticas públicas e planejamento estratégico; Autoconhecimento e comunicação; Defesa pessoal e imagem pública; e Governança pública e orçamento.

Leia Também:  "Já viabilizamos 31 mil casas e vamos superar a meta das 40 mil", afirma governador

Inscrições

As inscrições seguem até 9 de novembro e estão disponíveis exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unemat (Sigaa/Unemat). A seleção envolve duas etapas: Inscrição on-line (eliminatória) e Avaliação de Barema (classificatória, conforme pontuação comprovada por documentos). O período de matrícula será de 19 a 24 de novembro.

Advertisement

Acesse o edital aqui

E-mail para dúvidas: [email protected] aos cuidados da coordenadora Danielle Tavares.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA