Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Polícia Civil prende gateiro durante Operação Energia Limpa em Várzea Grande

Publicado em

Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (29.10) em Várzea Grande por furto qualificado de energia elétrica durante os trabalhos da Operação Energia Limpa, realizada em conjunto entre a Polícia Civil, Politec e concessionária de energia. Conhecido popularmente como “gateiro’, o suspeito oferecia serviços de ligação clandestina e poderá responder até 8 anos de prisão.

O homem, que já vinha sendo monitorado pelas equipes de fiscalização, foi flagrado quando fazia uma ligação direta na rede elétrica do estabelecimento. A empresa reciclagem tem histórico anteriores de furto de energia e já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo tipo de irregularidade.

Durante a abordagem, foram apreendidos diversos equipamentos utilizados nas fraudes, entre eles uma vara de manobra, um bastão pega-tudo, um cinto de segurança, um par de luvas de borracha de cobertura, um capacete de segurança e três portas fusíveis, instrumentos de uso técnico e que comprovam o crime.


Diferente de outras operações, em que normalmente são detidos os proprietários de imóveis ou comércios beneficiados pelas ligações irregulares, desta vez a prisão recaiu sobre o responsável direto das adulterações.

Leia Também:  PM apreende adolescente com placa falsa em moto após ser flagrado pelo Vigia Mais MT

Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), Sérgio Luís, assim que a unidade foi acionada a equipe da Polícia Civil foi até o local, que já tinha histórico de subtração de energia elétrica.

“A empresa já tinha sido alvo de desligamentos anteriores, em razão de gatos, porém sempre religava a energia novamente de forma clandestina. Desta vez, no momento em que os policiais civis chegaram ao local se depararam com o gateiro, que havia acabado de fazer o serviço, sendo possível realizar a sua prisão em flagrante”, destacou

Advertisement

“A prisão do executor direto dessas fraudes é um passo importante no combate ao furto de energia. Normalmente, conseguimos chegar aos beneficiários, mas identificar e deter quem realiza tecnicamente as ligações clandestinas é mais desafiador. Esse tipo de ação atinge o núcleo do esquema e contribui de forma decisiva para reduzir as ocorrências, proteger a população e garantir a segurança da rede elétrica”, disse Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.

Leia Também:  Avanço das obras na Salgadeira altera dias de funcionamento do complexo em novembro

O furto de energia provoca graves prejuízos à rede elétrica, pode causar curtos-circuitos, incêndios e até mortes, além de onerar os consumidores que pagam suas contas corretamente.

A Operação Energia Limpa é uma ação conjunta que visa identificar e coibir o furto de energia elétrica em Mato Grosso. Desde o início das fiscalizações, dezenas de estabelecimentos e residências foram autuados. Ao todo, são mais de 170 ações e 101 presos em todo o estado no ano.

Denuncie

A concessionária de energia possui um centro de monitoramento de fraudes e furtos e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento, ou ligar diretamente para as forças de segurança pelo 197 e 181.

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros divulga gabarito definitivo das provas para bombeiros temporários

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, nesta sexta-feira (31.10), o gabarito definitivo das provas do processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para o cargo de Soldado BM de 2ª Classe Temporário, nas especialidades de auxiliar e condutor. Confira aqui.

A publicação ocorre após a análise e o julgamento dos recursos apresentados pelos candidatos em relação ao gabarito preliminar. As provas foram aplicadas no último domingo (25.10) em diversos municípios do Estado, onde os futuros militares deverão atuar, tanto em unidades operacionais já em funcionamento quanto em novas unidades que serão inauguradas em diferentes regiões de Mato Grosso.

Já o resultado preliminar da prova objetiva, que trará a listagem dos candidatos classificados para a próxima etapa, bem como as orientações sobre a interposição de recursos, está previsto para o dia 4 de novembro. Em seguida, os candidatos aprovados nessa fase serão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), programado para ocorrer entre os dias 10 e 16 de novembro. Posteriormente, será realizada a Investigação Social e Documental.

Leia Também:  PM apreende adolescente com placa falsa em moto após ser flagrado pelo Vigia Mais MT

Todas as etapas, assim como seus respectivos resultados, serão divulgadas no site oficial do processo seletivo. Uma vez aprovados e incorporados à tropa, os militares temporários irão reforçar a capacidade de resposta e ampliando a presença da corporação em todo o Estado. A remuneração oferecida é de R$ 3.602,23, acrescida de auxílio-alimentação no valor de R$ 486,14. A carga horária poderá ser cumprida em regime de escala operacional ou expediente administrativo, conforme a necessidade da corporação.

Veja aqui o edital e todas as etapas do seletivo já realizadas.

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA