Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sedec orienta setor e amplia adesão ao registro online de hóspedes em Mato Grosso

Publicado em

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), por meio da adjunta de Turismo, está realizando ações de orientação para a implantação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH Digital) nos meios de hospedagem de Mato Grosso. A medida antecipou a obrigatoriedade do sistema em todo o país, em vigor desde 20 de abril de 2026, conforme determinação do Ministério do Turismo.

As ações, iniciadas em novembro de 2025 e mantidas até o momento, resultaram na adesão de 96 estabelecimentos em 36 municípios do estado, com cerca de 38.362 fichas cadastradas no sistema federal Cadastur. Os dados estão atualizados até abril deste ano.

A FNRH é o instrumento que formaliza o registro de hóspedes nos meios de hospedagem. Com a versão digital, o processo passou a ser feito online, inclusive com possibilidade de preenchimento antecipado pelo próprio cliente.

Para apoiar o setor na adequação à nova exigência, a adjunta de Turismo promoveu reuniões presenciais, webinar e atendimentos individualizados. Ao todo, 456 representantes participaram das atividades, entre hoteleiros, gestores públicos, empresas de tecnologia e lideranças do turismo.

Leia Também:  Governador recebe comitiva da Itália para discutir investimentos e ampliar mercados nesta segunda-feira (4)

Ao detalhar as ações realizadas, a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Gláucia Regina da Silva, ressaltou os objetivos centrais da iniciativa. “Nosso objetivo foi esclarecer a obrigatoriedade legal, mostrar como o sistema funciona na prática, tirar dúvidas operacionais e reforçar o papel da FNRH como uma ferramenta importante de registro, controle, segurança e geração de dados para o planejamento turístico do estado.”

Advertisement

Cuiabá lidera o número de fichas cadastradas, com 14.159 registros, seguida por Sinop (6.558), Várzea Grande (3.630), Barra do Garças (3.011), Sorriso (1.970), Primavera do Leste (1.672) e Chapada dos Guimarães (1.163).

Outros municípios também registraram adesão, como Rondonópolis (862), Tangará da Serra (804), Poconé (688), Campo Verde (655), Querência (599), Lucas do Rio Verde (507) e Vila Bela da Santíssima Trindade (313).

A iniciativa também alcançou cidades como Alta Floresta, Nova Xavantina, Confresa, São Félix do Araguaia, Juína, Diamantino e Porto dos Gaúchos, ampliando a regularização em diferentes regiões do estado.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  CGE e PGE esclarecem o que pode e o que não pode no uso de programas sociais em ano eleitoral

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Operação contra o tráfico de fauna resulta na apreensão de 25 aves silvestres em Nova Xavantina

Published

on

A Polícia Civil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar Ambiental realizaram, nessa terça-feira (05.05), a Operação Canto da Liberdade, em que foram apreendidas 25 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro, em Nova Xavantina.

Durante a ação, foram localizados pássaros das espécies bicudo e curió, aves silvestres de alto valor no comércio ilegal e que demandam de especial proteção ambiental, inclusive por integrarem grupos de espécies ameaçadas ou sob forte pressão do tráfico de fauna.

Conforme apurado, os animais eram mantidos em desacordo com a legislação ambiental vigente, sem a devida autorização dos órgãos competentes e em condições incompatíveis com o bem-estar animal.

Muitas aves apresentavam sinais de maus-tratos, com indícios de sofrimento, ferimentos e manutenção em ambiente inadequado, situação que reforça a gravidade da conduta investigada.

Além da manutenção irregular dos animais em cativeiro, foram encontrados indícios de falsificação e adulteração de sinais públicos de identificação, especialmente relacionados a anilhas e registros utilizados para controle oficial da criação de aves silvestres.

Advertisement

Leia Também:  Mais dois foragidos da Justiça são presos com apoio de câmeras do Vigia Mais MT

A suspeita é de que tais mecanismos fossem empregados para dar aparência de legalidade à circulação e comercialização irregular dos animais, com possível finalidade de tráfico de fauna silvestre.

As aves foram apreendidas e ficaram sob responsabilidade da equipe do Ibama, que adotará as providências necessárias para avaliação, cuidados, recuperação e destinação adequada dos animais.

Os suspeitos não foram localizados no momento da ação. Segundo as informações levantadas, eles já vinham sendo monitorados pelos órgãos ambientais e teriam adotado condutas para dificultar a fiscalização.

O delegado Flávio Leonardo Santana Silva destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos envolvidos.

“A integração entre as forças de segurança e os órgãos de proteção ambiental é fundamental para combater crimes contra a fauna, reprimir o tráfico de animais silvestres e garantir a preservação do meio ambiente. A Polícia Civil já identificou os suspeitos e segue com as investigações para apurar a responsabilidade dos envolvidos pelos crimes ambientais, maus-tratos aos animais e eventuais crimes contra a fé pública”, afirmou o delegado.

Advertisement

Leia Também:  Governo licita R$ 410,2 milhões em obras de infraestrutura em 13 cidades de MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA