Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público MT

Mutirão reúne instituições para solução de conflitos ambientais

Publicado em

Teve início nesta segunda-feira (17) e segue até quarta-feira (19) o Mutirão de Conciliação Ambiental, realizado no Complexo dos Juizados Especiais da Capital. A iniciativa reúne o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Ministério Público de Mato Grosso, por meio do Centro de Autocomposição de Conflitos (Compor-MPMT), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A proposta do mutirão é incentivar a celebração de acordos entre as partes envolvidas em processos ambientais, por meio da formalização de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). A medida busca viabilizar a regularização de passivos ambientais e a reparação dos danos causados de forma mais célere e eficiente.
A ação conta com a atuação integrada das instituições parceiras e o apoio de conciliadores e mediadores capacitados, garantindo maior padronização e efetividade nas audiências realizadas ao longo dos três dias de trabalho.
Representam o Ministério Público de Mato Grosso no mutirão os promotores de Justiça Adalberto Biazotto Junior, Miguel Slhessarenko e Marcelo Vacchiano.
O promotor de Justiça Adalberto Biazotto destacou que a iniciativa amplia a política de resolução consensual de conflitos ambientais já desenvolvida pela instituição.
“Esse trabalho segue a sistemática da conciliação. E agora o Compor, do Ministério Público, está abarcando processos de segundo grau. São processos judiciais ambientais que já detêm uma sentença de primeiro grau, mas nada impede que nós consigamos avançar em acordos”, afirmou.
O promotor ressaltou que os procedimentos adotados seguem critérios técnicos e padronizados, sempre com foco na proteção ambiental e na busca por soluções equilibradas para os envolvidos.
“Seguimos uma sistemática, uma padronização e sempre priorizando a proteção do meio ambiente, sem nos descuidarmos do aspecto social, principalmente quando se trata de pequenos proprietários rurais, sem histórico de degradação ambiental”, explicou.
Segundo Adalberto Biazotto, a conciliação representa uma alternativa capaz de tornar mais eficiente a resolução dos conflitos ambientais, proporcionando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
A expectativa é de que o mutirão contribua para ampliar a resolução consensual dos litígios ambientais, promovendo a recuperação de áreas degradadas, a adequação às normas ambientais e a construção de soluções mais rápidas e efetivas para os casos em tramitação na Justiça.

Leia Também:  Decisão garante acolhimento de crianças e pensão alimentícia

Fonte: Ministério Público MT – MT

Ministério Público MT

Ouvidoria Itinerante Xavante é semifinalista do Prêmio CNMP 2026

Published

on

O projeto Ouvidoria Itinerante – Edição Xavante, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), está entre as 94 iniciativas semifinalistas do Prêmio CNMP 2026, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A iniciativa concorre na categoria Atuação Finalística do MP II – Promoção da Equidade Étnico-Racial, destinada a reconhecer projetos que contribuam para a garantia de direitos e a redução de desigualdades étnico-raciais.A relação dos semifinalistas foi divulgada na segunda-feira (17) pelo CNMP. Nesta edição, foram selecionadas 94 iniciativas entre 789 projetos habilitados por unidades e ramos do Ministério Público de todo o país. Os trabalhos agora seguem para a segunda etapa de julgamento, que definirá a classificação das propostas em suas respectivas categorias. No fim dessa fase, três iniciativas de cada categoria serão anunciadas como finalistas.A Ouvidoria Itinerante – Edição Xavante leva serviços públicos essenciais diretamente às aldeias, rompendo barreiras geográficas, culturais e linguísticas que historicamente dificultam o acesso das comunidades indígenas aos seus direitos. A proposta reúne instituições parceiras em uma atuação integrada voltada à promoção da cidadania, fiscalização de políticas públicas e fortalecimento da presença do Estado nos territórios indígenas.Com foco na escuta ativa e na resolução de demandas concretas, a iniciativa já realizou mais de 2 mil atendimentos diretos, garantindo acesso a serviços de documentação civil, orientações jurídicas e diversos atendimentos especializados. Entre os resultados alcançados estão o registro civil inédito de uma mãe e seus filhos Xavante durante audiência realizada em aldeia indígena, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), e a regularização documental de uma cidadã estrangeira casada com indígena Xavante, por meio da atuação conjunta com a Receita Federal e a Polícia Federal.Próximas etapas – Os projetos semifinalistas seguem agora para a próxima etapa de avaliação. A divulgação das iniciativas finalistas está prevista para o dia 4 de setembro. A cerimônia de premiação será realizada em 11 de novembro, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.O Prêmio CNMP reconhece programas e projetos desenvolvidos por membros e servidores do Ministério Público brasileiro que se destacam pelo alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica (PNAE), contribuindo para o aperfeiçoamento da atuação ministerial em todo o país.(Com informações do CNMP).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia Também:  Tribunal do Júri condena dupla por execução ligada a facção criminosa

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA