POLÍCIA
Polícia Civil participa de congresso científico da Unifasipe e ministra palestra sobre práticas investigatórias e inquérito policial
 
																								
												
												
											A Polícia Civil participou do Congresso Científico da Unifasipe, ministrando uma palestra voltada a cerca de 200 acadêmicos do curso de Direito e convidados da comunidade local. A ação foi realizada na última quarta-feira (22.10), com a participação dos delegados Ugo Ângelo Reck de Mendonça, Sérgio Ribeiro Araújo e pelo escrivão de polícia Wallace Eduardo Fernandes, da Regional de Sinop.
Durante o encontro, os representantes da instituição abordaram temas de grande relevância para a formação jurídica e para a sociedade, como práticas investigatórias, a condução do inquérito policial e casos de destaque em Sinop que tiveram ampla repercussão na mídia. A explanação trouxe aos participantes uma visão prática e aprofundada sobre o funcionamento da investigação criminal e a importância da atuação técnica e ética dos profissionais da segurança pública.
      
O evento reforçou a importância da integração entre as forças de segurança e o meio acadêmico, proporcionando aos estudantes a oportunidade de compreender, na prática, a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula. Essa aproximação contribui para a formação de profissionais mais preparados, conscientes do papel do Direito e da investigação na promoção da justiça e da segurança da sociedade.
De acordo com os palestrantes, momentos como esse são fundamentais para estreitar o diálogo entre a Polícia Civil, a universidade e a comunidade, fortalecendo a confiança mútua e estimulando o interesse científico e profissional na área criminal.
Fonte: Policia Civil MT – MT
 
																	
																															POLÍCIA
Polícia Civil prende em flagrante autor de roubos em lojas femininas da Capital
 
														Um homem apontado como autor de uma série de roubos em uma loja de roupas femininas na Capital foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (30.10), em rápida ação realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
O suspeito, de 38 anos, possuía diversas passagens criminais e já era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém havia rompido o dispositivo para a prática de novos crimes.
As investigações apontaram que o suspeito está envolvido em pelo menos quatro outros roubos, todos com o mesmo modo de ação, invadindo lojas de roupas femininas e ameaçando as atendentes. Os crimes, registrados entre os dias 16 e 24 de outubro, vinham causando temor entre comerciantes e funcionárias de lojas da região central da capital.
Para praticar o crime, o suspeito atuava sozinho, simulando ser cliente para se aproximar das vítimas, sempre mulheres, e fazendo ameaças, subtraía joias, celulares e dinheiro.
Após intensas investigações, os policiais civis da Derf Cuiabá conseguiram identificar o suspeito, que foi localizado em um antigo hospital abandonado, nas proximidades da Rodovia BR-163, no bairro Tijucal. Com ele, foram apreendidos celulares, roupas e outros objetos utilizados nos crimes.
Diante dos fatos, ele foi conduzido à delegacia, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado.
O delegado titular da Derf Cuiabá, Sylvio do Vale Ferreira Júnior, destacou que o trabalho contínuo de investigação e a integração da equipe foram determinantes para o resultado.
“Trata-se de um criminoso reincidente, que vinha aterrorizando o comércio local. A atuação ágil e técnica da equipe da Derf foi fundamental para interromper essa sequência de crimes e garantir maior segurança à população de Cuiabá”, afirmou o delegado.
Flagrante de receptação
Durante as investigações, a equipe da Derf também identificou um homem, de 76 anos, apontado como receptador das joias roubadas. Ele foi localizado em um comércio no centro de Cuiabá e admitiu ter comprado os objetos subtraídos.
O suspeito foi conduzido à Derf, onde foi autuado em flagrante por crime de receptação qualificada, em razão de exercer atividade comercial e adquirir produtos de origem criminosa.
Fonte: Policia Civil MT – MT
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoPolícia Militar prende homem com seis armas de fogo em Santa Rita do Trivelato 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											