Turismo
Festa de San Gennaro, em São Paulo (SP), é reconhecida como manifestação da cultura nacional

O aroma de macarronada se espalhando pelas barraquinhas montadas nas ruas, o som da dança tarantela e a alegria que une famílias e gerações no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), ganham um reconhecimento à altura de sua história. A tradicional Festa de San Gennaro, uma das maiores celebrações populares da capital paulista, agora é oficialmente uma manifestação da cultura nacional.
A lei, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforça a importância de um evento que, desde 1973, preserva a herança dos imigrantes italianos no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. A festa, que já faz parte do calendário oficial do município, destaca-se não apenas pelo seu significado cultural, mas também pelo forte impacto social, visto que a renda gerada é revertida para obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.
O reconhecimento como patrimônio cultural realça o potencial do festejo de fortalecer a identidade turística nacional, estimula a valorização da cultura e promove o patrimônio imaterial do Brasil.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, aponta benefícios da iniciativa para o turismo cultural e gastronômico. “A Festa de San Gennaro é um símbolo e um ótimo exemplo da riqueza da nossa cultura. Ao sancionar esta lei, celebramos mais uma importante tradição, que é também um valioso produto turístico, que atrai visitantes, movimenta a economia local e preserva um legado de fé e união”, observa Sabino.
A Festa de San Gennaro acontece sempre em setembro e conta com barracas de comidas típicas italianas, tais como macarronadas, vinhos e vários outros. Além das comemorações nas ruas, missas solenes e uma procissão, o evento dispõe de um salão onde ocorrem shows ao vivo durante toda a noite.
IMPULSO – O reconhecimento da Festa de San Gennaro como manifestação da cultura nacional faz parte de um esforço do governo federal para valorizar ainda mais festejos, comemorações e expressões culturais que movimentam a economia e o turismo brasileiro.
Além do festejo da capital paulista, manifestações como a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, na Bahia; o Carnaval de Salvador (BA) e a Guitarrada, ritmo paraense típico, já receberam o mesmo reconhecimento.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Rio de Janeiro é eleito o destino favorito de turistas americanos para as festas de fim de ano

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi eleita o destino internacional mais procurado por turistas dos Estados Unidos para a temporada de férias de fim de ano, que inclui o Natal e o Réveillon. O levantamento, realizado a partir de dados do Google Flights e divulgado pela revista americana Travel + Leisure, analisou o aumento nas buscas por voos partindo de aeroportos americanos para o período de 21 de dezembro a 4 de janeiro. Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil recebeu mais de 516 mil turistas estadunidenses.
A publicação destaca as “praias icônicas, mais de 300 trilhas e joias culturais”, além do clima ensolarado e do mundialmente famoso Réveillon de Copacabana, que atrai milhões de pessoas, como os motivos que tornam a capital fluminense tão atraente. O resultado reflete o sucesso das estratégias de promoção do Brasil no exterior e o fortalecimento da infraestrutura turística nacional.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a notícia é motivo de celebração. “Este resultado é um reconhecimento do excelente trabalho de promoção que vem sendo feito. O Rio é uma das principais portas de entrada do Brasil, e seu sucesso impulsiona o turismo em todo o país. O Governo Federal tem trabalhado incansavelmente para fortalecer nossa malha aérea e promover nossos destinos no exterior, ver o nosso país se destacando é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma o ministro.
Essa percepção positiva é confirmada por números recordes. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) registrou um crescimento histórico no primeiro semestre de 2025, com 8,2 milhões de passageiros — um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço, o maior entre os dez principais aeroportos do país, não é um fato isolado, mas sim o resultado de ações estratégicas coordenadas para ampliar a atratividade do Brasil.
RECORDE – Nesta quarta-feira (17/09), o Brasil atingiu a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros, atingindo 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025 prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Para fomentar ainda mais o turismo, o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Embratur, lançou o “Plano Brasis”. A estratégia é um compilado de documentos que apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para as 27 unidades da Federação.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
DESTAQUE6 dias ago
PREVIVAG: Gestão de fundo milionário de aposentadorias em Várzea Grande pode ser condenada por irregularidades graves!
-
DESTAQUE2 dias ago
Grávida é golpeada pelo pai com socos e corrente de aço no Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande
-
CUIABÁ1 dia ago
Invasão e terror no Bosque da Saúde: servidor da SEDUC é preso em flagrante após atacar mulher que estava dormindo
-
DESTAQUE5 dias ago
A morte de Charlie Kirk: o que acontece quando o discurso de ódio se torna violência real