Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Ministério do Turismo lança canal exclusivo no WhatsApp para fortalecer a Regionalização no Brasil

Publicado em

Com o compromisso de aprimorar a comunicação e garantir suporte mais rápido e eficiente aos parceiros do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o Ministério do Turismo lançou um canal exclusivo de atendimento via WhatsApp. A nova ferramenta, disponível no número (61) 2023-7261, vai centralizar informações e atender demandas relacionadas ao PRT, como o Mapa do Turismo Brasileiro, Categorização, Governanças e Planos de Desenvolvimento Territorial do Turismo.

O canal é destinado a interlocutores estaduais, Instâncias de Governança Regional (IGRs), Conselhos Municipais de Turismo, gestores municipais, representantes do trade turístico, organizações do terceiro setor e demais parceiros que atuam na implementação das políticas públicas do setor em todo o país.

A secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, destacou o impacto da iniciativa. “A modernização da gestão pública passa por ferramentas que aproximem o governo da sociedade e dos gestores locais. Esse canal nasce para fortalecer a regionalização e apoiar os municípios brasileiros na construção de destinos mais estruturados, inovadores e sustentáveis. Estamos investindo em apoio técnico, diálogo e inteligência para que o turismo continue sendo um vetor de desenvolvimento em todas as regiões do país”, disse.

Leia Também:  Ministro Celso Sabino se reúne com embaixadora da Dinamarca no Brasil para diálogo sobre promoção turística

Já a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, ressaltou que o canal reforça o compromisso do governo em fortalecer a gestão descentralizada no turismo.

“A regionalização é uma das bases para o desenvolvimento turístico do Brasil. Com esse canal direto, queremos aproximar ainda mais o MTur dos gestores locais, garantindo orientação qualificada, respostas mais rápidas e maior integração entre estados, regiões e municípios. Nosso objetivo é apoiar quem está na ponta, onde o turismo acontece, e contribuir para que os destinos estejam cada vez mais preparados e competitivos.”

Advertisement

O canal começará a funcionar já na próxima semana. Além do WhatsApp, a iniciativa contará com materiais de divulgação institucionais e ações de comunicação integradas com as redes estaduais, regionais e municipais do PRT, ampliando o alcance da informação e reforçando a estratégia de governança participativa do turismo brasileiro.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Turismo

Ministro do Turismo participa da 1ª Conferência Nacional dos Vereadores pela Sustentabilidade, em Belém (PA)

Published

on

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou nessa quinta-feira (30.10) da 1ª Conferência Nacional dos Vereadores pela Sustentabilidade – a “COP30 dos Vereadores”, promovida pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de outubro no Teatro Gasômetro, em Belém (PA).

Às vésperas da COP30 de 2025, que acontecerá no mês de novembro na capital paraense, a conferência representou uma oportunidade histórica de mobilização do Poder Legislativo municipal em torno da Agenda 2030 da ONU. O evento reforçou o papel das Câmaras Municipais na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade local.

“A ‘COP 30 dos Vereadores’ demonstra que o Brasil está preparado para discutir o futuro sustentável do planeta em todas as esferas. É fundamental que os municípios sejam protagonistas nesse processo, promovendo ações concretas em defesa do meio ambiente, do desenvolvimento local e de um turismo mais sustentável”, defendeu o ministro Celso Sabino.

Leia Também:  Ministro do Turismo participa da 1ª Conferência Nacional dos Vereadores pela Sustentabilidade, em Belém (PA)

Durante os três dias de programação do encontro, parlamentares de diversas regiões do país participaram de painéis temáticos, debates e apresentações sobre economia verde, turismo sustentável, crédito de carbono, educação ambiental e gestão climática nos municípios.

O encontro foi encerrado com a elaboração da Carta de Belém dos Vereadores pela Sustentabilidade. O documento será encaminhado oficialmente à coordenação da COP30, como contribuição dos legisladores municipais brasileiros aos debates globais sobre o clima e o desenvolvimento sustentável.

Advertisement

Por Cíntia Luna

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA