Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, totalmente on-line, é pauta do Conselho Nacional de Turismo

Publicado em

Check-in mais rápido, dados em tempo real e regras claras para os hóspedes: essas são algumas das novidades apresentadas na 9ª reunião extraordinária do Conselho Nacional do Turismo (CNT), realizada nesta quarta-feira (17), em São Paulo, durante a Equipotel e o Conotel.

As duas portarias apresentadas aos conselheiros regulamentam a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital) e a entrada e saída de hóspedes em meios de hospedagem já foram assinadas pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a abertura da Equipotel. As normas representam avanços importantes para a modernização e competitividade do setor.

A secretária-executiva do Conselho Nacional de Turismo e secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio, destacou o papel estratégico do CNT como espaço de construção coletiva de políticas públicas, como no caso da FNRH Digital.

“A FNRH Digital representa um avanço fundamental para a modernização da hotelaria no Brasil. Ela reduz a burocracia, economiza tempo para os hóspedes e ainda gera dados estratégicos em tempo real, que vão embasar políticas públicas e fortalecer a competitividade dos nossos destinos. Agora precisamos mobilizar o setor para que toda a rede hoteleira nacional passe a aderir a essa nova estratégia”, afirmou.

Leia Também:  Ministério do Turismo regulamenta Ficha de Registro de Hospedes Digital e moderniza sistema de hospedagem no país

Construídas em conjunto com os membros do CNT, as portarias trazem inovações como a simplificação do check-in e check-out e a obrigatoriedade de informações mais transparentes para os consumidores.

Advertisement

No caso da regulamentação de entrada e saída de hóspedes de meios de hospedagem, a norma estabelece que o tempo destinado à arrumação, higiene e limpeza dos quartos deve estar incluso no valor da diária, não podendo ultrapassar o período de três horas. Os meios de hospedagem, agências de turismo e plataformas digitais que terceirizarem o serviço também ficam obrigados a informar aos hóspedes os horários de entrada e saída e o tempo estimado para limpeza e organização do quarto.

A regra ainda determina que a arrumação contemple, obrigatoriamente, a higienização completa do ambiente, a troca de roupas de cama e de toalhas.

O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, Wilken Souto, ressaltou que as medidas foram alinhadas às demandas do setor. “Nosso objetivo é transformar propostas em resultados concretos para fortalecer toda a cadeia turística, de forma segura e responsável”, afirmou.

Leia Também:  Festa de San Gennaro, em São Paulo (SP), é reconhecida como manifestação da cultura nacional

TURISMO EM ALTA – Presente na reunião, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Sobral, reforçou o bom momento vivido pelo turismo brasileiro.

“Hoje o ministro Celso Sabino está em Belém para celebrar o recorde de turistas internacionais no Brasil. Já superamos os números de 2024 e atingimos a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros que escolheram o país para conhecer nossos destinos. Essas novas regulamentações só ajudam a estruturar cada vez mais o setor para que possamos receber bem esses turistas”, destacou.

Advertisement

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Rio de Janeiro é eleito o destino favorito de turistas americanos para as festas de fim de ano

Published

on

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi eleita o destino internacional mais procurado por turistas dos Estados Unidos para a temporada de férias de fim de ano, que inclui o Natal e o Réveillon. O levantamento, realizado a partir de dados do Google Flights e divulgado pela revista americana Travel + Leisure, analisou o aumento nas buscas por voos partindo de aeroportos americanos para o período de 21 de dezembro a 4 de janeiro. Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil recebeu mais de 516 mil turistas estadunidenses.

A publicação destaca as “praias icônicas, mais de 300 trilhas e joias culturais”, além do clima ensolarado e do mundialmente famoso Réveillon de Copacabana, que atrai milhões de pessoas, como os motivos que tornam a capital fluminense tão atraente. O resultado reflete o sucesso das estratégias de promoção do Brasil no exterior e o fortalecimento da infraestrutura turística nacional.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a notícia é motivo de celebração. “Este resultado é um reconhecimento do excelente trabalho de promoção que vem sendo feito. O Rio é uma das principais portas de entrada do Brasil, e seu sucesso impulsiona o turismo em todo o país. O Governo Federal tem trabalhado incansavelmente para fortalecer nossa malha aérea e promover nossos destinos no exterior, ver o nosso país se destacando é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma o ministro.

Leia Também:  Ministério do Turismo fortalece turismo religioso e anuncia investimentos em infraestrutura turística

Essa percepção positiva é confirmada por números recordes. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) registrou um crescimento histórico no primeiro semestre de 2025, com 8,2 milhões de passageiros — um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço, o maior entre os dez principais aeroportos do país, não é um fato isolado, mas sim o resultado de ações estratégicas coordenadas para ampliar a atratividade do Brasil.

RECORDE – Nesta quarta-feira (17/09), o Brasil atingiu a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros, atingindo 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025 prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Advertisement

Para fomentar ainda mais o turismo, o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Embratur, lançou o “Plano Brasis”. A estratégia é um compilado de documentos que apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para as 27 unidades da Federação.

Leia Também:  Governo Federal celebra recorde histórico de turistas estrangeiros no Brasil com chegada de voo internacional em Belém (PA)

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA