Turismo
Participe da consulta pública do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

Está aberta até 25 de setembro a consulta pública sobre o Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, uma iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O objetivo é orientar ações do governo federal para a promoção de direitos, a preservação cultural e o fortalecimento de práticas sustentáveis das comunidades.
Participe AQUI da consulta.
O Plano será estruturado em seis eixos principais: acesso a territórios e recursos naturais; infraestrutura; inclusão social; fomento e produção sustentável; direitos humanos e combate às violações; comunicação, cultura e processos formativos.
A proposta busca garantir reconhecimento e visibilidade às comunidades tradicionais, respeitando suas formas de organização social e sua contribuição histórica para a diversidade cultural, ambiental e econômica do país.
Ao abrir espaço à participação social, a iniciativa procura reunir sugestões que fortaleçam políticas públicas e contribuam para a construção de um Brasil mais inclusivo.
EXPERIÊNCIAS DO BRASIL ORIGINAL – Promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com os ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Experiências do Brasil Original é um programa que orienta a estruturação de produtos turísticos por comunidades tradicionais.
O projeto inclui ações de diagnóstico, capacitação, formatação e comercialização, possibilitando que atrativos integrem a oferta turística nacional.
O Ministério do Turismo disponibiliza um guia de implementação do Experiências do Brasil Original pelos governos estaduais e municipais. O documento detalha a metodologia do programa para a replicação de ações locais com potencial de, por meio do turismo de base comunitária, promover inserção social, desenvolvimento econômico e a valorização dos recursos naturais e culturais de territórios indígenas e quilombolas. (Acesse AQUI o guia)
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Rio de Janeiro é eleito o destino favorito de turistas americanos para as festas de fim de ano

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi eleita o destino internacional mais procurado por turistas dos Estados Unidos para a temporada de férias de fim de ano, que inclui o Natal e o Réveillon. O levantamento, realizado a partir de dados do Google Flights e divulgado pela revista americana Travel + Leisure, analisou o aumento nas buscas por voos partindo de aeroportos americanos para o período de 21 de dezembro a 4 de janeiro. Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil recebeu mais de 516 mil turistas estadunidenses.
A publicação destaca as “praias icônicas, mais de 300 trilhas e joias culturais”, além do clima ensolarado e do mundialmente famoso Réveillon de Copacabana, que atrai milhões de pessoas, como os motivos que tornam a capital fluminense tão atraente. O resultado reflete o sucesso das estratégias de promoção do Brasil no exterior e o fortalecimento da infraestrutura turística nacional.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a notícia é motivo de celebração. “Este resultado é um reconhecimento do excelente trabalho de promoção que vem sendo feito. O Rio é uma das principais portas de entrada do Brasil, e seu sucesso impulsiona o turismo em todo o país. O Governo Federal tem trabalhado incansavelmente para fortalecer nossa malha aérea e promover nossos destinos no exterior, ver o nosso país se destacando é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma o ministro.
Essa percepção positiva é confirmada por números recordes. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) registrou um crescimento histórico no primeiro semestre de 2025, com 8,2 milhões de passageiros — um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço, o maior entre os dez principais aeroportos do país, não é um fato isolado, mas sim o resultado de ações estratégicas coordenadas para ampliar a atratividade do Brasil.
RECORDE – Nesta quarta-feira (17/09), o Brasil atingiu a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros, atingindo 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025 prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Para fomentar ainda mais o turismo, o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Embratur, lançou o “Plano Brasis”. A estratégia é um compilado de documentos que apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para as 27 unidades da Federação.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
DESTAQUE6 dias ago
PREVIVAG: Gestão de fundo milionário de aposentadorias em Várzea Grande pode ser condenada por irregularidades graves!
-
DESTAQUE2 dias ago
Grávida é golpeada pelo pai com socos e corrente de aço no Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande
-
CUIABÁ1 dia ago
Invasão e terror no Bosque da Saúde: servidor da SEDUC é preso em flagrante após atacar mulher que estava dormindo
-
DESTAQUE5 dias ago
A morte de Charlie Kirk: o que acontece quando o discurso de ódio se torna violência real