Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, defende cooperação do organismo internacional para reforçar representatividade na COP30

Publicado em

Presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou ao Secretário-Geral da entidade, Zurab Pololikashvili uma Carta Aberta onde defende a participação e ampliação da representatividade dos países-membros do organismo internacional na Conferência do Clima, que acontecerá no mês de novembro, em Belém (PA). O ministro do Turismo defende a cooperação dos integrantes e afiliados ao organismo para proporcionar ampla presença internacional no mais importante evento do ramo no planeta.

No texto, o representante brasileiro reforça a importância da realização do encontro global no maior bioma do planeta, a Amazônia, e o papel do turismo sustentável e resiliente no combate às mudanças climáticas que afetam o mundo.

Vamos trabalhar, juntos, para criar um roteiro que leve a uma COP30 colaborativa, que represente um avanço real para a adoção do turismo sustentável e resiliente. A COP30 é a nossa chance de transformar definitivamente o setor, garantindo que ele seja um pilar de crescimento econômico de forma sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”, conclama o ministro Celso Sabino.

Leia Também:  Ministério do Turismo fortalece turismo religioso e anuncia investimentos em infraestrutura turística

Celso Sabino pontua ainda a relevância da promoção da Conferência na Amazônia. “Não podemos perder a oportunidade de oferecer aos nossos líderes globais a chance de debaterem o futuro do planeta dentro de um laboratório vivo e de sentir a urgência de manter a Floresta Amazônica protegida. Um bioma que sustenta não só o equilíbrio climático global, mas milhares de famílias que tiram seu sustento da floresta, inclusive por meio do turismo”, acrescenta o ministro.

Outro ponto ressaltado pelo ministro brasileiro é que o governo federal investe fortemente na preparação de Belém para a Conferência do Clima, a fim de aprimorar a capacidade da capital paraense de bem acolher os participantes do evento.

Advertisement

Uma das ações do Ministério do Turismo é a oferta de financiamentos em condições especiais a empreendedores privados por maio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), que proporciona capital de giro, obras e a aquisição de equipamentos. Além disso, o Ministério do Turismo, por meio de um convênio junto à Secretaria de Estado de Turismo do Pará, investe R$ 4 milhões na instalação de 670 placas de sinalização turística em quase 30 roteiros de Belém.

Leia Também:  Festa de San Gennaro, em São Paulo (SP), é reconhecida como manifestação da cultura nacional

PRESENÇAS – O último balanço divulgado pela presidência da COP30 traz que 79 países já confirmaram hospedagem em Belém com vistas ao evento, enquanto outras 70 nações seguem em negociação. Para reforçar este trabalho, desde o dia 18 de agosto desse ano, uma força-tarefa integrada pela Secop (Secretaria Extraordinária da COP30), o Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Pará promove o atendimento às delegações da conferência.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Turismo

Rio de Janeiro é eleito o destino favorito de turistas americanos para as festas de fim de ano

Published

on

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi eleita o destino internacional mais procurado por turistas dos Estados Unidos para a temporada de férias de fim de ano, que inclui o Natal e o Réveillon. O levantamento, realizado a partir de dados do Google Flights e divulgado pela revista americana Travel + Leisure, analisou o aumento nas buscas por voos partindo de aeroportos americanos para o período de 21 de dezembro a 4 de janeiro. Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil recebeu mais de 516 mil turistas estadunidenses.

A publicação destaca as “praias icônicas, mais de 300 trilhas e joias culturais”, além do clima ensolarado e do mundialmente famoso Réveillon de Copacabana, que atrai milhões de pessoas, como os motivos que tornam a capital fluminense tão atraente. O resultado reflete o sucesso das estratégias de promoção do Brasil no exterior e o fortalecimento da infraestrutura turística nacional.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a notícia é motivo de celebração. “Este resultado é um reconhecimento do excelente trabalho de promoção que vem sendo feito. O Rio é uma das principais portas de entrada do Brasil, e seu sucesso impulsiona o turismo em todo o país. O Governo Federal tem trabalhado incansavelmente para fortalecer nossa malha aérea e promover nossos destinos no exterior, ver o nosso país se destacando é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma o ministro.

Leia Também:  Brasil bate recorde histórico de turistas internacionais com políticas de conectividade aérea e promoção turística

Essa percepção positiva é confirmada por números recordes. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) registrou um crescimento histórico no primeiro semestre de 2025, com 8,2 milhões de passageiros — um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço, o maior entre os dez principais aeroportos do país, não é um fato isolado, mas sim o resultado de ações estratégicas coordenadas para ampliar a atratividade do Brasil.

RECORDE – Nesta quarta-feira (17/09), o Brasil atingiu a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros, atingindo 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025 prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Advertisement

Para fomentar ainda mais o turismo, o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Embratur, lançou o “Plano Brasis”. A estratégia é um compilado de documentos que apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para as 27 unidades da Federação.

Leia Também:  Ministério do Turismo fortalece turismo religioso e anuncia investimentos em infraestrutura turística

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA