Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Volta às aulas mobiliza 628 escolas da rede estadual e marca início do ano letivo 2026 em Mato Grosso

Publicado em

O ano letivo de 2026 começa nesta segunda-feira (2.2) nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, com 311.762 matrículas ativas. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) é de que esse número chegue a aproximadamente 317 mil estudantes até o mês de março, acompanhando o fluxo de novas matrículas ao longo das primeiras semanas de aula.

O retorno às atividades escolares marca um momento de reencontro entre estudantes, professores, gestores e famílias, e também de acolhimento para quem inicia uma nova etapa na rede estadual. Para garantir um início de ano organizado e com foco na aprendizagem, a Secretaria preparou uma série de ações que envolvem desde a estrutura das unidades até o suporte pedagógico oferecido aos alunos.

“Estamos iniciando o ano letivo com planejamento, acolhimento e compromisso com cada estudante. A rede estadual já está recebendo os uniformes escolares e já receberam as apostilas, que são atualizadas bimestralmente para garantir um ensino alinhado às necessidades de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Leia Também:  Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase

“Nosso foco é assegurar que o estudante tenha acesso a conteúdos atualizados, materiais de qualidade e um ambiente escolar acolhedor, que estimule o aprendizado e o desenvolvimento integral”, destacou.

Além dos investimentos em materiais pedagógicos, a Seduc reforça que as equipes escolares passaram por planejamento e formações pedagógicas antes do início das aulas, garantindo que o ano letivo comece com organização e metas definidas durante a Semana Pedagógica.

Advertisement

O evento aconteceu em Cuiabá, de 19 a 23 de janeiro, com a participação de mais de 10 mil servidores da Rede Estadual de Ensino, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, nutricionistas e técnicos, com foco no alinhamento das diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para o ano letivo.

A Semana Pedagógica teve continuidade nas escolas de todos as 13 diretorias regionais de 26 e 30 de janeiro, quando os profissionais que participaram do evento em Cuiabá replicaram os conhecimentos adquiridos aos demais servidores.

Para o secretário, essa metodologia garantiu que a formação não ficasse restrita ao evento, mas se transformasse em ações concretas no cotidiano escolar. Quem ganha com tudo isso são os nossos estudantes, que terão uma educação mais alinhada, qualificada e comprometida com o seu desenvolvimento.

Leia Também:  PM detém cinco pessoas por tráfico de drogas e apreende 72 porções de entorpecentes

“A Secretaria de Educação deseja boas-vindas a toda a comunidade escolar, estudantes, profissionais da educação e famílias. É momento de reforçar o compromisso de trabalhar, ao longo de 2026, por uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade em Mato Grosso”, finalizou Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Projeto Escola da Família segue ativo em escolas estaduais a partir de fevereiro

Published

on

Com a volta às aulas da Rede Estadual marcada para o dia 2 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) dá continuidade ao Projeto Escola da Família, com a participação de 34 unidades escolares distribuídas em todas as regiões do estado. A iniciativa transforma escolas em espaços de convivência, lazer e aprendizado aos sábados, fortalecendo o vínculo entre alunos, pais e a comunidade.

Criado em 2024, o projeto tem como madrinha a primeira-dama Virginia Mendes e vem se consolidando como uma política pública voltada ao bem-estar, à inclusão social e à aproximação entre escola e comunidade.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Escola da Família amplia o papel social da escola e reforça a educação para além da sala de aula.

“A escola é também um espaço de acolhimento e convivência. Com a volta às aulas, o projeto segue fortalecendo a integração entre estudantes, famílias e a comunidade, oferecendo atividades que promovem cidadania, saúde e desenvolvimento social”, destaca o secretário.

Aos sábados, as escolas participantes oferecem uma programação diversificada, com atividades esportivas, como vôlei, basquete, futsal e tênis de mesa, além de jogos de tabuleiro e oficinas culturais e artísticas, entre elas judô, capoeira, tricô e design de unhas. Em algumas unidades, também são realizadas atividades aquáticas, como hidroginástica e recreação em piscina.

Advertisement

Além de beneficiar os estudantes, o projeto atende moradores das regiões onde as escolas estão inseridas, ampliando o acesso ao lazer, ao esporte e à convivência comunitária, especialmente em bairros com poucas opções de espaços públicos.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeito e recupera veículo furtado poucas horas após o crime

Segundo a Seduc, após iniciar como projeto-piloto em 10 escolas em 2024, o Escola da Família foi ampliado em 2025 e passou a atender 34 unidades escolares em diferentes municípios de Mato Grosso. Para 2026, a Seduc pretende ampliar o número de escolas participantes.

Confira em anexo a relação das escolas que tem o projeto.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA