AGRONEGÓCIO
Ministro da Pesca e Aquicultura cumpre agenda no Pará entre 24 e 26 de abril; confira as atividades
O Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, estará no Pará, nas cidades de Belém, Bragança, Capitão Poço e São Miguel do Guamá, entre os dias 24 e 26 de abril, para cumprir agenda relacionada à capacitação do Programa Nacional de Regularização de Embarcação de Pesca – Propesc, bem como à visita a empreendimentos de piscicultura e ao fortalecimento dos setores da pesca e da aquicultura do estado.
Na ocasião, o ministro se reunirá com lideranças da pesca artesanal, da aquicultura e com gestores públicos para ampliar o diálogo do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA com esses setores e fortalecer as políticas públicas voltadas às demandas locais.
Confira agenda completa:
Dia 24/04 (sexta-feira)
08h – Participação na Capacitação do PROPESC.
Local: Av. Presidente Tancredo Neves, 2.501, Bairro Terra Firme, Belém/PA
13h30 – Almoço e visita à empresa AMASA
Local: Amazonas Indústria Alimentícias S/A (AMASA), Bairro Pratinha/Icoaraci – Belém/PA
16h – Reunião com o Presidente do PSD do Município de Cametá/PA.
Local: A confirmar.
Dia 25/04 (Sábado)
08h30 – Café da Manhã com Prefeito de Bragança.
Local: Usina da Paz – Av. Juscelino Kubitschek – Perpetuo Socorro – Bragança.
09h30 – Encontro com Setor Produtivo com Prefeito de Bragança/PA.
Local: GPesca Ind de Pescado Rodovia Braganca Ajuruteua Ramal do Café, 2.
11h00 – Visita Técnica a Empreendimento de Piscicultura em Bragança/PA.
Local: Fazenda D’ Paula – PA 112 KM 08.
15h30 – Visita à Fazenda de Piscicultura em Capitão Poço.
Local: Seixeira Aurora, Rodovia PA 124, s/n, Bairro Zona Rural
DIA 26/04 (Domingo)
08h30 – Café da Manhã Institucional.
Local: Fábrica de Ração Nutriforte. São Miguel do Guamá/PA
10h00 – Visita técnica fluvial com Prefeito de São Miguel do Guamá e Irituia/PA.
Local: Áreas ribeirinhas do Rio Guamá.
Contato
[email protected]
(61) 3276-5193 / (61) 8141-7229
Erika Meneses – Coordenadora da Assessoria de Comunicação do MPA
Geilson Silva – 79 998341267
www.gov.br/mpa
@minpescaeaquicultura
AGRONEGÓCIO
Governo do Brasil na Rua: MPA confirma presença em Recife (PE)
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participará do Governo do Brasil na Rua, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2026, em Recife (PE). O objetivo é levar atendimento direto aos pescadores, aquicultores e responsáveis por embarcações.
O MPA terá um estande no local, para ampliar sua presença junto ao público e fortalecendo a estratégia de levar os serviços diretamente aos territórios. O evento contará com a presença de diversas autoridades, além de representantes do MPA e de outros Ministérios.
Durante os dois dias, a feira oferecerá atendimento gratuito e sem necessidade de agendamento, garantindo acesso facilitado a políticas públicas e serviços essenciais. No estande do MPA, serão realizados atendimentos voltados à regularização e orientação do setor, com destaque para:
Apoio ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP);
Orientações técnicas e administrativas;
Suporte ao sistema PesqBrasil;
Apoio em cadastro, atualização e acompanhamento de processos;
Informações sobre licenciamento, programas e políticas públicas;
Orientações sobre a 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca.
Além dos serviços do MPA, os pescadores terão acesso a outros serviços como: emissão de documento de identidade, criação de contas bancárias, serviços de saúde, microcrédito, habitação, assistência jurídica, entre outros.
De acordo com o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MPA, Paulo Faria, “a participação do Ministério nesta edição consolida uma diretriz importante: ampliar o acesso às políticas públicas, facilitar a regularização e garantir que os serviços cheguem de forma mais direta aos pescadores e aquicultores”.
SERVIÇO
Data: 24 e 25 de abril de 2026
Horário: das 9h às 17h,
Local: Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 7487, Macaxeira. Recife (PE).
-
AGRONEGÓCIO6 dias agoGuerra do Irã e veto chinês ao ácido sulfúrico apertam fertilizantes em Mato Grosso
-
DESTAQUE5 dias agoBrasil e Canadá decidem título do Fifa Series na Arena Pantanal neste sábado
-
DESTAQUE6 dias agoNova lei institui guarda compartilhada obrigatória para pets no Brasil
-
AGRONEGÓCIO5 dias agoProdutor de MT com CAR pendente não consegue mais autorização para desmate legal



