Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

Publicado em

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que oferece formação gratuita e completa em aviação para estudantes da Rede Estadual. A aula ocorreu no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa busca ampliar oportunidades educacionais e profissionais para estudantes da rede pública estadual, promovendo a inclusão social e o acesso a carreiras de alta qualificação. Nesta primeira edição, 20 estudantes foram selecionados para participar da formação.

O governador Otaviano Pivetta destacou que o Decolando vai permitir aos estudantes uma formação altamente especializada.

“O Decolando nasce para mostrar que o ensino público de Mato Grosso pode levar nossos estudantes a lugares antes inalcançáveis. Queremos que eles aproveitem essa chance, se dediquem e sirvam de inspiração para milhares de outros jovens que também sonham em transformar suas vidas por meio da educação”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, destacou que um dos aspectos mais marcantes do programa é o impacto gerado na vida dos estudantes e de suas famílias. “O que mais emociona é ver o orgulho nos olhos dos pais e a expectativa desses estudantes ao perceberem que podem chegar a lugares antes considerados inacessíveis”, disse.

Advertisement

“O Decolando representa esperança, inclusão e a possibilidade de um futuro diferente para esses jovens e suas famílias. É uma iniciativa que mostra a força da união entre as políticas públicas para gerar oportunidades reais e promover transformação social”, avaliou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Klebson Haack.

Leia Também:  Bombeiros militares capturam cachorro pitbull que estava solto em via pública

A secretária de Estado de Segurança Pública, tenente-coronel PM Susane Tamanho, afirmou que este é o momento para que os estudantes abracem esse desafio com dedicação, disciplina e compromisso. “Ao final dessa jornada, sei que muitos realizarão um sonho e servirão de inspiração para outros jovens que também acreditam no poder da educação e das oportunidades**.**”

Entre os selecionados estão jovens de Cuiabá e Várzea Grande que enxergam na iniciativa uma oportunidade de acesso a uma formação tradicionalmente de alto custo e pouco acessível a grande parte da população.

Para Lucas Cardoso, de 17 anos, da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, ter sido selecionado representa uma oportunidade única para uma profissão que, historicamente, esteve restrita a poucas pessoas. Segundo ele, a iniciativa tem potencial para abrir caminhos para outros jovens da rede estadual. “Foi uma emoção muito grande para mim e para a minha família”, resumiu.

“Quando fui aprovado, minha família ficou muito feliz e começou a acreditar nesse sonho junto comigo”, disse Rafael Fabiano de Araújo, de 17 anos, da Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos. Alegria compartilhada pelo colega da Escola Estadual Maria de Macedo, João Marcos de Farias, de 17 anos. “Estou feliz. Vejo essa oportunidade como um grande passo para a minha vida”.

Advertisement
Rafael, João Marcos e Lucas, da esquerda para a direita – Foto: Isabely dos Anjos

O programa

Leia Também:  Seduc inicia revisão do processo de atribuição com escuta de gestores e secretários escolares

Com duração estimada de até 24 meses, o curso inclui formação teórica, avaliações de desempenho, exames médicos e treinamento prático de voo. Ao longo do percurso, os estudantes poderão obter as licenças de Piloto Privado (PP) e de Piloto Comercial (PC), além de habilitações para voo por instrumentos (IFR), para voo multimotor e capacitação em inglês aeronáutico.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Advertisement

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Advertisement

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Leia Também:  Secel apresentará estudo do Produto Interno Bruto e pacote de editais 2026/2027 para a cultura mato-grossense

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA