Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Operação da Polícia Civil mira membros de facção criminosa que atuam no norte de MT

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (30.6), em Sinop, a Operação Extensão para cumprir dois mandados de busca e apreensão domiciliar contra investigados por integrarem uma facção criminosa na região norte do Estado.

Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 55 mil nas contas de um dos investigados, medida destinada a impedir a movimentação de valores supostamente vinculados às atividades criminosas.

Os mandados foram decretados pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Sinop, com base em investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco) de Cuiabá, que apuram os crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.

O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Sinop. A operação teve como alvo principal L.S.P., conhecido como “Sapateiro”, apontado como integrante da facção criminosa na região norte do Estado.

Influência externa

Advertisement

As investigações tiveram início em 2024, quando o principal alvo da investigação foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Porém, mesmo custodiado, ele continuaria exercendo influência sobre as atividades da facção criminosa.

Leia Também:  Forças policiais do Brasil e do Paraguai resgatam criança filha de vítima de feminicídio

Segundo as apurações, os alvos das buscas desempenham funções estratégicas para a estrutura criminosa, executando ordens repassadas pela liderança da facção, seja na distribuição fragmentada de valores provenientes das atividades ilícitas, seja na operacionalização das ações necessárias para a manutenção e o fortalecimento do grupo criminoso.

Durante as investigações, também foram identificados indícios de uma estrutura composta por operadores responsáveis pela movimentação financeira, suporte logístico, habilitação de linhas telefônicas, ocultação patrimonial e utilização de terceiros para dificultar o rastreamento dos valores obtidos de forma ilícita.

Com base nos elementos colhidos, a Polícia Civil representou pelas medidas judiciais, que foram deferidas pela Justiça. As buscas têm como objetivo apreender aparelhos celulares, documentos, mídias e outros elementos que contribuam para o avanço das investigações, bem como identificar novos integrantes e fortalecer as provas relacionadas aos crimes investigados.

Operação Extensão

Advertisement

O nome da operação faz referência à estratégia adotada pela facção criminosa de ampliar a atuação de sua principal liderança por meio de integrantes e pessoas interpostas que, mesmo sem vínculo direto e aparente com o líder preso, executariam suas determinações, permitindo a continuidade das atividades criminosas e estendendo a influência da facção na região.

Leia Também:  Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil recupera carga de 273 toneladas de defensivos furtada de propriedade rural em Pontes e Lacerda

Published

on

Cerca de 273 toneladas de defensivos agrícolas furtadas de uma propriedade rural foram recuperadas pela Polícia Civil, no domingo (28.6), em investigação realizada pelos policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda. A ação rápida da equipe de investigação possibilitou a localização de toda a carga, avaliada em cerca de R$ 1,3 milhão, poucas horas após o crime.

As diligências realizadas por policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda, no âmbito da Operação Brasil Contra o Crime Organizado – Fronteira, iniciaram logo após a comunicação do furto, ocorrido durante a madrugada e constatado na manhã de sábado (27).

Diante das informações, os investigadores iniciaram levantamentos para identificar o destino da carga, que havia sido retirada de um galpão localizado na propriedade rural. Conforme as investigações, o material, composto por fertilizante granulado armazenado em bags de uma tonelada, foi transportado por veículos de grande porte e distribuído em diferentes pontos da zona rural do município, na tentativa de dificultar sua localização.

Com base nas informações levantadas, os policiais localizaram três esconderijos utilizados pelos criminosos. No primeiro ponto, em uma área de pastagem nas proximidades de uma mineradora, foram encontradas cerca de 160 toneladas do produto. Em seguida, em um segundo local, também na zona rural, foram recuperadas aproximadamente 55 toneladas. Por fim, em uma fazenda da região, os investigadores localizaram as 48 toneladas restantes, totalizando a recuperação integral da carga furtada.

Leia Também:  Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio

Após a apreensão, os defensivos agrícolas foram restituídos à empresa vítima, que permaneceu como fiel depositária dos produtos. As investigações continuam para identificar os autores do furto e esclarecer a participação de eventuais envolvidos na ação criminosa.

Advertisement

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA