Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Saúde de Várzea Grande realiza Dia D do Outubro Rosa neste sábado (10)

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza, neste sábado (10), uma ação especial do Outubro Rosa. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de prevenção e cuidado.

Durante a campanha, será realizado atendimento médico e, conforme a avaliação e a necessidade de cada paciente, poderão ser solicitados exames preventivos, como o CCO (citopatológico do colo do útero). As mulheres que estiverem com a mamografia ou a ultrassonografia das mamas desatualizadas também poderão receber a solicitação para a realização dos exames, de acordo com a avaliação médica.

A ação contará ainda com aferição da pressão arterial, teste de glicemia e atualização do cartão de vacinação. Os encaminhamentos para os exames serão realizados por meio da FEB Saúde, prestadora de serviços da rede municipal.

A iniciativa busca facilitar o acesso das mulheres à prevenção, principalmente daquelas que, durante a rotina, têm dificuldade de procurar uma unidade de saúde.

Leia Também:  CMEI promove intervenção pedagógica para fortalecer aprendizagem e desenvolvimento das crianças

“Estamos preparando esse dia para que as mulheres tenham a oportunidade de cuidar da saúde de forma completa e mais próxima de casa. É um momento de prevenção, de orientação e também de incentivo para que cada mulher mantenha seus exames em dia. Nosso objetivo é ampliar o acesso e identificar precocemente qualquer alteração que precise de acompanhamento”, destacou o secretário municipal de Saúde, Michael Alves.

Advertisement

O coordenador da Atenção Primária, Marcílio Neto, reforça que as equipes estarão mobilizadas para acolher as mulheres durante todo o dia.

“É um chamamento para que as mulheres aproveitem essa oportunidade. Teremos atendimento médico e, conforme a necessidade identificada durante a consulta, os exames serão solicitados e encaminhados. Também teremos serviços simples, como aferição da pressão e teste de glicemia, que ajudam a acompanhar a saúde de forma geral”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta as mulheres a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência neste sábado (10), das 8h às 17h. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

VÁRZEA GRANDE

Escolas de Várzea Grande transformam eleição simulada em aula prática de cidadania

Published

on

A eleição saiu das urnas e ganhou as salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. Nesta sexta-feira (2), alunos da EMEB Jaime Veríssimo de Campos Júnior, o Jaiminho, e da EMEB Júlio Domingos de Campos participaram de atividades educativas que transformaram o processo eleitoral em uma experiência prática de aprendizado, participação e cidadania.

Nas duas unidades, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, de maneira lúdica, etapas que fazem parte de uma eleição. Eles conheceram os candidatos, acompanharam a apresentação de propostas, receberam títulos de eleitor e participaram da votação para escolher seus representantes.

No Jaiminho, a atividade foi organizada pela professora Victoria Virgínia, com a participação da equipe gestora e da comunidade escolar. A escola montou uma estrutura semelhante à de uma eleição oficial e utilizou um aplicativo para simular a apuração dos votos. A tecnologia permitiu que os alunos acompanhassem, em tempo real, a contagem e o resultado da votação.

Mais do que uma brincadeira, a proposta foi utilizada como ferramenta pedagógica para aproximar as crianças de temas como democracia, participação social, responsabilidade e respeito às diferentes opiniões.

Durante a atividade, os estudantes também tiveram espaço para apresentar suas próprias ideias. Os candidatos defenderam propostas relacionadas ao cotidiano escolar e às necessidades dos alunos, mostrando que participar de uma eleição também envolve ouvir, apresentar ideias, discutir soluções e fazer escolhas.

Advertisement

O entusiasmo tomou conta das unidades durante a votação. A expectativa pelo resultado, a movimentação dos “eleitores” e a apresentação das propostas fizeram com que os estudantes participassem ativamente de cada etapa da experiência.

Leia Também:  Flávia Moretti vistoria obras de reservatório da Imigrantes que reforçará abastecimento de água

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda de Figueiredo, acompanhou de perto a ação no Jaiminho e destacou a importância de trabalhar a formação cidadã desde os primeiros anos escolares.

“Quando a escola cria uma experiência como essa, ela está ensinando muito mais do que como funciona uma eleição. Está ensinando nossas crianças a ouvir, a respeitar opiniões diferentes, a apresentar suas ideias e a entender que toda escolha traz responsabilidades. Hoje eles estão participando de uma eleição simulada, mas estamos formando cidadãos que, no futuro, terão condições de compreender o papel dos políticos e a importância das decisões para a nossa cidade e para a sociedade”, afirmou.

Para a professora Victoria Virgínia, a ideia foi tornar um assunto que pode parecer distante da realidade das crianças em algo concreto e divertido.

“Queríamos que os alunos entendessem o que é uma eleição e percebessem que cada voto tem importância. Por isso, criamos todo esse ambiente, desde os candidatos apresentando suas propostas até o título de eleitor e a apuração. Eles participaram, se divertiram e, ao mesmo tempo, aprenderam sobre responsabilidade, escolha e cidadania”, explicou.

Advertisement

Aprendizado que também chegou à EMEB Júlio Domingos de Campos

Leia Também:  CMEI promove intervenção pedagógica para fortalecer aprendizagem e desenvolvimento das crianças

A mesma proposta também foi desenvolvida na EMEB Júlio Domingos de Campos, onde os estudantes participaram de uma eleição simulada como parte das atividades pedagógicas da unidade. A iniciativa permitiu que os alunos conhecessem, de forma adequada à faixa etária, conceitos relacionados ao processo eleitoral e à participação cidadã.

Assim como no Jaiminho, a atividade buscou transformar o conteúdo em uma experiência concreta, fazendo com que as crianças deixassem de ser apenas espectadoras e assumissem o papel de eleitores.

A realização das atividades nas duas escolas reforça a possibilidade de trabalhar a educação cidadã dentro do ambiente escolar de maneira leve, participativa e próxima da realidade dos estudantes.

Além de compreenderem como funciona uma votação, os alunos foram estimulados a desenvolver valores que fazem parte da convivência em sociedade, como respeito, diálogo, responsabilidade, escuta e participação.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA