Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MME destaca avanços da reforma do setor elétrico durante o ENASE 2026

Publicado em

Dando continuidade às discussões sobre os principais desafios e oportunidades do setor elétrico, o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho, participou do painel “Reformas Estruturantes (Lei nº 15.269) e Desdobramentos”, realizado nesta terça-feira (17/6), durante a 23ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), no Rio de Janeiro. O debate teve como foco a modernização do setor elétrico e a construção de um ambiente mais competitivo, eficiente e sustentável, reunindo representantes do governo, especialistas e agentes de mercado para discutir os avanços e os desdobramentos da reforma setorial conduzida pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante o painel, foram abordados os principais elementos da reforma do setor elétrico, com destaque para a transformação do papel das distribuidoras, a racionalização dos subsídios, a modernização da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a regulamentação de novas tecnologias, como sistemas de armazenamento de usinas híbridas. O secretário ressaltou que a reforma foi desenvolvida com uma visão de longo prazo, visando fortalecer a segurança jurídica, ampliar a liberdade de escolha do consumidor e criar condições para que a expansão do mercado aconteça de forma sustentável e alinhada às transformações tecnológicas em curso.

Leia Também:  Alexandre Silveira anuncia medida para consumidores rurais e reforça compromisso do Governo do Brasil com o agronegócio

“A reforma do setor elétrico, liderada pelo ministro Alexandre Silveira, é uma etapa importante na modernização do nosso sistema, preparando o país para os desafios das próximas décadas com mais eficiência, competitividade e segurança. Estamos avançando na abertura do mercado, ampliando a liberdade de escolha dos consumidores, aperfeiçoando os sinais econômicos, racionalizando subsídios e criando condições para a integração de novas tecnologias. Esse processo fortalece o ambiente de investimentos, preserva o papel estratégico das distribuidoras e garante uma transição equilibrada para todos os agentes, garantindo a segurança energética, a modicidade tarifária e um setor cada vez mais moderno, sustentável”, afirmou.

Outro tema de destaque foi a abertura do mercado de energia, considerada uma das principais mudanças estruturais da reforma. O modelo busca ampliar a concorrência e estimular a inovação comercial, preservando a segurança do suprimento e evitando a transferência inadequada de custos entre consumidores.

Os participantes ainda discutiram a importância de aperfeiçoar os sinais econômicos do setor, por meio da revisão de subsídios e da evolução da formação de preços. A avaliação é que preços mais aderentes às condições reais do sistema, aliados à transparência na concessão de subsídios e à incorporação de novas tecnologias, contribuirão para aumentar a eficiência do mercado, estimular investimentos e fortalecer a sustentabilidade do modelo elétrico brasileiro nas próximas décadas.

Advertisement

Sobre o ENASE

Leia Também:  Novo curso da Senasp capacita profissionais em identificação veicular e combate a fraudes

O Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE) é um dos principais eventos do setor elétrico no Brasil, reunindo líderes, decisores e especialistas para debater o futuro da energia, seus desafios e oportunidades. Com foco em inovação, regulação e transformação energética, o evento apresenta cases de mercado, análises técnicas e discussões político-regulatórias que impactam diretamente o desenvolvimento do setor.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Advertisement

BRASIL

PF intercepta caminhão e apreende 5,5 toneladas de maconha na fronteira com a Argentina

Published

on

Santo Antônio do Sudoeste – Uma carga de aproximadamente 5,5 toneladas de maconha foi apreendida pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18), em Santo Antônio do Sudoeste (PR), na região de fronteira com a Argentina. A droga estava escondida sob cerca de nove toneladas de sucata plástica transportadas em um caminhão. Durante a ação, realizada com apoio de policiais do BPFRON/PR e de cães farejadores, o motorista do veículo foi preso em flagrante.

A apreensão ocorreu após o trabalho de inteligência da Polícia Federal (PF), que monitorou a movimentação da carga e atuou antes que o entorpecente fosse distribuído em território nacional. Além da droga, os agentes encontraram 10 cigarros eletrônicos contendo THC, substância psicoativa presente na maconha.

O caminhão e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira (SC). As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer a origem e o destino da carga.

*Com informações da Polícia Federal em Santa Catarina.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Leia Também:  Bahia conclui etapa de formaturas do Jovens Defensores Populares do MJSP

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA