Pesquisar
Close this search box.

MUNDIAL DE CLUBES

A vitória da paciência: Flamengo supera barreira mexicana

O Flamengo venceu o Cruz Azul por 1 a 0 em jogo truncado pela Copa Intercontinental 2025. Com atuação madura e defesa sólida, o time brasileiro garantiu vaga na final para enfrentar o Real Madrid.

Publicado em

Flamengo vence Cruz Azul
Equipe rubro-negra celebra a classificação suada para a final do Mundial. Foto: Rogério Florentino

Camisa 10 brilha com dois gols no ‘Dérbi das Américas’, garante premiação milionária e coloca rubro-negro na semifinal da Copa Intercontinental contra egípcios.

O talento individual, por vezes, resolve o que o coletivo não consegue destravar. No Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan, o Flamengo venceu o Cruz Azul por 2 a 1 nesta quarta-feira (10) e garantiu vaga na semifinal da Copa Intercontinental. Giorgian De Arrascaeta, decisivo e letal, marcou os dois gols que mantêm vivo o sonho do bicampeonato mundial. Agora, o desafio será contra o Pyramids FC, do Egito.

A partida, batizada de “Dérbi das Américas”, opôs o campeão da Libertadores ao vencedor da Concacaf. Embora o placar sugira equilíbrio, o jogo expôs momentos de tensão para o time de Filipe Luís. O Cruz Azul, treinado por Nicolás Larcamón, teve mais posse e volume. Contudo, a eficiência rubro-negra prevaleceu sobre a intensidade mexicana.

Erro fatal e brilho uruguaio

O confronto começou estudado, mas o cenário mudou cedo. Aos 14 minutos, a pressão alta do Flamengo forçou um erro grotesco da defesa adversária. Conforme o relato oficial da partida, “Gonzalo Piovi tentou sair jogando pelo alto, pegou mal na bola e deu no pé de Arrascaeta, de cara para o gol”.

Frio e preciso, o uruguaio não desperdiçou. “O uruguaio só teve o trabalho de driblar o goleiro Gudiño e marcar”, abrindo o placar e tranquilizando a equipe brasileira momentaneamente. Esse lance, aliás, ilustra a temporada mágica do meia, que chegou a “25 bolas na rede em 62 partidas no ano”.

Advertisement

Mas o Cruz Azul não se abateu. Cinco minutos depois, Rotondi assustou o goleiro Rossi ao chutar da meia-lua, num arremate que “tirou tinta da trave”. A insistência mexicana, portanto, resultou no empate antes do intervalo.

Leia Também:  EXCLUSIVO:Mato Grosso tem quase cinco casos de estupro de crianças por dia

O empate e o susto

Aos 43 minutos, a defesa carioca falhou na recomposição. O lateral “Jorge Sánchez aproveitou uma bola desviada após cruzamento e emendou um belo chute de fora da área, sem chances de defesa para Rossi”. O 1 a 1 refletia melhor o que acontecia em campo naquele momento.

Pouco antes, o time mexicano já havia balançado as redes. Gabriel Fernández quase marcou de cabeça, mas o lance foi “corretamente anulado por impedimento de Rotondi”. O Flamengo foi para o vestiário precisando, urgentemente, ajustar a marcação no meio-campo.

Tecnologia decide a vaga

O segundo tempo trouxe um ritmo mais cadenciado. O Flamengo, no entanto, parecia esperar uma única bola para definir o confronto. E ela veio. Aos 27 minutos, a genialidade apareceu novamente.

“Acionado em profundidade por Everton Cebolinha, o uruguaio ficou mais uma vez diante de Gudiño e tentou o passe para Bruno Henrique”, narra o registro do lance. A zaga cortou, mas a sorte sorriu para o craque. “A bola voltou no pé do camisa 10, que encobriu o goleiro para recolocar o clube carioca na frente”.

Advertisement

Houve drama e reclamação. Os mexicanos alegaram que a bola não havia entrado. Porém, a tecnologia interveio imediatamente. “O árbitro Glenn Nyberg mostrou em seu relógio que o sistema de tecnologia apontou que ela cruzou toda a linha”. Era o gol da classificação.

Leia Também:  Governo sanciona pensão automática via Pix e ampla divulgação do 180

Para entender melhor: a Copa Intercontinental

A competição substituiu o antigo formato anual do Mundial de Clubes. Dividida em etapas, ela culmina em uma final contra o campeão europeu.

  • Dérbi das Américas: Fase vencida hoje pelo Flamengo.

  • Copa Challenger: A semifinal contra o campeão da África/Ásia/Pacífico.

  • Final: O vencedor encara o campeão da Champions League (neste ano, o PSG).

O próximo desafio

Com a vitória, o Flamengo avança para a Copa Challenger. O adversário será o Pyramids FC, do Egito, que eliminou gigantes como o Al-Ahli. O duelo ocorre já no dia 13 de dezembro, novamente no Estádio Ahmad Bin Ali. Se vencer, o Rubro-Negro encara o Paris Saint-Germain na grande final, dia 17.

Além da glória esportiva, o triunfo engorda os cofres. O clube garantiu pelo menos R$ 16,3 milhões em premiação acumulada no torneio. Mas, para levantar a taça, o time de Filipe Luís precisará de mais do que o brilho solitário de Arrascaeta.

Leia também:

Advertisement

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Glauber Braga é retirado à força após ocupar mesa da Câmara

Operação prende suspeito de acidente fatal com ‘caminhão fantasma’ que vitimou delegado em Comodoro

DESTAQUE

Governo sanciona pensão automática via Pix e ampla divulgação do 180

Published

on

Leis assinadas em Brasília garantem transferência bancária a beneficiárias e publicidade de canal de denúncias em locais de grande circulação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira (29), em Brasília (DF), duas leis de proteção às mulheres. As medidas determinam o pagamento automático da pensão alimentícia e a divulgação em larga escala do Ligue 180.

A legislação impõe a transferência financeira direta da conta do devedor para a do credor nos casos em que não há desconto em folha. A publicidade obrigatória do canal de denúncias exige a exposição do serviço em transportes de massa e hospitais.

Pix Pensão

A regra batizada de Pix Pensão estabelece o depósito mensal na conta da pessoa beneficiária. A transferência do valor ocorre de forma automática pelo banco.

“Esse é um projeto que as mães do Brasil abraçaram. Porque o que tem para a CLT, para o assalariado, agora terá para todo mundo com essa lei”, disse a deputada Tábata Amaral (PSB-SP), relatora do projeto na Câmara, durante a cerimônia de sanção presidencial. “Se [o homem] tem filho e deve pensão, tem que ter o depósito na conta da mãe todo mês.”

Advertisement

Canal de denúncias

A segunda lei sancionada determina a divulgação do Ligue 180 pelo governo federal. A medida abrange meios de comunicação de massa e locais públicos e privados de grande circulação.

Leia Também:  Sony encerra discos em 2028 e gera boicote de jogadores de PlayStation

A exigência inclui escolas, casas de espetáculos, locais de diversão, órgãos públicos, hospitais e meios de transporte de massa.

A deputada Camila Jara (PT-MS), relatora do projeto, afirmou que a iniciativa ajuda a preservar vidas. “Falar da importância do Ligue 180 é evitar que as mulheres cheguem a perder sua vida pelo simples fato de serem mulheres. Essa é uma maneira de ampliar e garantir que ele funcione”, declarou.

Monitoramento eletrônico

O presidente assinou ainda dois decretos relativos ao Projeto Mulher Segura. O objetivo é fortalecer a capacidade do Estado de prevenir, monitorar e enfrentar a violência contra a mulher.

Os decretos regulamentam recentes alterações na Lei Maria da Penha. A principal previsão estabelecida é a possibilidade de monitoração eletrônica de agressores.

Advertisement

“O que vocês estão fazendo é criar novos mecanismos para que a mulher fique mais exigente e protegida e os homens aprendam que é necessário ele criar juízo e não achar que a mulher é um objeto dele, que ele pode fazer o que quiser da mulher”, afirmou Lula.

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA