Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Governo de MT lança Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais nesta segunda-feira (25)

Publicado em

O Governo de Mato Grosso lança nesta segunda-feira (25.5), às 10h30, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais para o ano de 2026.

O plano contempla recursos financeiros para a adoção de medidas voltadas à gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.

O planejamento foi elaborado pelo Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso (CEDIF-MT).

Serviço
Lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais

Data e hora: segunda-feira (25.5), às 10h30
Local: Sala de Reuniões Garcia Neto, Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo, Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gefron apreende 28 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 541 mil ao crime organizado

MATO GROSSO

Lacen detecta circulação de variante da Influenza A em MT; vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde

Published

on

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), identificou a circulação de uma nova variante da Influenza A (H3N2) no Estado. A análise do DNA do vírus foi realizada no Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, em quatro amostras coletadas em Cuiabá e Várzea Grande, nos meses de fevereiro e março.

A variante, chamada pela Organização Mundial de Saúde de A (H3N2) J.2.4.1, subclado K, teve rápida expansão desde agosto de 2025 em vários países e já circula em todas as regiões do país, sem evidência de maior gravidade clínica.

Segundo a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, a unidade envia todos os meses um quantitativo de amostras à unidade de referência regional em São Paulo para análise. São elas que vão subsidiar o conhecimento dos vírus circulantes no país e definir a composição da vacina contra a influenza para o próximo ano.

“A detecção em Mato Grosso é importante porque demonstra a circulação local de um subclado de H3N2 em expansão nacional e internacional. Isso reforça a importância da vigilância genômica para acompanhar a evolução genética, possível substituição de linhagens e impacto epidemiológico em casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, explicou a diretora.

Leia Também:  Força Tática prende homem com 106 porções de maconha e cocaína em Várzea Grande
Crédito: SES-MT

Amostras do subclado K de Influenza A também foram identificadas nos seguintes Estados: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Não é um vírus novo, mas uma variação genética recente do H3N2, com mudanças na hemaglutinina, que provoca os mesmos sintomas típicos de gripe. Mesmo com as diferenças genéticas entre vírus circulantes, a vacina contra a influenza é a forma mais eficaz de prevenção e é primordial, especialmente, na prevenção de formas graves da doença, hospitalizações e óbitos”, acrescentou.

Advertisement

A vacina contra a gripe é segura, gratuita e está disponível nos postos de saúde para o grupo prioritário: idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. Também podem se vacinar puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, integrantes de forças armadas e profissionais do sistema prisional.

Leia Também:  Governador determina reabertura do cadastramento de pescadores para receber auxílio do Repesca e aumenta prazo para 5 anos
Crédito: SES-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA