Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Volta às aulas mobiliza 628 escolas da rede estadual e marca início do ano letivo 2026 em Mato Grosso

Publicado em

O ano letivo de 2026 começa nesta segunda-feira (2.2) nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, com 311.762 matrículas ativas. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) é de que esse número chegue a aproximadamente 317 mil estudantes até o mês de março, acompanhando o fluxo de novas matrículas ao longo das primeiras semanas de aula.

O retorno às atividades escolares marca um momento de reencontro entre estudantes, professores, gestores e famílias, e também de acolhimento para quem inicia uma nova etapa na rede estadual. Para garantir um início de ano organizado e com foco na aprendizagem, a Secretaria preparou uma série de ações que envolvem desde a estrutura das unidades até o suporte pedagógico oferecido aos alunos.

“Estamos iniciando o ano letivo com planejamento, acolhimento e compromisso com cada estudante. A rede estadual já está recebendo os uniformes escolares e já receberam as apostilas, que são atualizadas bimestralmente para garantir um ensino alinhado às necessidades de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que agrediu ex-mulher ao buscar filha em Várzea Grande

“Nosso foco é assegurar que o estudante tenha acesso a conteúdos atualizados, materiais de qualidade e um ambiente escolar acolhedor, que estimule o aprendizado e o desenvolvimento integral”, destacou.

Além dos investimentos em materiais pedagógicos, a Seduc reforça que as equipes escolares passaram por planejamento e formações pedagógicas antes do início das aulas, garantindo que o ano letivo comece com organização e metas definidas durante a Semana Pedagógica.

Advertisement

O evento aconteceu em Cuiabá, de 19 a 23 de janeiro, com a participação de mais de 10 mil servidores da Rede Estadual de Ensino, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, nutricionistas e técnicos, com foco no alinhamento das diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para o ano letivo.

A Semana Pedagógica teve continuidade nas escolas de todos as 13 diretorias regionais de 26 e 30 de janeiro, quando os profissionais que participaram do evento em Cuiabá replicaram os conhecimentos adquiridos aos demais servidores.

Para o secretário, essa metodologia garantiu que a formação não ficasse restrita ao evento, mas se transformasse em ações concretas no cotidiano escolar. Quem ganha com tudo isso são os nossos estudantes, que terão uma educação mais alinhada, qualificada e comprometida com o seu desenvolvimento.

Leia Também:  Inscrições para o Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas encerram neste sábado (31)

“A Secretaria de Educação deseja boas-vindas a toda a comunidade escolar, estudantes, profissionais da educação e famílias. É momento de reforçar o compromisso de trabalhar, ao longo de 2026, por uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade em Mato Grosso”, finalizou Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Politec amplia cobertura emissão de carteiras de identidade em todo o Estado

Published

on

Os municípios de General Carneiro e Reserva do Cabaçal passarão a contar com o serviço de emissão de carteiras de identidade nacionais, a partir da instalação de postos de identificação da Politec por meio de termo de cooperação técnica entre o governo do Estado e prefeituras municipais.

Com a inclusão dos novos postos, a Politec alcança a cobertura de atendimento de identificação civil em 96% dos municípios do Estado, passando a contar com 152 postos de identificação próprios e conveniados, em 137 municípios.

Antes do início das atividades nos postos, 24 servidores que realizarão os atendimentos passam por treinamento em Cuiabá com papiloscopistas da Politec.

A capacitação é necessária devido à abertura de novas unidades de atendimento e renovação de termos de cooperação com a ampliação dos atendimentos em outras localidades, com o advento do ingresso de novos servidores das prefeituras que prestarão serviços nos postos de identificação de diversos municípios do Estado.

O treinamento tem duração de duas semanas, contendo disciplinas teóricas e atividades práticas. Durante o período, são apresentados conteúdos teóricos e práticos que vão desde a operacionalização do Sistema de Identificação Civil, Legislação, atendimento ao púbico, técnicas de coleta das impressões digitais, consulta e emissão de documentos de identificação criminal.

Advertisement

A servidora Maria Eduarda Dantas, de Reserva do Cabaçal, afirma que a abertura do posto de identificação facilitará a vida da população que precisa viajar 42 quilômetros até o município de Araputanga para solicitar a carteira de identidade.

Leia Também:  Seduc lança Laboratório de Letramentos para fortalecimento da alfabetização nos anos finais do Ensino Fundamental


“Na cidade vizinha quase metade da procura é morador de Reserva do Cabaçal. A pessoa precisa se locomover até lá, e as vezes têm alguma inconformidade nos documentos apresentados e a precisa retornar para a cidade. Então, a abertura deste posto é muito necessária para o município e que vai ajudar muito a população”, comentou.


Os moradores de General Carneiro vivenciam a mesma realidade, tendo que se deslocar para conseguir emitir a sua carteira de identidade. Para ela a servidora Gisele Novaes, o curso está sendo fundamental para que possa realizar os atendimentos. “A instalação do serviço de emissão de CIN será uma grande novidade. Nesse posto abrangeremos o atendimento de toda a população local, como no distrito de paredão, as aldeias indígenas, também de muitos idosos com dificuldade de locomoção até Barra do Garças, então vai facilitar muito a vida da população”, citou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA