POLÍTICA NACIONAL
Fausto Pinato diz que BRICS pode representar uma “virada de mesa” na ordem mundial; ouça a entrevista

A Câmara dos Deputados sediou nesta semana o 2º Fórum BRICS de Valores Tradicionais. O encontro reuniu parlamentares e especialistas para debater temas como dignidade no trabalho, medicina preventiva, empreendedorismo e transações econômicas.
O BRICS é um fórum de articulação política e diplomática de países do chamado Sul Global. Atualmente, 11 países integram o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Em entrevista à Rádio Câmara, o coordenador da Frente Parlamentar do BRICS, deputado Fausto Pinato (PP-SP), destacou que, juntos, os países do BRICS reúnem quase 40% do PIB mundial e 49% da população do planeta. E a integração entre os diferentes atores desses países pode representar uma “virada de mesa na ordem mundial”.
Da Rádio Câmara – ND
Fonte: Câmara dos Deputados

POLÍTICA NACIONAL
Medida provisória cria estímulo à instalação de datacenters no país

Com o objetivo de trazer centrais de dados para o Brasil, com energia limpa e custo menor, o governo federal editou medida provisória que institui o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata). O texto será analisado pelo Congresso Nacional.
A MP 1.318/2025, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), modifica a Lei 11.196, de 2005, que trata dos regimes de incentivo a empresas de tecnologia, para incluir as regras de funcionamento do Redata.
Entre outros termos, o programa reduz a zero os impostos federais sobre servidores, armazenamento, rede, refrigeração e outros equipamentos de datacenter; estimula o uso de componentes fabricados no Brasil; estabelece exigência de energia 100% renovável ou limpa com zero emissão de carbono; e obriga empresas beneficiadas a aplicar 2% de seus investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento no país.
Os benefícios fiscais valerão até 31 de dezembro de 2026. O governo espera que, nesse período, os incentivos financeiros ao setor cheguem a R$ 5,2 bilhões, antecipando benefícios da reforma tributária.
O Redata faz parte da Política Nacional de Datacenters (PNDC) e busca impulsionar o crescimento nacional em áreas estratégicas, como computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas, ampliando a capacidade brasileira de armazenamento, processamento e gestão de dados. De acordo com o governo federal, apesar do alto nível de digitalização o Brasil lida com serviços de datacenter caros e cerca de 60% dos dados processados fora do país.
A MP 1.318/2025 é válida até 16 de novembro, mas sua vigência poderá ser prorrogada por mais 60 dias. Se a MP não for apreciada pelo Congresso até 2 de novembro, entra em regime de urgência, ficando suspensa a tramitação de todas as demais deliberações legislativas.
Com Agência Câmara
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
DESTAQUE6 dias ago
PREVIVAG: Gestão de fundo milionário de aposentadorias em Várzea Grande pode ser condenada por irregularidades graves!
-
DESTAQUE2 dias ago
Grávida é golpeada pelo pai com socos e corrente de aço no Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande
-
CUIABÁ1 dia ago
Invasão e terror no Bosque da Saúde: servidor da SEDUC é preso em flagrante após atacar mulher que estava dormindo
-
DESTAQUE5 dias ago
A morte de Charlie Kirk: o que acontece quando o discurso de ódio se torna violência real