Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Raízes Comex oferta 400 vagas gratuitas em cursos de comércio exterior para pessoas negras em 2026

Publicado em

Aulas presenciais serão realizadas em diferentes cidades de todas as regiões do país

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) renovaram a parceria e ampliam o Programa Raízes Comex. Em 2026, serão ofertadas 400 vagas 100% gratuitas para formação em Assistente de Serviços em Comércio Exterior, com foco na geração de oportunidades de empregabilidade e inclusão no setor.

Os cursos serão presenciais e ocorrerão nas seguintes cidades: Salvador (BA), Recife (PE), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), Itajaí (SC), Uberlândia (MG), Belém (PA) e Goiânia (GO). 

A iniciativa é voltada para pessoas negras (pretas e pardas), a partir de 16 anos, cursando o 2º ano do Ensino Médio, com renda familiar de até dois salários mínimos per capita. Eventuais vagas remanescentes serão disponibilizadas ao público em geral, ampliando o alcance da política pública.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 4 de maio, por meio de formulário>%20Mais%20informa%C3%A7%C3%B5es%20dispon%C3%ADveis%20no%20link:%20https://bit.ly/RaizesComexCapacitacao%20%20>>%20Link%20direto%20para%20o%20formul%C3%A1rio%20de%20inscri%C3%A7%C3%B5es:%20%20https://forms.office.com/r/u9zgUukwLA?origin=lprLink” target=”_self” title=”” data-tippreview-enabled=”false” data-tippreview-image=”” data-tippreview-title=””>

Leia Também:  MDIC promove oficinas em Roraima para ampliar base exportadora do estado

O Programa Raízes Comex é uma iniciativa do MDIC que tem como objetivo ampliar a participação de pessoas negras no comércio exterior, promovendo qualificação técnica, empregabilidade e maior diversidade no setor. A iniciativa dialoga com o potencial estratégico do comércio exterior como vetor de desenvolvimento econômico e inclusão produtiva. 

Advertisement

Visão de futuro

Estudante do Ensino Médio e inscrita no CadÚnico em Paranaguá (PR), Amanda dos Santos de 20 anos conta que o curso foi decisivo para definir sua trajetória. 

“O programa me deu uma visão de futuro e acrescentou muito ao meu conhecimento. Vale a pena participar. A dúvida vai embora no primeiro dia. Você passa a enxergar novas oportunidades”, relatou. 

Os cursos abordarão conteúdos práticos relacionados às operações de exportação e importação, logística internacional, documentação e rotinas do comércio exterior, além do desenvolvimento de competências profissionais essenciais, como organização, comunicação e trabalho em equipe. 

As vagas são limitadas, e os interessados devem acompanhar os canais oficiais para garantir participação no processo seletivo. 

Advertisement

Senac 

O Senac é referência nacional em educação profissional, com atuação consolidada na formação para o setor de comércio, serviços e turismo. A parceria com o MDIC no Raízes Comex reforça o compromisso institucional com a qualificação profissional e a inclusão social por meio da educação. 

Leia Também:  Governo e CMN definem condições para empresas acessarem crédito do Brasil Soberano

Mais informações disponíveis no link: https://bit.ly/RaizesComexCapacitacao 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

ECONOMIA

Brasil oferece ambiente de negócios seguro para investimentos, afirma ministro

Published

on

Após se reunir com empresários brasileiros e espanhóis em Barcelona, nesta sexta-feira (17/04), o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, afirmou que o Brasil tem um ambiente de negócios seguro para a atração de investimentos estrangeiros. O ministro participa da comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Europa.

“Na medida certa, com exceção da taxa de juros, o Brasil vem conseguindo oferecer para o setor empresarial um ambiente de negócios capaz de realizar investimentos com muita segurança. O Brasil tem hoje segurança jurídica, previsibilidade econômica e, também, estabilidade política, graças a essas medidas que o governo vem realizando”, afirmou o ministro.

O ministro destacou que o acordo comercial Mercosul-União Europeia que entrará em vigor no dia 1º de maio, garantirá que mais de 5 mil produtos passarão a ser comercializados entre os países dos dois blocos com tarifa zero, como milho, carne bovina de alta qualidade e biodiesel. Além disso, o acordo define cotas e cronogramas de redução tarifária para diferentes categorias de produtos.

“Nós estamos falando de um esforço moderno, interessante, sobre sustentabilidade ambiental, regras de origem, defesa comercial, propriedade intelectual e programas de desgravação que vão alcançar cerca de 95% dos bens do Brasil exportados para a União Europeia e cerca de 85% dos bens que são adquiridos lá no Brasil ou no Mercosul”, afirmou.

Leia Também:  MDIC promove oficinas em Roraima para ampliar base exportadora do estado

Saiba mais sobre o acordo Mercosul-UE

Advertisement

Para preparar o setor privado para os potenciais do acordo comercial, Elias Rosa destacou a importância de fortalecer o diálogo para preparar o setor produtivo para todas as etapas de implementação do acordo.

Brasil e Espanha

O ministro do MDIC também falou sobre a expectativa de ampliar o comércio entre Brasil e Espanha, oitava parceira comercial do Brasil. Em 2025, a corrente de comércio entre os dois países foi de US$ 12 bilhões. Na reunião entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Espanha, Pedro Sánchez, foram tratados temas como desenvolvimento econômico, social e público, além de defesa da democracia.

“Nós estamos organizando, junto com a ApexBrasil e o BNDES, diálogos com o setor privado para que o Brasil continue atraindo investimentos, gerando segurança jurídica para quem investe e, reciprocamente, também para o setor privado que investe aqui na Espanha”, concluiu Márcio Elias Rosa.

– Saiba mais sobre o encontro dos presidentes 

Advertisement

Próximas agendas

No sábado (18), o ministro do MDIC participará da 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre, iniciativa lançada em 2024 para fortalecer a coordenação internacional em defesa da democracia. O encontro, em Barcelona, reúne chefes de Estado e de governo de diferentes regiões do mundo.

Leia Também:  Cerimônia de transmissão de cargo do MDIC

Depois da Espanha, a delegação brasileira seguirá para na Alemanha, nos dias 19 e 20, em Hannover, onde é realizada a maior feira de tecnologia industrial do mundo. O Brasil é o parceiro oficial deste ano.

No domingo, o ministro Márcio Elias Rosa participará da 52ª Comissão Mista de Cooperação Econômica Alemanha–Brasil (Comista).  Já na segunda-feira (20), estará na abertura do Pavilhão Brasil  e participará de painéis de debates sobre desenvolvimento e desafios geopolíticos globais.

– Saiba mais sobre o Pavilhão Brasil

Advertisement

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA