Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Publicado em

Nos últimos três meses, o número de internações no Hospital São Lucas, por complicações de dengue, aumentou significativamente. As informações são do próprio hospital, somando os atendimentos via SUS, convênios e particular.

Em maio, foram 35 pacientes internados, 60 em junho e 76 em julho. Somente nos primeiros quinze dias de agosto, o número de internações chegou a 45.

O secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde, Welligton Souto, ressaltou que os números são muito preocupantes, tendo em vista que o município já registrou dois óbitos.

Estamos vivendo um momento muito crítico em relação a dengue. Várias ações estão sendo realizadas. Mas precisamos do apoio da população, verificando o próprio quintal.”

No último dia 07 de agosto, o município iniciou um grande Mutirão de Limpeza e Combate a Dengue. A ação começou pelo bairro Jardim Primaveras, onde, em três dias de trabalho, retirou 32 cargas de entulho.

Advertisement

Nesta segunda (17) e terça-feira (18), as equipes estão no bairro Vida Nova e a partir de quarta-feira (19), no Jaime Seiti Fujii. Além do recolhimento de entulhos, o município faz a limpeza dos terrenos baldios.

Leia Também:  Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, a medida visa eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras duas doenças, a Zika Vírus e a Chikungunya.

Iniciamos o trabalho pelos bairros com maior número de notificações, Primaveras, Rio Verde e Veneza, mas foram registrados casos em toda a cidade.”

Até o fim do mês de julho, o município registrou 241 casos confirmados de dengue e 64 pacientes aguardando o resultado de exame, as informações são do Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde.

Em comparação ao mesmo período de 2025, o aumento no número de casos confirmados é de aproximadamente 10%. No ano passado, o município também registrou um óbito.

Advertisement

O assunto é muito sério. Já tivemos dois óbitos por dengue e mesmo assim, continuamos encontrando focos nas casas. Se a população não fizer a sua parte, não vamos vencer essa guerra”, finalizou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Lucas do Rio Verde

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

Published

on

Quem está procurando uma oportunidade para aprender uma profissão pode aproveitar os novos cursos gratuitos do Programa Qualifica Lucas, desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, em parceria com o Senai Mato Grosso.

Nesta edição, serão oferecidas vagas para Eletricista de Instalações Prediais, Assistente de Recursos Humanos e Salgadeiro. As inscrições serão on-line entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro de 2026.

Os cursos são gratuitos e as aulas serão realizadas no período da noite, no Senai de Lucas do Rio Verde. As vagas são limitadas.

Confira os cursos

Eletricista de instalações prediais

Advertisement

O curso tem 264 horas e começa no dia 8 de setembro.

Para participar, é preciso ter 18 anos completos e ter estudado até, pelo menos, o 5º ano do Ensino Fundamental.

É uma opção para quem quer aprender uma profissão na área de elétrica e trabalhar com instalações em casas, empresas e outros prédios.

Leia Também:  Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Assistente de recursos humanos

O curso tem 180 horas e começa no dia 14 de setembro.

Advertisement

Podem participar pessoas com 16 anos ou mais que tenham o Ensino Fundamental completo.

A formação é voltada para quem quer trabalhar em empresas, ajudando em atividades ligadas aos funcionários e à parte administrativa.

Salgadeiro

O curso tem 160 horas e também começa no dia 14 de setembro.

Para participar, é preciso ter 16 anos completos e ter concluído o 6º ano do Ensino Fundamental.

Advertisement

É uma oportunidade para quem quer aprender a fazer salgados e trabalhar na área de alimentação ou até mesmo começar a vender seus próprios produtos.

Como fazer a inscrição

A inscrição será feita on-line, de 24 de agosto a 4 de setembro.

Faça sua inscrição pelo link abaixo:

Clique aqui para fazer a inscrição

Advertisement

Depois de preencher o formulário, é preciso esperar o contato da equipe do Qualifica Lucas pelo WhatsApp ou e-mail.

Fique atento às mensagens. Quem usar e-mail também deve olhar a caixa de spam.

Leia Também:  Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Depois da inscrição, os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula pessoalmente no Senai Lucas do Rio Verde.

O atendimento para matrícula será realizado entre os dias 24 de agosto e 9 de setembro.

O Senai fica na Rua Umuarama, nº 675 S, bairro Menino Deus.

Advertisement

Para fazer a matrícula, será preciso levar:

• Documento com RG e CPF do aluno;

• Certificado de conclusão escolar;

• Comprovante de endereço atualizado, dos últimos seis meses;

• Para menores de 18 anos, também serão necessários os documentos do responsável.

Advertisement

Quem quiser aproveitar essa oportunidade deve conferir primeiro se atende aos requisitos do curso escolhido e fazer a inscrição dentro do prazo.

Os cursos são gratuitos e podem ajudar quem está procurando o primeiro emprego, quer aprender uma nova profissão ou deseja aumentar a renda.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA