Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Museu Histórico de Lucas do Rio Verde se aproxima de 10 mil visitas e reforça convite no Dia Internacional do Museu

Publicado em

Com a chegada do Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta segunda-feira 18 de maio, somada ao rico acervo exposto no Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, o espaço tem atraído cada vez mais visitantes e despertado o interesse da população em conhecer de perto elementos que ajudam a contar a trajetória do município.

Desde 2024, quando reinaugurado na sede Casa de Pedra, o espaço já recebeu cerca de 10 mil visitantes (9.910). Só no primeiro trimestre deste ano, foram mais de mil (1089) pessoas passando pelo local, que é dedicado à preservação, pesquisa e divulgação da memória e identidade do município.

Entre os atrativos que mais despertam a curiosidade dos visitantes estão os monóculos com fotografias de uma família de pioneiros, que proporcionam uma experiência diferenciada ao permitir observar imagens antigas de forma mais próxima e detalhada. Outro destaque é a vitrola em funcionamento, que toca raro acervo de discos de vinil durante o horário de atendimento, chamando a atenção especialmente das novas gerações, que muitas vezes só tiveram contato com esse tipo de equipamento pela televisão.

Leia Também:  Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre cobranças indevidas de taxa de alvará

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

O acervo do museu é composto por diversos objetos doados por pioneiros e seus familiares, reunindo peças que marcaram o início da colonização do município. Entre elas estão máquinas de costura antigas, matracas utilizadas no plantio de arroz e milho, serra de madeira, pilão, além de ferramentas e utensílios domésticos que retratam o cotidiano da época.

Advertisement

A proposta do espaço é preservar e compartilhar a história local de forma acessível, despertando o interesse da população e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre as diferentes gerações.
O Museu Histórico fica localizado na rua Santa Fé, no Centro de Lucas do Rio Verde, e está aberto à visitação pública de quarta-feira a domingo, das 08h às 11h e das 13h às 18h. Grupos e instituições de ensino podem realizar visitas guiadas mediante agendamento prévio.

Além das visitas presenciais, o museu também oferece ações educativas, como palestras sobre a história do município e o formato “Museu Itinerante”, levando conteúdos históricos a escolas e instituições.

Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelo telefone (65) 3549-8367 ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível conhecer mais sobre a história da cidade por meio de tour virtual disponível no site oficial do município: www.lucasdorioverde.mt.gov.br

Leia Também:  Churro, sanduíche e pão italiano: conheça os três pratos vencedores do 1º Circuito Gastronômico Luverdense

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Lucas do Rio Verde

Inscrições abertas para Copa Sicredi de Futebol 7

Published

on

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (18), as inscrições para a Copa Sicredi de Futebol 7, em Lucas do Rio Verde. A competição tem previsão de início no dia 20 de junho e deve movimentar os campos de futebol society do município.
As inscrições podem ser realizadas mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 400,00 por equipe, por meio do endereço eletrônico: https://equipes.inscricoesgdc.com.br/?&Comp=C7BCBAA199&Cli=100373E1

A competição é realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com patrocínio do Sicredi.

Nesta edição, poderão participar empresas, clubes, associações, agremiações ou qualquer grupo de pessoas, desde que sigam as normas estabelecidas no regulamento. Entre as exigências, estão o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado pela Comissão Central Organizadora do evento.

Conforme o regulamento, as rodadas serão organizadas conforme a tabela elaborada após a realização do congresso técnico.

Haverá premiação em dinheiro em todas as categorias, contemplando as equipes do 1º ao 4º lugar. O valor total destinado pelos patrocinadores é de R$ 20 mil, que será dividido conforme o número de equipes inscritas, levando em consideração a equidade entre as categorias. O valor arrecadado com as inscrições também será revertido para a premiação.

Advertisement

A Copa Sicredi de Futebol 7 será disputada nas seguintes categorias:

Leia Também:  Churro, sanduíche e pão italiano: conheça os três pratos vencedores do 1º Circuito Gastronômico Luverdense

a) Força Livre Masculino e Feminino: atletas nascidos até 31/12/2010, com idade mínima de 16 anos;

b) Categoria Máster Masculino: atletas nascidos até 31/12/1991;

c) Categoria Sênior Masculino: atletas nascidos até 31/12/1981.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA