Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros incorpora monumento como alerta para risco de incêndios em áreas rurais

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) vai instalar monumentos de uma capivara bombeira militar para indicar os níveis de risco de incêndios em áreas ambientais e reforçar a conscientização da população sobre a importância da prevenção durante o período de estiagem no Estado.

A estátua, que representa uma capivara combatente florestal, possui três metros de altura e conta com uma placa indicativa dos níveis de risco de fogo, que variam de baixo a extremo, indicando as condições atuais de perigo de incêndios na região e orientando a população sobre o grau de atenção necessário em cada período.

A ação tem como objetivo chamar a atenção dos moradores de áreas rurais e motoristas que circulam pelas regiões mais suscetíveis aos focos de incêndio, utilizando um símbolo regional para transmitir, de forma visual e educativa, os alertas de risco de incêndio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Energisa Mato Grosso. A entrega simbólica da estátua foi realizada durante a abertura da Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais (SP2IF).

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a iniciativa busca fortalecer as ações preventivas e ampliar a sensibilização da população sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais provocados pelos incêndios florestais. A ideia é que o monumento da capivara se torne um marco permanente de educação ambiental, reforçando junto à comunidade a importância de evitar queimadas irregulares e de adotar práticas responsáveis de preservação ambiental.

Leia Também:  Plataforma de cadastro do SER Família Habitação ficará fora do ar para atualização

“Hoje ela está indicando ‘baixo risco’, mas a ideia é que sejam distribuídas essas placas de risco justamente para elevar o nível de alerta das pessoas. Quando forem, por exemplo, para a Chapada dos Guimarães ou para parques com visitação turística, a intenção é que elas sejam lembradas do risco que existe, nesse período de estiagem, ao utilizar o fogo”, explicou o coronel Glêdson.

Advertisement

Neste ano, os prognósticos climáticos indicam a possibilidade de um período de seca severa, potencialmente intensificado por condições associadas ao fenômeno El Niño, que tende a reduzir a frequência e o volume de chuvas em diversas regiões do Brasil, especialmente no Centro-Oeste, além de elevar as temperaturas médias.

Em Mato Grosso, esse cenário contribui diretamente para o aumento do risco de incêndios florestais, agravando a vulnerabilidade durante o período de estiagem. Por isso, é importante o apoio da sociedade civil organizada nas ações de prevenção, segundo o comandante do CBMMT.

“As placas vão sendo atualizadas conforme o nível de risco, reforçando continuamente a conscientização da população. Agradecemos à Energisa por acreditar no projeto. A ideia é que parceiros, de maneira geral, possam apoiar a iniciativa e ter suas marcas expostas na base da estrutura, junto ao tronco simbólico da capivara bombeira, ao lado de todos aqueles que realmente se engajarem no projeto”, concluiu o comandante.

O coordenador de Relações Públicas da Energisa Mato Grosso, Jorge Sírio, destacou a importância da união de esforços na prevenção de incêndios florestais, ressaltando o trabalho já realizado pela concessionária de energia em parceria com órgãos públicos.

Leia Também:  Polícia Civil resgata adolescente e prende jovem por estupro de vulnerável em Confresa

“Nós temos uma biodiversidade riquíssima em Mato Grosso, o que gera grandes desafios. As complexidades do Pantanal, do Cerrado e da Amazônia são diferentes e, por isso, há a importância dessa união de esforços para fazer a prevenção de focos de incêndio. Nós temos previsão de um Super El Niño para 2026, um fenômeno que pode gerar um pico de calor e aumento de estiagem. Então, toda a sociedade precisa estar envolvida nessa discussão, e a Energisa vem fazendo isso desde 2023, atuando de forma efetiva nas ações junto ao Corpo de Bombeiros e no Comitê de Combate aos Incêndios Florestais para proteger a biodiversidade do nosso estado”, disse Jorge Sírio.

Advertisement

Período proibitivo do uso do fogo

O Governo do Estado estabeleceu o período proibitivo do uso do fogo para limpeza e manejo em áreas rurais, nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. A medida considera as condições climáticas típicas do período, como estiagem prolongada, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, ondas de calor e ventos intensos, que aumentam significativamente o risco de incêndios florestais no estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Confira o resultado do sorteio do Camarote dos Autistas para jogo entre Cuiabá e Novorizontino

Published

on

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes das dez pessoas com Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteadas para assistir à partida entre o Cuiabá Esporte Clube e o Grêmio Novorizontino. O jogo, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, será realizado neste sábado (16.5), às 19h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

A iniciativa faz parte do programa SER Família Inclusivo, com o apoio do Cuiabá Esporte Clube. A ação disponibiliza um camarote exclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo mais conforto, acessibilidade e segurança durante o evento esportivo. Os sorteados também têm direito a dois acompanhantes gratuitos.

O sorteio é realizado com base nas inscrições feitas por meio de formulário disponibilizado no site da Setasc. Entre as informações exigidas está o número da Carteira de Identificação do Autista.

Após a seleção, a equipe da secretaria realiza a validação dos dados informados pelos inscritos. Além da Carteira de Identificação do Autista, também é necessário realizar o cadastro no sistema FacePass para acesso à Arena Pantanal no dia da partida.

Leia Também:  Governo realiza pagamento de maio do Cartão SER Família nesta terça-feira (12)

FacePass

Advertisement

A entrada no estádio será permitida apenas mediante cadastro prévio no sistema FacePass Brasil. O procedimento inclui o preenchimento de dados pessoais e o envio de imagem facial, garantindo mais segurança e agilidade no acesso ao estádio.

Confira os nomes dos sorteados:

Laura Teixeira Mota
Bianca Gazziero Barbosa
Joaquim de Lima Ito
Saymon Frederico Matheus do Carmo
Levi Cerqueira Lima
Ludmilla Ferreira salgado
Caio Gabriel Weiller Santiago
Allan Bruno Oliveira de Amorim
Daniel Martins Alves Coelho da Cruz
David Samuel Alves de Campos

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA