Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Autoridades alinham ações para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 no Brasil

Publicado em

Os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que será realizada no Brasil, foram o tema de um debate entre autoridades federais e gestores do setor na tarde desta sexta-feira (8) no Salão do Turismo, em Fortaleza (CE).

No encontro, representantes dos estados e das cidades-sede da competição discutiram e alinharam diretrizes da organização, com foco na integração entre o Governo Federal, estados e municípios. A pauta envolveu temas como mobilidade, segurança e hospitalidade – principalmente voltada às mulheres.

A coordenadora de Relações Multilaterais da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Daniela Reple, enfatizou que o evento receberá uma grande quantidade de torcedoras e destacou o empenho da pasta em proporcionar orientação aos prestadores de serviços turísticos.

“O Ministério do Turismo lançou dois guias: ‘Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres’ e o ‘Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas’. São materiais importantes e com valiosas orientações”, lembrou Daniela, incentivando a adoção das recomendações indicadas nos materiais do órgão.

Já a secretária extraordinária para a Copa do Mundo Feminina 2027 do Ministério do Esporte, Juliana Agatte, apresentou o plano de ação do torneio, que deve ser o maior da história. A FIFA fará um investimento recorde na disputa no ano que vem, no Brasil: cerca de R$ 4,2 bilhões – o dobro do valor destinado à edição anterior, promovida na Austrália e na Nova Zelândia.

Advertisement

“Precisamos aproveitar essa janela de oportunidades e trabalhar, juntos, para realizar um evento grandioso, incrível. Precisamos levar todo o potencial das nossas cidades-sede para mostrar o que temos de melhor”, defendeu Juliana.

A Copa do Mundo Feminina 2027 será a primeira sediada na América do Sul, envolvendo jogos em oito estádios: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Itaquera (São Paulo), Estádio Nacional (Brasília), Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza), Arena Pernambuco (Recife) e Beira-Rio (Porto Alegre).

Leia Também:  Fortaleza vira capital do turismo brasileiro a partir desta quinta; veja o que esperar do Salão do Turismo

O torneio vai ser o tema de ações de divulgação do Brasil durante a Copa do Mundo masculina de futebol deste ano, nos Estados Unidos, que acontece de 11 de junho a 19 de julho, com partidas também no México e no Canadá.

“Os EUA são um mercado estratégico para o Brasil. Vamos fazer nossa propaganda. É uma grande oportunidade para trazermos turistas o ano que vem para o nosso país. Essa Copa pode ser histórica para o nosso turismo, gerando emprego e desenvolvimento econômico”, acrescentou Juliana.

Impulso ao turismo

Advertisement

Também presente, o secretário de Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, afirmou que a Copa é o “tipo de evento” ideal para o turismo. “As famílias vêm e ficam muito tempo na cidade, consumindo, fazendo passeios. Fortaleza está muito bem preparada e vamos receber muito bem os turistas que aqui chegarem”, declarou o gestor, apontando a viabilização de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre o Aeroporto de Fortaleza e a Arena Castelão, para facilitar a locomoção de visitantes.

O compromisso com a adequada preparação do torneio foi igualmente apontado por Luís Maurício Bacellar, secretário de Turismo da Bahia, que ressaltou a grande expectativa de turistas na capital baiana. “Vamos nos esforçar para que todos tenham a melhor experiência possível, mas, principalmente, que as pessoas saiam daqui com a certeza que nosso país respeita as mulheres”, disse.

Bruno Cassimiro, vice-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur), por sua vez, informou que a cidade planeja ações para garantir a segurança das turistas que forem assistir à Copa na capital mineira.

“Comemoramos bons números da segurança no Carnaval e queremos repetir na Copa ano que vem. Estamos preparados para receber grandes eventos e atender muito bem quem nos visitar”, destacou.

Já o diretor de Marketing da Embratur, Bruno Villa, abordou as diversas iniciativas planejadas no sentido de atrair turistas internacionais ao evento. O debate desta sexta-feira também reuniu a secretária-executiva da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Daniela Furtado; o secretário de Turismo de São Paulo (SP), Gustavo Lopes; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), Ana Carolina Medeiros; Elena Tarditi, especialista sênior em projetos da ONU Turismo, e o gerente de Eventos e Parcerias da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), entre outros.

Advertisement

Orientação para o setor

Leia Também:  Tecnologia deixa de ser tendência e passa a mudar a experiência de quem viaja, aponta painel no Salão do Turismo

Os guias do Ministério do Turismo voltados ao adequado atendimento de mulheres no segmento fazem parte do rol de ações desenvolvidas pelo órgão para proporcionar a melhor experiência possível ao público feminino no Brasil. As publicações, frutos de pesquisas e elaboradas em parceria com a Unesco, englobam orientações práticas para que hotéis, restaurantes, agências e outros negócios do ramo tornem os seus serviços mais seguros e inclusivos.

Acesse AQUI o Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas

Acesse AQUI o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”

Os materiais se somam a estratégias como o Movimento Turismo que Protege e o Código de Conduta Brasil, iniciativas do Ministério do Turismo voltadas à prevenção e ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor; e ao Protocolo Não é Não, que estabelece medidas de proteção às mulheres em casas noturnas, shows e eventos com venda de bebidas alcoólicas.

Advertisement

Os conteúdos da pasta também dialogam diretamente com ações do Governo Federal como o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, que busca fortalecer redes de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar a divulgação de informações sobre direitos e estruturas de proteção e prevenção da violência de gênero. 

Por João Pedrini

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Turismo

Muito além das paisagens: identidade é a nova aliada dos estados para impulsionar o turismo e atrair investimentos

Published

on

A força de uma marca que comunica valores, estilo de vida e cultura de uma região tornou-se um ativo estratégico para os estados brasileiros no mercado turístico. Para além de praias e monumentos, a busca por uma identidade clara e autêntica (“branding”) foi o tema central no último dia da programação do Salão do Turismo, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

“O Ministério do Turismo reúne aqui todas as regiões do país para esse diálogo mais amplo, para essa troca de experiências. As marcas, hoje, comunicam valores, estilo de vida, cultura e diferenciais capazes de influenciar a decisão de viagem dos turistas. Então essa troca é muito valiosa para todo o setor”, destacou, na abertura do seminário, o coordenador-geral de Marketing do Ministério do Turismo, Fábio Simonetti.

Ana Claudia Rego, da Secretaria de Turismo do Amazonas, apresentou a marca da Amazônia, criada em conjunto com os outros estados da região Norte do país. A ideia, segundo ela, é a Amazônia como destino turístico internacional, focando na preservação ambiental, no desenvolvimento sustentável e na valorização dos povos locais. “A gente criou uma identidade. Posicionou a Amazônia como destino sustentável, polo de negócios verdes, uma referência de biodiversidade e cultura. Todo destino tem uma referência. Na promoção turística, nós vamos utilizar a marca em todas as nossas peças promocionais”, disse.

Já Daniella Barbosa, da Secretaria de Turismo de Goiás, destacou que a marca que representa o estado levou em conta o retorno das pessoas do estado. “Trabalhamos em uma expressão que pega. O ‘Bora’ é uma expressão muito goiana. A gente quer levar a nossa ‘goianidade’ para o mundo. E obviamente que vamos adaptando essa expressão, desdobrando em vários nichos: bora pescar, bora trilhar”, explicou.

Leia Também:  Muito além das paisagens: identidade é a nova aliada dos estados para impulsionar o turismo e atrair investimentos

Guilherme Lourenço, que representou o estado de Minas Gerais, explicou a força do encontro em Belo Horizonte, seja na gastronomia ou na cultura, para a criação da marca para a cidade. Segundo Lourenço, a ideia é fazer desse encontro uma memória afetiva. “A gente acredita que destinos fortes constroem narrativas fortes. A marca de Belo Horizonte surge para fortalecer o posicionamento da nossa cidade, para criar um fortalecimento nacional e internacional. Também acreditamos que a marca é feita de escuta, então fizemos esse processo para conectar as pessoas da cidade”, disse. “As pessoas falam ‘BH’ e acabam se conectando de forma afetiva com a cidade”, concluiu Lourenço.

Advertisement

A força da tradição de uma marca foi o ponto principal da apresentação de Álvaro Machado, servidor da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul há mais de 30 anos. Segundo ele, para se criar uma nova marca é preciso ter em mente o real motivo para isso. 

“Estamos usando uma marca principal há quase 15 anos. Na identidade visual, por exemplo, temos a cuia de chimarrão, que tanto identifica o gaúcho. Então se um posicionamento está dando certo, não há necessidade de mudança. Não vamos gastar recurso para fazer algo que já fizemos e que está funcionando”, destacou Álvaro.

Leia Também:  10º Salão do Turismo abre as portas em Fortaleza com transmissão ao vivo

Por fim, Thiago Marques, da Secretaria do Turismo do Ceará, estado anfitrião do Salão do Turismo, reforçou a necessidade de responsabilidade com a marca e como essa marca se posiciona e representa um determinado local. “A marca representa o nosso estado e é a porta de entrada para quem quer conhecer o Ceará. O melhor impulso que temos na promoção turística, inclusive internacional, é a nossa marca. Então temos uma responsabilidade muito grande com a marca. A questão gráfica e visual é muito importante, pois está todo mundo concorrendo, em um evento, para sua marca se destacar”, frisou.

SALÃO DO TURISMO – Realizado pela primeira vez no Nordeste, em Fortaleza, o 10º Salão do Turismo reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal em uma programação voltada à promoção de destinos, experiências e negócios. Ao longo de três dias, o evento promoveu palestras, rodadas de negócios, apresentações culturais, espaços gastronômicos e exposições de artesanato, além de debates sobre inovação, sustentabilidade, conectividade aérea, turismo de base comunitária e estratégias para o setor. 

A edição também marcou o fortalecimento das políticas de incentivo ao turismo interno e da integração entre poder público, iniciativa privada e comunidades locais, reforçando o papel do turismo como motor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da diversidade brasileira.

Advertisement

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA