A equipe de fiscalização do Procon de Sorriso intensificou, neste período de volta às aulas, as visitas orientativas em instituições de ensino e estabelecimentos comerciais ligados ao setor educacional. Ao todo, mais de 30 locais foram visitados, sendo 16 escolas, cinco faculdades e 11 papelarias.
Segundo o diretor executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira, o objetivo da ação é orientar fornecedores e assegurar que pais, responsáveis e estudantes tenham segurança no momento da contratação de serviços e compra de materiais escolares. “Nosso trabalho é preventivo. Orientamos escolas, faculdades e papelarias para que cumpram a legislação e respeitem os direitos do consumidor”, Disse Michel.
Entre os pontos observados durante as visitas, um dos principais destaques é a exigência de acessibilidade para alunos com deficiência, tanto na estrutura física quanto nos serviços oferecidos pelas instituições de ensino. “A acessibilidade não é opcional, é um direito assegurado por lei. As instituições precisam estar preparadas para atender todos os alunos”, reforçou o diretor.
O Procon de Sorriso realiza esse tipo de fiscalização ao longo de todo o ano, direcionando as ações conforme períodos e segmentos específicos da economia. Somente ao longo de 2025, o órgão contabilizou mais de 260 visitas orientativas em diferentes áreas do comércio e da prestação de serviços no município.
Como denunciar irregularidades
Caso o consumidor se sinta lesado, a orientação é procurar o Procon Sorriso munidos de documentos pessoais e documentos que comprovem a irregularidade.
Canais de denúncia e atendimento:
Disque Denúncia: 0800 000 47 23
Fiscalização (WhatsApp): (66) 99938-1091
Telefone geral: (66) 3545-4771
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial:
Ganha Tempo Central – Rua Mato Grosso, 2458
Ganha Tempo Zona Leste
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
Atendimento online: pelo portal MT.GOV.BR, com CPF e senha, para registro de reclamações digitais.



