Segurança pública
Polícia Civil captura em MS foragido que gerenciava rota de drogas para Rondonópolis
Polícia Civil de MT e MS prendem foragido da Operação Nocaute em Juti. O homem de 43 anos coordenava o transporte de drogas para Rondonópolis e estava escondido na zona rural após fugir de cerco policial no ano anterior.
A cooperação entre as polícias civis de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul resultou, na manhã desta sexta-feira (9), na captura de um homem de 43 anos que estava foragido da Operação Nocaute. O suspeito, localizado na zona rural de Juti (MS), é apontado pelos investigadores como o articulador logístico de um esquema de tráfico de drogas que conectava os dois estados.
O investigado tinha um mandado de prisão preventiva expedido pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias de Cuiabá. De acordo com as apurações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, ele gerenciava o transporte de entorpecentes vindos do território sul-mato-grossense com destino ao polo regional de Rondonópolis.
Esta prisão encerra uma perseguição que se arrastava desde o final do ano passado. Naquela ocasião, agentes da Derf e da Delegacia de Juti realizaram buscas, mas o homem conseguiu escapar ao se esconder em uma região de mata fechada. O monitoramento contínuo permitiu que os policiais identificassem o novo esconderijo onde a prisão foi finalmente efetivada.
O impacto da Operação Nocaute
Deflagrada originalmente em 27 de novembro de 2025, a Operação Nocaute foca em desmantelar uma estrutura criminosa voltada ao tráfico, associação para o tráfico e lavagem de capitais. Com a ação de hoje, o balanço da ofensiva subiu para 13 pessoas presas e 10 mandados de busca e apreensão cumpridos.
O histórico da investigação revela uma teia complexa. A Nocaute é um desdobramento direto da Operação Infiltrados, realizada em 2024, que mapeou a atuação de uma facção criminosa em 21 bairros de Rondonópolis. “A Polícia Civil destaca a importância da integração interestadual e do trabalho investigativo contínuo para a localização e captura de foragidos envolvidos com o crime organizado”, afirmou a delegada Anna Marien.
A estratégia das forças de segurança agora mira a asfixia financeira do grupo. Além das prisões, a justiça autorizou o bloqueio de bens e a análise de documentos que podem revelar novos integrantes da rede logística.
Para entender melhor:
O Núcleo de Justiça 4.0, mencionado no processo, é uma estrutura do Judiciário que utiliza tecnologia para agilizar processos específicos, como os de organizações criminosas, permitindo que juízes atuem de forma remota e especializada em casos de alta complexidade.
Leia também:
Empresário é preso em condomínio de luxo após agredir assessora jurídica em Cuiabá
Combustíveis 2026: Por que o preço subiu e quem realmente assinou a conta
Emendas na ALMT: “caixa-preta” de R$ 226 milhões e deputados com “nota vermelha”
Educação ambiental climática ganha força no brasil sob pressão de extremos
Diamantino MT
Secretaria de Infraestrutura e Obras intensificou ações de limpeza nos bairros, São Benedito, da Ponte e em Novo Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, vem executando serviços de limpeza urbana, manutenção viária e drenagem em diferentes regiões do município. As ações fazem parte do cronograma contínuo da administração municipal para a preservação dos espaços públicos e melhoria da mobilidade urbana.
Entre os locais que receberam serviços de limpeza e manutenção estão o Mini Centro Olímpico, incluindo a área de grama e as piscinas; a Praça Delbray Cristofolli; o Ginásio de Esportes Devair Vieira da Costa; a Praça do Bairro São Benedito; a Praça do Bairro Conceição; a Praça da Avenida Conceição, no trecho em frente à Sorveteria do Conrado; a Praça do Bairro da Ponte; o Ginásio do Bairro Buriti e o Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes.
Paralelamente aos trabalhos de roçagem realizados, a Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou, no dia 06 de janeiro, os serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo de captação de águas da chuva que se intensificam nesse período.
Os serviços já foram realizados na Rua Alexandrina Dall’Agnol, a Rodovia Senador Roberto Campos, a Marginal da BR-163 e Jardim Alvorada. As equipes iniciaram na última terça-feira (20-01) a limpeza no bairro Bom Jesus.
Com a intensificação do período chuvoso, o prefeito Chico Mendes reforçou a importância das ações preventivas realizadas pela administração municipal.
“Iniciamos o ano com um trabalho intenso de limpeza e manutenção da drenagem urbana. Durante os serviços, é comum encontrarmos grande quantidade de resíduos descartados de forma irregular, como plásticos, madeira e até mesmo eletrodomésticos, que comprometem o fluxo da água. Esse trabalho é fundamental para evitar o entupimento das bocas de lobo.” Afirmou o prefeito.
Além da limpeza das bocas de lobo, a Secretaria de Infraestrutura e Obras executou em parceria com o DNIT, a limpeza da galeria de escoamento da água da enxurrada as margens da BR-163, bem como serviços de roçagem e serviços de tapa-buracos nas ruas Mirindiba, Ipê e na Avenida Ministro Gilmar Ferreira Mendes.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT



