Pesquisar
Close this search box.

Datafolha: 67% dos brasileiros querem que Bolsonaro desista de 2026 e apoie outro candidato

Pesquisa Datafolha: maioria acha que Bolsonaro não deve ser candidato em 2026

Pesquisa Datafolha de 5/4/2024 revela que 67% dos brasileiros querem que Bolsonaro desista de 2026 e apoie outro nome, como Michelle (23%) ou Tarcísio (21%).

Publicado em

Pesquisa Datafolha Bolsonaro 2026
Pesquisa Datafolha mostra que 67% acham que Bolsonaro não deve ser candidato em 2026

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no sábado, 05 de abril, trouxe um recado claro: 67% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de uma possível candidatura em 2026 – mesmo ele estando inelegível – e apoiar outro nome para a disputa presidencial. O levantamento ouviu 3.054 pessoas com 18 anos ou mais, em 172 cidades do Brasil, entre os dias 1º e 3 de março, e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quem Bolsonaro deveria apoiar?

O Datafolha também perguntou aos entrevistados quem seria o melhor nome para receber o apoio de Bolsonaro nas eleições de 2026, caso ele não entre na disputa. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera a preferência, com 23% das respostas. Logo atrás vem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%. Outros nomes citados incluem Eduardo Bolsonaro (PL), com 14%, e Pablo Marçal (PRTB), com 11%.

A lista segue com o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que tem 7%, e os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo), ambos com 4%. Por outro lado, 9% dos entrevistados disseram que Bolsonaro não deveria apoiar ninguém, e 7% não souberam responder.

Leia Também:  Polícia fecha garimpo ilegal em Novo Mundo e prende dono

O que os números mostram

Os dados revelam um cenário em que a maioria dos brasileiros entrevistados prefere que Bolsonaro passe o bastão para outro político, em vez de insistir em uma candidatura própria. A escolha de Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas como favoritos para receber o apoio do ex-presidente indica que os eleitores veem neles figuras que podem carregar o legado político de Bolsonaro, seja pela proximidade familiar, no caso de Michelle, ou pela afinidade ideológica, como no caso de Tarcísio.

Leia também: Energisa condenada: corte de luz ameaça vida de paciente em MT

Advertisement

Leia também: Mato Grosso seco: a crise hídrica em números alarmantes

COMENTE ABAIXO:

DESTAQUE

Polícia Militar eleva prisões por tráfico e flagrantes em MT

Published

on

prisões policia militar mato grosso

Dados de janeiro a maio de 2026 mostram alta de 32,3% nas detenções ligadas a entorpecentes em relação ao mesmo período do ano anterior

A Polícia Militar de Mato Grosso aumentou em 14,5% o total de prisões em flagrante de janeiro a maio de 2026, na comparação com igual período do ano passado. O volume de ocorrências convertidas em detenções imediatas subiu de 4.539 para 5.199 registros.

O incremento nas detenções, que inclui a retirada de 1.497 foragidos das ruas e a apreensão de 6,5 toneladas de drogas, reflete a intensificação das operações diárias da corporação e a atuação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública sob as diretrizes do Programa Tolerância Zero.

De acordo com o levantamento produzido pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-MT), as forças de segurança conduziram 16.874 pessoas para averiguações durante o atendimento de ocorrências nos cinco primeiros meses de 2026. A partir desse montante de abordagens, a corporação efetuou as 5.199 prisões em flagrante.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, vincula a elevação nas estatísticas de detenção ao aumento no número de operações da PM e à integração com outras forças estaduais. Essa estratégia resultou na ampliação do efetivo policial e da estrutura de segurança mobilizada nas vias públicas de todo o estado.

Advertisement

“Isso significa que a Polícia Militar está cada vez mais com presença forte nas ruas, atendendo a todos os tipos de chamados de ocorrência e denúncias feitas por nossa população. Tudo isso leva a um grande número de abordagens e retirada de criminosos das ruas por seus crimes, para que tenham os devidos procedimentos feitos na Justiça”, afirma o comandante-geral.

Leia Também:  Plano cancelado no meio do tratamento? STJ diz que operadora tem de manter a cobertura

Tráfico de drogas puxa índices

A tipificação penal com maior variação percentual no período analisado foi o tráfico de drogas. As prisões relacionadas a esse crime cresceram 32,3% no estado.

O número de suspeitos detidos por envolvimento com entorpecentes saltou de 1.541 ocorrências, registradas entre janeiro e maio de 2025, para 2.038 prisões no mesmo intervalo de 2026. Paralelamente às detenções, o balanço da Polícia Militar aponta o confisco de mais de 6,5 toneladas de drogas em toda a extensão do território mato-grossense apenas nos primeiros cinco meses deste ano.

O cruzamento dos dados da Spoe-MT evidencia que a repressão ao tráfico de entorpecentes responde por uma parcela significativa do volume total de prisões em flagrante efetuadas pela corporação militar no período.

Execução de mandados judiciais

Além dos flagrantes em abordagens rotineiras e chamados, as estatísticas oficiais registram crescimento na captura de indivíduos procurados pelo sistema de Justiça. As prisões de criminosos foragidos e de alvos com mandados de prisão em aberto somaram 1.497 efetivações nos primeiros cinco meses de 2026.

Advertisement

O desempenho representa um aumento de 11,5% em relação à marca contabilizada no mesmo recorte temporal de 2025, quando a corporação havia efetuado a prisão de 1.343 pessoas nessa condição judicial.

Leia Também:  Força Tática apreende adolescentes com drogas em Várzea Grande

Continuidade do Programa Tolerância Zero

A manutenção das ações ostensivas e do cumprimento de mandados está prevista no planejamento estratégico da corporação para os próximos meses, com foco no enfrentamento direto ao crime organizado.

“A Polícia Militar continuará realizando essas operações diárias, feitas por nós ou com as integradas com a Secretaria de Segurança Pública, respondendo ao Programa Tolerância Zero combatendo a criminalidade e as facções, pois isso é possível por sermos uma unidade equipada, fortalecida e reconhecida pela população, dando resposta ao crime e proporcionando mais segurança aos nossos cidadãos de bem”, complementa o coronel Fernando.

As forças policiais mantêm o cronograma de operações integradas nas ruas, sem data para encerramento das abordagens intensificadas previstas pelo programa estadual de segurança.

 

Advertisement

Leia também:

Plano cancelado no meio do tratamento? STJ diz que operadora tem de manter a cobertura

Documento do tarifaço dos EUA cita Mato Grosso como exemplo de retrocesso no combate ao desmatamento

A PEC da hora trabalhada e o que ela tira do trabalhador que a escala 5×2 protege

Exclusivo: Homicídio de jovens cresce 42% em Mato Grosso em cinco anos

Advertisement

Em MT uma mulher é assassinada a cada 7 dias: feminicídios disparam 11% e deserto de proteção mantém MT no topo letal pelo 5º ano

EXCLUSIVO: ex-assessor acusa deputado Dr. João de confiscar salários e manter funcionários fantasmas;VÍDEO

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA