Pesquisar
Close this search box.

ARTIGOS

Fotógrafo lança guarda-chuva de produtos para organizar e potencializar processos criativos

Publicado em

O fotógrafo mato-grossense Fred Gustavo lança nesta terça-feira (5) o projeto Fotos & Afetos, guarda-chuva de produtos com objetivo de organizar e potencializar processos criativos. Disponível no site do artista, a proposta se divide em dois cursos online e um serviço de consultoria. Além do material em videoaulas na plataforma Hotmart, os cursos online contam com ebooks simplificados e intuitivos. Como incentivo social, o autor está ofertando o curso por apenas R$ 1,00, através do cupom de descontos MTCRIATIVO. Desconto é válido somente até o dia 9 de março.

 

Desde 2016, Fred apresenta seus trabalhos em concursos e mostras coletivas, em Mato Grosso e outros estados. Em 2018, participou no reality-show Arte Na Fotografia, realização do canal Arte 1. Também concebeu exposições, como “Flora Et Lumen” e “Saberes Pelas Mãos Do Tempo”, que circulou pelo Sesc MT. Estimulado por suas experiências, o Fotos & Afetos surgiu da percepção da carência de abordagens reflexivas e conceituais na prática fotográfica.

 

Um dos cursos online, que carrega o nome do projeto mãe, Fotos & Afetos, visa estimular a criatividade e a experimentação de fotógrafos e apreciadores das artes visuais por meio da fotografia. Nele, a fotografia é trabalhada como uma linguagem a ser explorada por meio de provocações artísticas e conceituais.  Os questionamentos buscam redefinir a imagem e expandir os limites. O foco está na observação do processo criativo e nos afetos que influenciam esse percurso.

Advertisement

 

“Durante o curso, serão abordadas tanto questões práticas quanto teóricas da fotografia, possibilitando ampliarmos os horizontes críticos na interpretação da imagem. O programa é voltado tanto para aqueles que já possuem familiaridade e experiência na área da fotografia, quanto para os iniciantes. Servindo a todas as pessoas interessadas em artes visuais oferecendo oportunidades para a exploração e criação de imagens com as quais possam se identificar”, explica Fred.

Leia Também:  ALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso

 

O segundo curso, com o nome Portfólio Criativo, é destinado a todos aqueles que reconhecem um compromisso com seu trabalho e desejam apresentá-lo de maneira significativa para o mundo. O curso oferece orientações para a criação de um portfólio autoral, visando preparar e posicionar o artista ou profissional de forma mais coesa e confiante em suas produções e ideias. Valoriza-se a trajetória do participante, fornecendo orientações sobre a curadoria do seu acervo e a documentação dos trabalhos realizados. Além disso, são compartilhadas dicas para que o próprio artista ou profissional possa se autodescrever e fotografar utilizando recursos disponíveis.

 

Advertisement

Fred apresenta os tipos de portfólio e dá dicas do que mostrar e de como organizar o material. São dicas que atendem portfólios de várias modalidades artísticas, com maior amplitude na economia criativa, como as artes da cena, música, audiovisual e artes visuais. 

 

“Para alguns, um site ou um livreto impresso é essencial para apresentar com profundidade a pesquisa e trajetória envolvida. No entanto, em qualquer situação, um PDF bem estruturado se destaca como o melhor cartão de visita para o artista ao se comunicar com seu público e potenciais apoiadores, sejam eles clientes, colaboradores, investidores ou outros que estejam interessados em adquirir a ideia ou projeto”, argumenta o artista.

Leia Também:  ALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso

 

Além dos cursos gravados e disponibilizados na plataforma online, há a possibilidade de contratação de serviço de consultoria individual. O serviço personalizado, mais flexível do que as outras opções, é contratado por hora, podendo responder de forma direta ao objetivo de quem busca informações sobre criatividade, experimentação e organização de trabalhos artísticos.

Advertisement

 

Complementando as gravações dos cursos online, ebooks e a consultoria, a plataforma Fotos & Afetos traz ainda uma loja de fotografias fine-arts para colecionismo ou decoração. Na loja, é possível selecionar a fotografia desejada e o tamanho da impressão. O comprador recebe o material em casa.

 

O projeto Fotos & Afetos foi viabilizado através do edital Starter MT Criativo, elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel). O edital destinou R$ 2 milhões para impulsionar negócios criativos através da seleção de 40 projetos de criação e desenvolvimento de produtos ou serviços da economia criativa em Mato Grosso.

 

Advertisement

O Mato Grosso criativo é um programa que envolve ações de cinco secretarias de estado com o objetivo de criar incentivos para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense.  O programa investe em ações de capacitação, formação, fomento e empreendedorismo.

 

Confira os links disponíveis do cursos, consultoria e loja:

Link Fotos & Afetos: https://fredgustavos.com/fotos-afetos

Link Portfólio Criativo: http://www.fredgustavos.com/portfolio-criativo/

Link para contratação de consultoria: https://fredgustavos.com/consultorias

Link para galeria e loja on-line: https://fredgustavos.com/loja/

COMENTE ABAIXO:

ALMT

ALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso

Published

on

Iniciativas incluem nova câmara temática, propostas de samu e hospital indígena, além de programas de assistência para atender vulneráveis, como os warao em cuiabá.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está intensificando seu foco nas políticas públicas para os povos originários. Novas ações buscam garantir melhorias diretas na saúde e assistência social. Isso inclui a população indígena vulnerável na capital. A recente instalação de uma câmara setorial é o principal movimento.

2025 02 16, Cuiaba,MT:Albergue Municipal “Manoel Miráglia” e virou Casa Warao , indigena Warao. Foto: Rogerio Florentino/SUMAUMA

O contexto warao

 

As iniciativas buscam atender grupos em vulnerabilidade, como o povo Warao. Eles são originários da Venezuela, do Delta do Rio Orinoco. Conhecidos como o “povo da canoa”, são uma das etnias mais antigas do continente, com 8.000 anos de história. A sua organização social é fortemente matrilinear — as mulheres têm papel central nas decisões comunitárias — e a subsistência tradicional baseia-se na pesca, coleta e no artesanato de buriti.

2025 02 16, Cuiaba,MT:Albergue Municipal “Manoel Miráglia” e virou Casa Warao , indigena Warao fazendo artesanato. Foto: Rogerio Florentino/SUMAUMA

A vinda para o Brasil começou por volta de 2017, intensificando-se nos anos seguintes devido à crise social e econômica venezuelana, que impactou diretamente seus territórios. Em Cuiabá, os primeiros registros públicos do grupo ocorreram em janeiro de 2020, quando cerca de 20 pessoas foram localizadas próximas à rodoviária. Na ocasião, o grupo manifestou preferência por permanecer unido, temendo discriminação em abrigos compartilhados com migrantes não-indígenas.

Leia Também:  ALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso

 

O pontapé da saúde

 

Advertisement

É para essa realidade que as novas políticas estaduais tentam olhar. O movimento mais recente da ALMT ocorreu em setembro deste ano. A casa instalou oficialmente a Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena. A proposta foi liderada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB). A CST nasceu do Requerimento nº 384/2025 e foi formalizada em junho.

Ela funciona como um canal de diálogo direto. O objetivo é criar programas de melhorias no atendimento em saúde nos municípios. A estrutura beneficia todas as populações indígenas, incluindo os cerca de 300 Warao que vivem em Cuiabá.

2025 02 16, Cuiaba,MT:Albergue Municipal “Manoel Miráglia” e virou Casa Warao , indigenas Warao comendo. Foto: Rogerio Florentino/SUMAUMA

 

Compromissos na mesa

 

A instalação da câmara já trouxe resultados práticos. O deputado Max Russi anunciou compromissos importantes. Ele levará ao Colégio de Líderes uma proposta vital: a destinação de percentuais das emendas parlamentares impositivas da saúde pública para atender especificamente a população indígena que reside no estado.

Leia Também:  ALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso

Mas não para por aí. A ALMT também articula a implantação do SAMU Indígena no estado. Além disso, estuda a criação de um Hospital Indígena. Este hospital ficaria dentro do Hospital Universitário Júlio Müller. São projetos que podem mudar o jogo do atendimento.

Advertisement

 

Diálogo e parceria

 

A CST já está trabalhando. A primeira reunião ordinária ocorreu em julho de 2025. Os dados mostraram a dimensão do desafio: Cuiabá sozinha tem quase 10 mil indígenas. A reunião reforçou a necessidade de institucionalizar a escuta das lideranças indígenas no debate sobre políticas de saúde, considerando características particulares como medicina tradicional, alimentação cultural, barreiras linguísticas e vulnerabilidade social.

Paralelamente, a ALMT fortalece laços com as prefeituras. Em maio, Max Russi se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. A pauta foi a articulação de investimentos na saúde municipal. A gestão da Assembleia mostrou disposição total para colaborar nas demandas sociais da capital.

2025 02 16, Cuiaba,MT:Albergue Municipal “Manoel Miráglia” e virou Casa Warao , indigenas Warao. Foto: Rogerio Florentino/SUMAUMA

 

Assistência social como base

 

Advertisement

A atuação da ALMT não se limita à saúde recente. Em 2023, o deputado Max Russi já havia proposto uma ação de impacto. Ele foi o autor da proposta que criou o “Ser Indígena”.

Este benefício é um braço do programa estadual Ser Família. O programa leva auxílio financeiro direto. O foco são as comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso. Esse perfil inclui a comunidade Warao.

2025 02 16, Cuiaba,MT:Albergue Municipal “Manoel Miráglia” e virou Casa Warao , indigenas Warao comendo. Foto: Rogerio Florentino/SUMAUMA

As iniciativas da ALMT, da criação do “Ser Indígena” à nova CST da Saúde, desenham um esforço contínuo. A Assembleia busca estruturar o apoio estadual. O foco é responder às necessidades complexas dos povos originários.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA